Boa tarde, Galera.
Tenho um Dell G15 2024 com as seguintes configurações: I5 de 12ª geração - 12500H (sem vídeo integrado), são 16Gb de memória RAM DDR5 5600Mhz, uma placa de vídeo GeForce RTX 3050 e 256Gb de SSD NVME M2.
Recentemente migrei do Windows 11 para o Pop Os. Porém o computador está travando muito, às vezes quando hiberna ele simplesmente não volta até eu reiniciar. Quando ligo ele fica em uma tela cinza por mais de 5 minutos e não aparece a tela para eu digitar a senha, às vezes tenho que reiniciar para poder logar no computador. Alguém pode me ajudar?
Quando usei Windows não teve problema. Cheguei a rodar um programa bem pesado e nunca tive problema de reiniciar ou travar.
Verdade, a Dell não ajuda nem um pouco a gente com esse notebook. No caso do amigo do tópico, o modelo dele é um pouco diferente do meu, já que o dele é o Intel 12th e o meu é o 13th. Pelo menos no meu modelo, é o problema com os kernels mais novos, o que solucionou o problema foi não usar wayland, e travar o Kernel na versão 6.6, no outro tópico eu explico como fazer isso.
Bom dia galera.
Eu descobri anos atrás que foi polêmica em muitos fórum de informática que grandes empresas que vendiam PCs/Notebook limitavam a bios de seus equipamentos para não aceitarem novos sistemas e hardwares como memória ram e cpu. Se o PC vinha com o windows7 o usuário ficaria preso só nesse sistema pois a bios não permitia a troca do sistema por outro a menos é claro que você atualizasse a bios. A P*****VO era pioneira nesse ramo, se o PC que tinha 2GB de ram instalado e um slot vazio para caber mais 2GB naquele slot seria o mesmo que nada pois aquele slot não funciona devido alterações da empresa que bloqueava acesso a upgrade.
Obrigado, @brunot.
Baixei a iso e fiz os passos do link que deixou para o reddit. Vou monitorar aqui e dou um retorno. Muito obrigado por toda ajuda galera.