PhotoGIMP 2020: O GIMP para quem vem do Photoshop

Ainda nada… pra não deletar, movi a pasta pra outra qq, reabri o Gimp (no menu, Photogimp - :stuck_out_tongue: ), ele foi. Aí colei as 3 pastas ocultas na /home. Reabri e tudo na mesma… hahahaha

1 curtida

@Rodrigo_Chile,

Uma informação interessante: a maioria das configurações que comandam a interface, teclas de atalho, etc, estão nestes arquivos com final rc, dentro desta pasta aqui, na sua home:

~/.var/app/org.gimp.GIMP/config/GIMP/2.10

Compare com os arquivos de mesmo nome no patch:

PhotoGIMP-master/.var/app/org.gimp.GIMP/config/GIMP/2.10

Exemplos:

gimprc = suas preferências salvas
sessionrc = posição das janelas (toolboxes)
menurc = keyboard shortcuts

Você pode abrir estes arquivos como texto.

Numa comparação rápida, me parecem rigorosamente os mesmos… mesmo tamanho e data

Abrindo o sessionrc pelo Pluma, o conteúdo dos dois parece o mesmo

O que acontece se abrir o GIMP pelo terminal?

flatpak run org.gimp.GIMP//stable

Mais uma coisa interessante: com o Gimp aberto, numa abinha lá em cima na direita (document history), aparecem uma série de PNG’s com a indicação de que não existem no diretório… olha aí (não consegui fazer a caixa de mensagem aparecer no print):

Fui fechar e deu uma mensagem de que estaria rodando em segundo plano e se eu queria forçar o fechamento… tentei printar mas o Gnome deu pau e reiniciou, aí não rolou print… e finalmente fechou, me parece… não tem nada nos processos do sistema… vou tentar abrir pelo Terminal pra ver o que acontece

Pelo terminal ele dá por falta de umas paradas…

Tenta isto aqui:

sudo apt install libcanberra-gtk-module libcanberra-gtk3-module

Ou:

sudo apt-get install --reinstall libcanberra-gtk-module

Parecem estar faltando alguns módulos relacionados ao GTK, por alguma razão…

Deve ser pq quando saí do MATE, instalei o Gnome puro e não o Ubuntu-desktop, mas como instalei umas paradas, aparece aqui e rodo o OS nele… experimentei dar sudo apt install ubuntu-desktop pra ver se resolve. Coisas que acontecem ao não se fazer uma nova instalação limpa… hehehehe

Ah, é bem provável ser a fonte do problema. A falta de alguns módulos do GTK e, algumas vezes, versões do Python, podem ocasionar estes tipos de erros…

Bom, a maioria das coisas que eles fizeram via patch, você vai conseguir ajustar manualmente e via painel de preferências. É só que vai gastar um tempo razoável nisto.

1 curtida

Bom, eu meio que desisto… tentei reinstalar as libs e nada… ainda dão por falta… então vou deixar o patch para uma instalação limpa no futuro. E o Photogimp, pra mim, ainda será apenas um ícone bonitim pro Gimp em Flatpak. Mas valeu pela atenção!!

@Rodrigo_Chile,

É uma pena não ter dado certo. Mas, como eu disse, dá pra fazer no braço… mas nada que mudar sua vida também…

Abraço!

1 curtida

Aguarde pelo PhotoMP que eu estou desenvolvendo, se você curtiu o PhotoGIMP talvez curta esse, que será um superset do PhotoGIMP em AppImage

2 curtidas

Aguardo sim! E vamos ver se esse funciona melhor pra mim do que esse patch que não deu muito certo… :wink:

Se quiser me colocar como testador Beta, levando em conta minha curiosidade e meu pouco conhecimento (o que pode ser útil naquela filosofia “até uma criança consegue operar”), tô à disposição!

@Natanael.755, bom saber que haverá mais opções! Aguardo ansioso!

Não sei se você fará a compatibilização de teclas de atalho com o Photoshop. Se sim, por favor, dê uma repassada porque algumas coisas no PhotoGIMP não estão batendo ou estão faltando.

Eu encontrei este guia aqui, para quem possa interessar: Default keyboard shortcuts in Adobe Photoshop

Uma coisa que confunde um pouco, por exemplo, é que alguns recursos como o Warp do GIMP têm uma janela modal própria no Photoshop, neste caso, Liquify Filter. Dentro desta janela, a tecla de atalho para a ação de warp é W, mas fora, acessa a Magic Wand que é muito utilizada (no GIMP o equivalente é a a Fuzzy Select).

Se precisar de beta tester, eu também estou disposto!

Abraço!

1 curtida

Passando para avisar que após a troca de distro, apliquei o Patch e funcionou!

Você apagou a pasta GIMP do appdata? isso influencia na hora de adicionar o patch, caso tenha uma instalação anterior que não tenha sido totalmente apagada.

1 curtida

opa, alguem pra me salvar? fiz todo o procedimento mas no fim o patch não é aplicado… altera o nome e icone, mas abrindo não muda nada…