Eu prefiro um conjunto RAM, CPU, IO, Sistema Operacional que sejam mais focados, eficientes e com performance.
Meu antigo laptop tinha um CPU Dual core e 8Gb de RAM funcionava 90% de vídeos em 720p.
Meu computador, o Samsung Galaxy Tab S5e tem CPU Octa core e 4Gb de RAM e roda vídeo em Quad HD (acima do Full HD, ou 1080p)
Mas meu computador não funciona Tomb Raiders, Euro e American Trucks Simulators, Ace Online, Trackmania Stadium. Então eu precisaria de um conjunto específico para isso, Windows como Sistema Operacional. E se eu preferisse jogar Fatal Frame do Wii, Super Mario do Switch, Grand Turismo 7 e The Last of Us do Playstation? Eu iria precisar de outros tipos de conjuntos de, RAM, CPU, IO, Sistemas Operacionais, diferentes, os consoles.
Na minha opinião, RAM é como se fossem automóveis (Motos, Carros, Caminhonetes, Carretas, etc…).
Vai de acordo com a necessidade e perfil de cada usuário.
Por exemplo:
1 - Um automóvel com espaço para 16 pessoas. Manutenção e combustível deste automóvel será mais cara.
Transportamos 3 pessoas por dia, seria necessario eu ter este tipo de automóvel?
2 - Mas vamos supor um veículo com espaço para 4 pessoas.
Transportamos 10 pessoas por dia. Neste caso teriamos de fazer 3 viagens. Manutenção e combustível seriam 3x mais. Não seria melhor trocarmos o veículo para o de 16 lugares?
3 - Desta vez temos uma Carreta para carregar toneladas de mercadorias e transportamos 10 pessoas.
Podemos transportar 10 pessoas dentro desta carreta? Poder podemos, mas não tem segurança e é contras as leis.
As respostas que eu penso para todos os casos:
1 - Podemos ter o tal automóvel mas tenhamos em mente que os gastos poderão serem maiores. 64Gb de RAM
2 - Talvez poderia ser uma economia boba ter um veículo mais barato para fazer 3 viagens. O transporte terá 3x mais de tempo para concluir, 3x mais manutenções e gasto com combustível. 2Gb de RAM
3 - Por que teriamos de usar uma Carreta para transportar pessoas? Muitos Tbs de RAM ECC DDR5 etc…
Concluindo, claro que podemos ter mais do que iremos usar. Eu já fui assim muito entusiasta antes, aprendi bastante mas, também gastei bastante $$$ com tecnologias. Hoje eu sou mais controlado e cauteloso.
Mas eu penso o seguinte: o mundo precisa de tudo, se não fossem entusiastas, quem iriam testar novas tecnologias? Talvez a tecnologia poderia estar passos atrás nos dias de hoje.