Por curiosidade: quanto seu sistema gasta de memória?

Esse é um ponto interessante, conheço gente que mantém o computador ligado 24/7 (e não é servidor, é pessoal mesmo). Ter um sistema que saiba gerenciar memória e processos por dias e que não congele é um desafio.

1 curtida

openSUSE:

Arch:

Debian:

Fedora:

KDE Neon:

PCLinuxOS:

Mageia:

Slackware:

Void:

Manjaro:

MX Linux:

  1. Todos com KDE

  2. +/- 11 minutos após o boot, sem abrir nenhum aplicativo

  3. Sem abrir Terminal. – O Conky quase não consome Memória RAM.

  4. Os únicos números confiáveis – mesmo cálculo em todas as distros – são “Total - Available” e “free” (do lado direito).

  5. Esses números (do lado direito) são atualizados a cada 10 segundos, portanto não são influenciados pela captura de tela (gnome-screenshot).

  6. Esses números incluem 2 widgets: – Weather e Moon phase – que devem “consumir” uns 40 ~ 60 MiB.

Um modo de executar o comando free (ou qualquer outro), sem abrir o Terminal, é alternar para um console virtual, por exemplo, tty2 (CTRL+Alt+F2). – Isso não provoca nenhum aumento no uso de Memória RAM (ao contrário do Terminal)… mas fica sem captura de tela. Aí, só apelando pra foto de celular.

Eu me importava mais, quando tinha só 4 GB de Memória RAM. – Porém, sempre usando KDE. – O que realmente “consome” Memória são os navegadores (uso Chromium, Chrome), o LibreOffice, o Gimp… em suma, os aplicativos ditos “pesados”, além do acúmulo de outros mais “leves”, como Dolphin, Kate, Konsole, Gwenview etc.

Uma vez, fiz esse teste no antigo PC, com 4 GB RAM…

 Uptime        Mem      Swap      Free   EasyFree    |    Mem (no_buffers = false)

1st day   2,66 GiB    70 MiB   289 MiB   1,19 GiB    |   3,56
3rd day   2,34 GiB   394 MiB   283 MiB   1,50 GiB    |   3,56
4th day   2,73 GiB   363 MiB   230 MiB   1,12 GiB    |   3,62

… sem desligar o computador durante 4 dias de trabalho intenso, – abrindo e fechando uma ou mais janelas / abas do Dolphin, Chromium, KDiff3, LibreOffice, Gwenview, Kate / KWrite, Gimp, Konsole, KSysguard, KDE System settings, KRuler / ScreenRuler etc. – Claro que eu não abria tudo ao mesmo tempo, mas também não ficava fechando um para abrir outro.

Isso foi em Janeiro 2019, KDE Neon. – Números do Conky, que nesse tempo usava o mesmo cálculo do htop – e ambos, ainda não tinham mudado.

O que eu sempre fiz, para economizar Memória RAM – e continuo fazendo até hoje:

  1. Desativar ou remover o PIM. – Nunca abro KMail, KOrganizer etc.

  2. Desativar a “Pesquisa de arquivo” (baloo_file)

  3. Desativar ou remover a “lojinha”, a verificação de atualizações, as atualizações automáticas etc.: Plasma-Discover, PackageKit, unattended-upgrades. (Só no KDE Neon mantenho o PackageKit, mas sem nenhum agendamento).

  4. Também desativo vários “efeitos” do desktop KDE, mas isso não tem grande efeito no uso de Memória RAM.

2 curtidas

Só de você ter iniciados todos os sistemas que usa e tirado o print já vale o like hahaha

Mas, e o Void, ein? 372mb, muito Impressionante!

Engraçado que quando usava Windows não tinha essa preocupação, na época era outra máquina que também tinha 4GB e sempre consumindo acima de 800 mb (Windows 7 Ultimate; Windows 8 e 8.1 eram 1,1-1,3; e o Windows 10 é 1,5 fácil).

No meu caso, que uso um Samsung Flash, enquanto o Windows 10 roda super bem, o Gnome apresenta lentidões.
Há algum tempo eu atualizei esse notebook para o Windows 11, e embora ele não tenha ficado lento, o desempenho piorou em relação ao Windows 10. Sendo assim, resolvi testar novamente distros linux.
Primeiro fui de Pop!_OS, infelizmente o desempenho foi uma lástima (e olha que sempre desativo todas as animações, seja no Gnome ou no Windows).
Depois, já ciente que com o Gnome não tem condições, testei o Zorin Lite e o Mint XFCE; ambos são de fato muito leves, mas o XFCE me incomoda bastante na parte estética, principalmente as bordas das janelas e falta de polimento padrão em basicamente tudo na interface.
Eu sei que são coisas possíveis de contornar, mas eu realmente não tenho disposição para ficar modificando o sistema.
Por fim, retornei ao Windows 10 e o desempenho é, como eu já havia testado, bem superior ao Gnome.

1 curtida

Fiz isso na Terça-feira, depois que incluí Processes, Threads e Packages no Conky, ha ha

Com 11 distros, vai mais de 2 horas – mas é bom pra sair um pouco do computador… Inicia uma distro, vai lavar os pratos, volta 10 minutos depois… Inicia outra, vai dar banho no cachorro… Às vezes é bom, pra variar!

O último Windows que tive foi o XP. Quando encerrou o suporte, agilizei a mudança definitiva, que já estava demorando. Fazia dualboot desde 2007, e não desenrolava.

Em 2015, comecei a ter problemas com vídeos no Youtube, excesso de anúncios piscando nos portais etc. Agilizei o que faltava, e deletei o Windows.

O hardware era de 2008, só 4 GB RAM, tive que descobrir um jeito de contornar esses problemas no Linux: compositor XRender, desativar aceleração de hardware no Chromium, desativar o excesso de “efeitos de desktop”, bloquear anúncios etc. – Continuei trabalhando nele até Janeiro 2020.

1 curtida

Parece talvez faltou testar o Plasma…é a DE do “momento” pelas novidades e por ser usada no Steam Deck, além de estar quase tão leve quanto o XFCE (em alguns casos) e ter uma melhor coerência visual.

1 curtida

Qual DE está usando?

1 curtida

MATE Desktop 1.24.1

1 curtida


Fedora KDE com mais de 5 anos nas costas.

3 curtidas

Manjaro KDE. Está com Latte Dock e mais algumas coisinhas pesando.

P.S.: isso faz sentido apenas por curiosidade mesmo. Um sistema usar mais ou menos RAM que outro não indica, necessariamente, maior eficiência e/ou responsividade.

2 curtidas

1 curtida

BTW/Arch e seus milagres

Só pra complementar:
Instalei usando o pacote GDM, então é uma instalação bem mínima, tendo 8 programas do GNOME (além de 2 extensões, GameMode e TrayIcons)

1 curtida

Arch Linux, com uma instalação bem minima do Gnome(mas com suporte a impressora, bluetooth e a extensão gsconnect), 429 MB ao ligar.

2 curtidas

Um Gnome usando 326 mb WTF isso que é enxugar o bicho… esse é o Arch e seu minimalismo.

Também é ridículo de pouco. Por isso que não saio mais do Arch.

1 curtida

Confesso que fiquei na dúvida em qual escolher. Se eu fosse responder com minhas palavras:

1 - Não meu importo: Porque, como eu disse, eu prefiro mais o conjunto, se a RAM está a 8Gb mas eu estou usando processos que consomem isso, como games, então eu não me importaria.

Mas se o sistema está idle, parado, ou executando poucas tarefas e o consumo de RAM estiver alto daí eu responderia:

2 - Me importo: Porque algo está errado, pode ser desde software com problemas, até invasões, ataques hackers etc…

Então eu votei na 1, analisando o cenário ideal tanto de funcionamento dos dispositivos quanto os meus cuidados para com eles mas, apartir do momento que conectamos com a internet, este cenário ideal já pode entrar em riscos. Afinal de contas, quantas pessoas “boas e ruins” existem na internet…

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas

Para ter um valor real da memória, acredito que para se ter um valor real o procedimento adequado então seja:

  • Ao completar o início de sessão, Entrar em Alt+F1 e consultar com free

Isso vai evitar de exibir o emulador gráfico de terminal (que cada um tem lá seus recursos e diferenças - e cada um tem um uso de memória) e usa o TTY1 que é mais comum pra se ter um resultado comparativo mais adequado.
Ai depois pode-se tirar um print do htop pra ver realmente quantos processos estão usando a memória/processador.

Afinal uns tem o samba e o gvfs instalado, outros não, como exemplo.

Pra ser mais justo.

1 curtida

A pergunta acabou passando batido, mas não, não me importo com o uso do sistema, geralmente eu apenas me importo quando estou trabalhando com modelagem e Big Data, onde eu busco usar a maior quantidade de RAM possível capaz de acelerar o meu trabalho.

1 curtida

Ainda existe isso? Vocês se importam com consumo de boot gelado isso em 2022? O importante mesmo é como essa memória está sendo utilizada, não dá muito diferença de 80 dias para um dia de uso, se eu derrubasse o chrome com 10 abas e o packagekit ia dar na mesma em ambos os caso, memória no boot não é parâmetro para nenhuma medição.

2 curtidas

Com tanto de computadores “legados”, reaproveitados, e fazendo diferença na vida de muita gente, é para a gente se importar, não?

Para que vamos pegar um computador com 2 Gb de RAM DDR3 (e HD de 5.400 rpm para o swap…) e submetê-lo a um sistema que, de cara, consome metade ou mais dessa RAM, muito por conta de efeitos visuais e “penduricalhos”?

3 curtidas