Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito

Pessoal, já tive minhas fases de customizar tudo no sistema (na época ainda no WinXP), mas há uns bons anos tenho preferido os temas padrões, alterando apenas a posição e tamanho dos elementos. Meu SO primário é o Mint Cinnamon, mas durante esses dias eu estive testando o Ubuntu 20.04 com Gnome, e nesse processo comecei a gostar de algumas coisas do Gnome que por padrão são diferentes no Cinnamon. Por isso decidi tentar “emulá-las” usando apenas as extensões que já vêm instaladas no Mint. Como achei o resultado interessante, decidi colocar as fotos aqui para talvez servir de inspiração para alguém.

Certa vez vi o Dio comentando em de seus vídeos que o menu na esquerda em um monitor muito largo causava a perda do foco, e que no Gnome isso não acontecia. Eu até concordo, então o menu agora ficou no meio. Coloquei o “Menu” para que o botão ficasse mais largo e fácil de clicar com o mouse. Não é perfeito pois os elementos no menu ficam alinhados para esquerda, mas resolve o problema.

Na parte da esquerda, usei a extensão “Escala” (o ícone com os quadrados), para abrir a visão global das janelas abertas na área de trabalho ativa (segunda foto). Achei melhor do que ativar o canto da tela, pois isso é bem irritante quando ativado sem querer. Do lado estão os ícones da extensão “Lista de janelas agrupadas”. Bem simples.

Na parte da direita só reposicionei os itens, adicionei espaçadores para destacar o calendário, e adicionei a extensão “Modo Expo” para mostrar todas as áreas de trabalho. O ícone de som eu sempre deixei no canto pois fica muito fácil para acessar.

A altura do painel está no mínimo (20px), o tamanho simbólico dos ícones está em 16px e configurei para escalar de forma otimizada os ícones de todas as partes do painel.

Eu tentei adicionar um painel lateral que se esconde automaticamente, mas isso não funciona muito bem no Cinnamon pois não tem o recurso de “pressão do toque”, que faz com que o painel não seja exibido em toques leves do mouse. Isso faz com que o painel aparecesse toda vez que o mouse encostava na lateral da tela, o que é bem chato.

Então fica a dica, e qualquer crítica é bem vinda!

16 curtidas