Eu instalei o Pop!_Os em uma máquina virtual e também em um notebook logo depois de assistir ao vídeo do Dio sobre o sistema. No vídeo, a função auto-tiling funcionava de maneira bastante razoável, sendo que aqui encontro vários problemas. As janelas não se organizam automaticamente, tem janelas que ficam por trás das outras, etc.
Outro problema ( ou característica) é que não encontro alguns softwares comuns na loja, como Calibre e Zotero.
Provavelmente outras pessoas tem os mesmos bugs, aqui eu não estou tendo esses bugs mas lembre-se que a 20.04 disponível no momento é uma beta e é normal ter bugs o que você pode faze é reporta eles e espera sai a 20.04 LTS e torce pra eles terem corrigido os bugs.
não se pode esquecer é que a ISO ainda é um beta e a extensão criada para essa funcionalidade também então ainda é cedo para questionar isso, eu acho o pop bem superior ao ubuntu em varias coisas provavelmente venha corrigido.
Está fazendo todas atualizações? Aqui encontrei tanto o calibre quanto o zotero mas a instalação que tenho no Desktop não utilizei a imagem da LTS para instalar, foi feita uma atualização do 19.10.
Uma coisinha que eu não gostei no Pop_OS! é que eu tinha trocado os temas do gnome-shell, gtk e ícones e ao atualizar ele voltou tudo para o padrão, não respeitando minhas configurações, se alguém mais puder observar isto depois me diga.
Você modificou pelo tweaks e depois acessou as configurações do gnome? Porque isso acontece comigo também, mas já vinha do Pop 19, conforme comentei em um outro tópico:
Então é o mesmo caso que antes eu observava, se modificar no tweaks e depois acessar as configurações pelo painel do gnome ele assume a configuração e ignora o que foi feito pelo tweaks. Depois de um tempo nem ligava mais e deixava como o sistema queria haha mas acabei mudando para o Fedora.
Minha distro de uso diário é o fedora rawhide, e ela não modifica isso, com exceção das configurações que faço no GDM e shell que estão diretamente em /usr que são modificadas no upgrade, o que está em meu $HOME fica intacto, meus temas e ícones e extensões não são modificados.
Parece algo somente no Pop mesmo, pois agora o Ubuntu tbm possui modificação de interface dark e light, mas não assume a do gnome menu passando por cima da do tweaks.
Mesmo removendo o pop-shell em uma atualização foi reinstalado tudo novamente, talvez para a interface não quebrar, hoje mesmo eu tive uns 3 travamentos somente por abrir o gnome-tweaks, travamento grave sem a oportunidade de acessar o modo texto.
A loja é muito funcional e bem melhor que a gnome software o tema de icones ao meu gosto é bem melhor também. outra coisa e que me decepcionou foi que sai do meu Arch KDE para testar o ubuntu 2004 e durante a instalção do VScode em snap pelo terminal pois pela loja não instalava pq precisava do argumento --classic o gnome shell travou e tive que reiniciar o note.
Eu fiquei com muita vontade de testar o Pop OS depois do último vídeo do Dio, mas quando vi que vai sair uma nova versão LTS (justamente a 20.04) eu decidi esperar um pouco. Parece bem promissor. Segundo vi no Reddit, a nova versão sai nesta quinta-feira (30/04).
Aproveitando o tópico sobre os bugs e me perdoem sem ser novato no Gnome, vamos lá. Estou testando o Pop!_OS na VBox e duas coisas me chamaram a atenção e não consegui contornar:
1 - O Firefox, mesmo marcando para não exibir a barra de título, tem exibido mesmo assim, ocasionando a duplicação dos controles de janela (minimizar, maximizar/restaurar), ativados pelo Tweaks.
2 - Todas as janelas abrem ‘restauradas’ e ao centro, haveria como modificar o comportamento para abrirem sempre maximizadas?
Fiz o teste com o FF flatpak e ocorreu o mesmo, a barra duplica. Estranho que no Ubuntu não ocorre.
Não testei outros compositores, é somente uma instalação padrão em VM para testes.
Vou ficar no aguardo da versão final (deverá sair ainda hoje) e testar novamente.