Pop! Os 22.04 travando a todo tempo

Boa tarde, Galera.
Tenho um Dell G15 2024 com as seguintes configurações: I5 de 12ª geração - 12500H (sem vídeo integrado), são 16Gb de memória RAM DDR5 5600Mhz, uma placa de vídeo GeForce RTX 3050 e 256Gb de SSD NVME M2.

Recentemente migrei do Windows 11 para o Pop Os. Porém o computador está travando muito, às vezes quando hiberna ele simplesmente não volta até eu reiniciar. Quando ligo ele fica em uma tela cinza por mais de 5 minutos e não aparece a tela para eu digitar a senha, às vezes tenho que reiniciar para poder logar no computador. Alguém pode me ajudar?

Quando usei Windows não teve problema. Cheguei a rodar um programa bem pesado e nunca tive problema de reiniciar ou travar.

1 curtida

Olá amigo! Dell G15 é o terror da galera Linux. Parece ser alguma incompatibilidade com algumas versões do kernel.

@brunot já sofreu bastante, dá um help!

3 curtidas

Verdade, a Dell não ajuda nem um pouco a gente com esse notebook. No caso do amigo do tópico, o modelo dele é um pouco diferente do meu, já que o dele é o Intel 12th e o meu é o 13th. Pelo menos no meu modelo, é o problema com os kernels mais novos, o que solucionou o problema foi não usar wayland, e travar o Kernel na versão 6.6, no outro tópico eu explico como fazer isso.

3 curtidas

Bom dia galera.
Eu descobri anos atrás que foi polêmica em muitos fórum de informática que grandes empresas que vendiam PCs/Notebook limitavam a bios de seus equipamentos para não aceitarem novos sistemas e hardwares como memória ram e cpu. Se o PC vinha com o windows7 o usuário ficaria preso só nesse sistema pois a bios não permitia a troca do sistema por outro a menos é claro que você atualizasse a bios. A P*****VO era pioneira nesse ramo, se o PC que tinha 2GB de ram instalado e um slot vazio para caber mais 2GB naquele slot seria o mesmo que nada pois aquele slot não funciona devido alterações da empresa que bloqueava acesso a upgrade.

2 curtidas

Fui verificar e o meu processador também é da 13° geração. Teria anexar o tópico para que eu tente replicar?

@HiordanFreire

1 curtida

Obrigado, @brunot.
Baixei a iso e fiz os passos do link que deixou para o reddit. Vou monitorar aqui e dou um retorno. Muito obrigado por toda ajuda galera.

3 curtidas