É coerência visual que você quer? Então toma!

Consegui customizar o meu KDE Plasma de tal forma que todos os “tipos de aplicações” tenham o mesmo tema, atingindo assim uma visual mais uniforme. O tema é o Breeze Dark.

Para isso tive que fazer algumas coisas:

1. Trocar o tema QT:

Selecionando o tema Dark disponível no próprio Plasma, já irão mudar tanto apps QT nativos quanto Flatpak.

2. Mudar o botão de fechar (X) do tema Breeze Dark de apps GTK nativos.
    Isso porque o botão fechar do tema original é uma bola branca com (X) preto, que é diferente do QT atualmente:Captura de tela_2019-12-27_21-58-49
    Eu usei esse arquivo que mesmo fiz, você deve colocá-lo em /usr/share/themes/Breeze-Dark/assets/.

3. Instalar o tema Breeze Dark para Flatpak
    Execute o comando flatpak install org.gtk.Gtk3theme.Breeze-Dark (pode ser necessário executar como sudo).

4. Mudar o botão de fechar (X) do tema Breeze Dark de apps GTK em flatpak.
    É quase a mesma coisa com os apps nativos.
    Aqui eu usei esses 4 arquivos que mesmo fiz, você deve colocá-los na pasta de runtimes do Flatpak, essa pasta pode variar dependendo se a sua instalação de flatpaks é como --system ou --user. Normalmente, distros que já vem com suporte ao Flatpak são --system.

Para --system coloque-os em /var/lib/flatpak/runtime/org.gtk.Gtk3theme.Breeze-Dark/x86_64/3.22/active/files/assets/

ou

Para --usercoloque-os em /home/nomedeusuario/.local/share/flatpak/runtime/org.gtk.Gtk3theme.Breeze-Dark/x86_64/3.22/active/files/assets/

1. Definir o tema GTK do Flatpak.
  • Usando o Flatseal, selecione o app GTK que deseja e vá até a seção Enviroment->Variables e defina como GTK_THEME=Breeze-Dark. Você terá que definir essa variável individualmente em cada app.

• Também é possível mudar individualmente usando o comando flatpak override --env=GTK_THEME=Breeze-Dark nome.do.app

• Você também pode definir para todos os apps de uma só vez usando o comando flatpak override --env=GTK_THEME=Breeze-Dark (pode ser necessário executar como sudo).

• Também dá para mudar para todos alterando o arquivo global que fica em /var/lib/flatpak/overrides/ para instalação --system ou /home/kevin/.local/share/flatpak/overrides/ para instalação --user). O arquivo deve ficar assim:

Bem, é isso, espero que tenham curtido! Lembrando que esse tutorial só vale para Breeze Dark, e, caso queira para o Breeze, você deverá criar os arquivos do botão fechar (X) para tal e colocar apenas Breeze ao invés de Breeze-Dark nos comandos citados.
Deve ser possível reproduzir isso em qualquer distro com KDE Plasma com versões mais recentes como KDE Neon ou Manjaro KDE. Vlw :wink:

18 curtidas

Ficou bem legal essa personalização!

Gostaria de replicar aqui, mas não tenho como logar no google, teria como hostear no github ou em outro lugar?

2 curtidas

Quando quero copiar um arquivo de uma VM para meu desktop e não tem como ser na área de transferência, uso esse site Ufile

São 5 arquivos que estão divididos nos 2 links, pegue-os aqui.

Ainda não tenho conta no GitHub, outra hora eu crio. Vlw

3 curtidas

Obrigado!

Ficou bem legal a maneira que o gtk ficou, vou tentar replicar aqui.

2 curtidas

Corrigi o 2º link, não é preciso mais de conta do Google.

1 curtida

@kevinlucasilva, muito obrigado! Parabéns pela iniciativa!

4 curtidas

Ficou realmente bem legal, acho que você foi o mais longe que poderia, parabéns! :slight_smile:

Infelizmente coesão visual entre apps GNOME e KDE nunca será 100% por conta da forma com que o design dos apps são feitos, dentro do próprio KDE Plasma, nem todos os apps seguem os mesmos conceitos, mas do jeito que você fez, ficou bem agradável mesmo! :smiley:

Obrigado por compartilhar :vulcan_salute:

10 curtidas