Ainda nada… pra não deletar, movi a pasta pra outra qq, reabri o Gimp (no menu, Photogimp -
), ele foi. Aí colei as 3 pastas ocultas na /home. Reabri e tudo na mesma… hahahaha
Uma informação interessante: a maioria das configurações que comandam a interface, teclas de atalho, etc, estão nestes arquivos com final rc, dentro desta pasta aqui, na sua home:
~/.var/app/org.gimp.GIMP/config/GIMP/2.10
Compare com os arquivos de mesmo nome no patch:
PhotoGIMP-master/.var/app/org.gimp.GIMP/config/GIMP/2.10
Exemplos:
gimprc = suas preferências salvas
sessionrc = posição das janelas (toolboxes)
menurc = keyboard shortcuts
Você pode abrir estes arquivos como texto.
O que acontece se abrir o GIMP pelo terminal?
flatpak run org.gimp.GIMP//stable
Mais uma coisa interessante: com o Gimp aberto, numa abinha lá em cima na direita (document history), aparecem uma série de PNG’s com a indicação de que não existem no diretório… olha aí (não consegui fazer a caixa de mensagem aparecer no print):
Fui fechar e deu uma mensagem de que estaria rodando em segundo plano e se eu queria forçar o fechamento… tentei printar mas o Gnome deu pau e reiniciou, aí não rolou print… e finalmente fechou, me parece… não tem nada nos processos do sistema… vou tentar abrir pelo Terminal pra ver o que acontece
Tenta isto aqui:
sudo apt install libcanberra-gtk-module libcanberra-gtk3-module
Ou:
sudo apt-get install --reinstall libcanberra-gtk-module
Parecem estar faltando alguns módulos relacionados ao GTK, por alguma razão…
Deve ser pq quando saí do MATE, instalei o Gnome puro e não o Ubuntu-desktop, mas como instalei umas paradas, aparece aqui e rodo o OS nele… experimentei dar sudo apt install ubuntu-desktop pra ver se resolve. Coisas que acontecem ao não se fazer uma nova instalação limpa… hehehehe
Ah, é bem provável ser a fonte do problema. A falta de alguns módulos do GTK e, algumas vezes, versões do Python, podem ocasionar estes tipos de erros…
Bom, a maioria das coisas que eles fizeram via patch, você vai conseguir ajustar manualmente e via painel de preferências. É só que vai gastar um tempo razoável nisto.
Bom, eu meio que desisto… tentei reinstalar as libs e nada… ainda dão por falta… então vou deixar o patch para uma instalação limpa no futuro. E o Photogimp, pra mim, ainda será apenas um ícone bonitim pro Gimp em Flatpak. Mas valeu pela atenção!!
É uma pena não ter dado certo. Mas, como eu disse, dá pra fazer no braço… mas nada que mudar sua vida também…
Abraço!
Aguarde pelo PhotoMP que eu estou desenvolvendo, se você curtiu o PhotoGIMP talvez curta esse, que será um superset do PhotoGIMP em AppImage
Aguardo sim! E vamos ver se esse funciona melhor pra mim do que esse patch que não deu muito certo… 
Se quiser me colocar como testador Beta, levando em conta minha curiosidade e meu pouco conhecimento (o que pode ser útil naquela filosofia “até uma criança consegue operar”), tô à disposição!
@Natanael.755, bom saber que haverá mais opções! Aguardo ansioso!
Não sei se você fará a compatibilização de teclas de atalho com o Photoshop. Se sim, por favor, dê uma repassada porque algumas coisas no PhotoGIMP não estão batendo ou estão faltando.
Eu encontrei este guia aqui, para quem possa interessar: Default keyboard shortcuts in Adobe Photoshop
Uma coisa que confunde um pouco, por exemplo, é que alguns recursos como o Warp do GIMP têm uma janela modal própria no Photoshop, neste caso, Liquify Filter. Dentro desta janela, a tecla de atalho para a ação de warp é W, mas fora, acessa a Magic Wand que é muito utilizada (no GIMP o equivalente é a a Fuzzy Select).
Se precisar de beta tester, eu também estou disposto!
Abraço!
Você apagou a pasta GIMP do appdata? isso influencia na hora de adicionar o patch, caso tenha uma instalação anterior que não tenha sido totalmente apagada.