PhotoGIMP 2020: O GIMP para quem vem do Photoshop

@Rodrigo_Chile, blz?

Vou marcar o @Diolinux, @Dio, porque acho que é do interesse deles também.

De fato, tem uma coisa estranha aí. No blog diolinux.com.br, está descrito o seguinte:

Em tese, seria apenas isto, mas quando fui checar para lhe responder, observei que as estruturas das pastas são diferentes.

Abaixo é o que temos na pasta do patch que baixei do Github:

image

E isto aqui é o que eu tenho dentro da pasta da minha instalação via *.deb (via APT):

A título de comparação, a versão Flatpak que tenho instalada, tem esta estrutura aqui, coerente com o patch:

image

Não sei se fazer exatamente como está descrito no blog ou no Github, copiar o conteúdo da pasta .var que está no patch diretamente para ~/.config/GIMP/2.10/, vai dar certo. Como as pastas são bem diferentes, é melhor o pessoal do projeto responder.


Rodrigo, particularmente, eu instalei o Gnome Software (ou apenas Software), usando a própria Ubuntu Software:

Veja que a fonte é ubuntu-focal-main (não é snapcraft.io) e você pode incluir a opção de suporte a Flatpak:

Eu prefiro usar flatpak (você filtra a fonte no canto superior direito da loja) porque eles sempre estão mais atualizados que os snaps ou debs do repositório. GIMP, por exemplo, na Flathub já está na versão 2.10.20, enquanto que as demais, ainda estão na 2.10.18 e houve algumas mudanças interessantes nesta versão.


Abraço!

2 curtidas

Então a recomendação é instalar Gimp e patch via Flatpak? E as atualizações, faz via Terminal mesmo, já que o atualizador do Ubuntu só pega os Snaps e os .deb?

@Rodrigo_Chile,

Eu costumo usar e indicar flatpak porque eles acompanham a última versão, de quase tudo, muito de perto.
Se você instalar a Gnome Software, e ativar a extensão Flatpak, ela mesma atualiza os Flatpaks (aparece na aba Updates). Só não se confunda com a Ubuntu Software, que não faz isso, mas tem a interface quase idêntica. E sim, você pode atualizar pelo terminal se quiser ($flatpak update).
Então, instale o GIMP via flatpak, abra o programa pelo menos uma vez para criar as pastas/arquivos, baixe o patch, descompacte e copie as pastas ocultas para a sua home. Indique “Merge/Mesclar” quando solicitado.

Exatamente

Acho que o final ao invés de “GIMP versus Photoshop” deve ser mudado para vantagens do GIMP para o Photoshop, esse versus deu impressão que iria compara os dois mas não foi isso que aconteceu.

A minha Gnome Software é bugadíssima - oh, novidade!
Mas eu todo dia mando os snap refresh e flakpak update de costume

@Terci, não deu certo… instalei o Flatpak, descompactei o patch e copiei as três pastas ocultas na /home, ele sobreescreveu um monte mas permanece com cara de Gimp

Uma razão é que como tinha a versão em .deb, ele pode ter ido pra pasta que tinha as coisas dele, a .gimp-2.8

Chegou a mudar o ícone, mas só

@Rodrigo_Chile, vendo as imagens, pode ser que o problema seja com o idioma do aplicativo. O patch está em inglês e o idioma do seu GIMP em espanhol. Ele pode estar ignorando os arquivos de configuração do patch.
Tenta trocar o idioma do GIMP para inglês e reiniciar. Ou reinstale o GIMP (flatpak) novamente, mas em inglês.

Não acho que seja porque você tem junto a versão em snap. Eu tinha três versões, Flatpak, Snap e .deb instaladas, pois estava fazendo testes com o plugin resynthesizer, e instalei o patch somente para o Flatpak e funcionou.

1 curtida

Tá, mais tarde tentarei, agora estou escravo da Adobe e aprisionado nos domínios do Tio Guilherme Portas…

Vou realmente precisar de um passo a passo nisso, já que pra mim tá bem complicado resolver o que deveria ser simples… hehehehe

Bom @Terci, vamos lá… primeiro, desinstalei todas as versões do Gimp que tinha na máquina (.deb ou flatpak, snap nunca instalei). Agora vc diz em instalar novamente o flatpak, mas no Flathub não me dá opção de idioma (ele apenas tem um botão pra instalar ou o comando do Terminal, que é o que normalmente uso). Aí surge a primeira dúvida: devo mudar o idioma na interface do Gimp?
Tenho uma segunda dúvida, antes de prosseguir: na loja da Gnome tem o Photogimp em Snap, mas não o Gimp. E se eu instalar esse direto, sem o Gimp, o que ocorrerá?
Ah, ainda surgiu uma loucura: mesmo com os Gimp’s desinstalados, o ícone do Photogimp ficou lá…

Resolvendo essas dúvidas, vamos ver como continuar… :smile:

@Rodrigo_Chile, Hummm… meu sistema está em inglês, acho que a loja reconhece o idioma do sistema e instala direto com base nisto? Não tenho certeza. Não encontrei nenhum lugar onde pudesse alterar as preferências de idioma que não fosse a idioma geral do sistema.
Tente no GIMP ir em Editar > Preferencias > Interface > Idioma e mude para English [en_US]. Reinicie o GIMP, veja se mudou mesmo para Inglês e depois disto faça a aplicação do patch.

Este PhotoGIMP que está em snap é uma versão mais antiga. Não use este, ok?

1 curtida

Aí, editei o post acima, colocando um link de outra maluquice que rolou, dá uma olhada!

Bom, lá vou eu reinstalar o Gimp em Flatpak. Na loja ele reconhece o idioma do sistema, no caso castelhano

@Rodrigo_Chile, o ícone órfão é porque uma das pastas do patch (.icons) tem um arquivo de imagem PNG do ícone, que é o que deve estar aparecendo, já que ele fica como resíduo quando você desinstala o aplicativo. Há também alguns arquivos .desktop que vão acabar sobrando. Você teria que apagar manualmente, seguindo, na home, o mesmo caminho que está na pasta do patch descompactada.
Isto ocorre porque o sistema não elimina coisas que você mesmo tenha colocado à mais, que é o caso.

1 curtida

@Rodrigo_Chile,

Se ainda assim não der certo, tenta instalar o flatpak via terminal:

flatpak install https://flathub.org/repo/appstream/org.gimp.GIMP.flatpakref

Pode ser que por causa do idioma dos sistema, continue em espanhol. Se for o caso, provável, tente trocar na Menu de Preferências, reiniciar, fechar e aplicar o patch…

A instalação pela loja correu normal. Aí mudei o idioma do Gimp e reabri, estava em inglês. Daí copiei as três pastas ocultas para a minha /home. Só que não funcionou, continua como antes. A alteração que deu é a que já tinha ocorrido, quando busco Gimp aparece o ícone e o nome PhotoGimp:


Mas o Gimp continua igual:

@Rodrigo_Chile,

Ok. Vamos ser radicais… vai até ~/.var/app (na sua home) e apague a pasta or.gimp.GIMP inteira.

Depois, tente abrir o programa novamente. Se der problema, instale novamente. Isto á para garantir que não haja resíduos dentro dela que estejam interferindo.

Por fim, aplique o patch…