ORACLE, RHEL8, ROCKY LINUX, OSUSE LEAP como OS Final

Eu não sou usuário de Fedora, mas acredito que sim.

:vulcan_salute:

será que esse pop!os vai ter esse problema? nunca testei essa distro.

ouvir falar que o deppin apesar de ser baseado no debian. ele possui um reconhecimento bom de hardwares proprietários.

meu note nem é tão novo, 2018, pra ter esse problema de reconhecimento. até o Linux mint tbm da esses problemas.

o curioso é que no manjaro e fedora esses problemas de reconhecimento de hardware e PCI não acontecem. mas manjaro não é pra mim.

Você pode gravar um pendrive e testar sem instalar na máquina, para ver como o sistema se comporta.

O Debian trabalha muito bem com hardware proprietário, desde que você ative os repositórios “non-free”, aqui em minha máquina de trabalho estou usando Debian SID e tudo funciona 100%.

É comum as distros se comportarem de forma diferente, mas em termos de detecção de hardware, qualquer distro moderna deve ter práticamente a mesma qualidade de detecção.

:vulcan_salute:

1 curtida

De antemão adianto que o openSUSE dá de usar, tanto quanto Workstation (Leap e Tumbleweed), quanto server (recomendo mais o Leap por ser lançamento anual, não RR). Talvez você tenha se confundido com o Suse Linux Enteprise, não? O SLE também possue uma versão voltada a workstation/desktop, mas é paga, e o foco também não é o usuário comum, apesar de ser possível usar. Existem distros baseadas no openSUSE que facilitam mais ainda o uso para quem táa chegando agora e/ou quer uma curva de aprendizado melhor, sendo elas:

3 curtidas

eu não usei as palavras certas.
workstation quis me referir a uso final doméstico, usuário final.

tipo Linux mint, manjaro… mas estável sem tanta atualização e interferência do usuário.

quero instalar e esquecer. mal ligo o note!

se eu pudesse ficava com o Windows 7 nele. mas não vem ao caso

Bom… Existe o Solus, uma distribuição que é de base independente, é rolling release e amigável (especialmente na versão Budgie e MATE) . A única coisa que um usuário final precisará fazer nele, a meu ver, é configurar o java_home com um link simbólico, mas isso já foi abordado neste tópico.
Outro “ajuste”, mas isso é bem pessoal, é de retirar o time out do grub, fazendo com que ele apareça somente ao apertar shift ou Crtl, deixando assim o boot mais rápido.

.“O Debian trabalha muito bem com hardware proprietário, desde que você ative os repositórios “non-free”, aqui em minha máquina de trabalho estou usando Debian SID e tudo funciona 100%”

é mesmo eu habilitando os non-free e até mesmo instalando o DVD completo não oficial do debian que contém repositórios de drive proprietários o erro de PCI bus e realtek persiste.

E estes erros estão afetando seu uso diário do computador? Se quiser fazer mais um teste com o Debian, sugiro abrir um tópico detalhando estes erros. Talvez consigamos achar uma forma de corrigi-los.

:vulcan_salute:

1 curtida

esse solus é uma distro independente igual ao Clear Linux OS da Intel?

não sei se tenho inteligência suficiente pra apostar em distro independentes. eu ainda nem domino apt e o dnf.

o note liga normalmente, funciona tudo!

mas as mensagens de erro enche o saco. e se tem mensagem de erro é pq algo tá errado.

A única coisa que eu consegui fazer através da ajuda da comunidade foi mascarar as mensagens editando o grub.

Sim, o criador original do Solus participou da criação do Clear Linux.

Tem praticamente tudo nos repositórios do Solus e, o que não tiver, pode instalar via flatpak ou snap (que já vem habilitado por padrão). A “loja” dele também é agradável.

– Uso básico do eopkg (gerenciador de pacotes da distro):

  • sudo eopkg up → atualiza os pacotes. Equivalente ao sudo apt update && sudo apt full-upgrade);

  • sudo eopkg in nomeDoPrograma → instala um programa via terminal (que tenha nos repositórios oficiais), similiar ao sudo apt install nomeDoPrograma ;

  • sudo eopkg clean → equivale ao sudo apt autoclean ;

  • sudo eopkg rmo → “equivale” ao sudo apt autoremove

Bonus: instalar as fontes da ms para o LibreOffice (ou a suite office de escolha) → How to install Microsoft TrueType Fonts in Solus

E detalhe, só tem update uma vez por semana, que é quando os criadores fazem o merge/sync (não sei qual seria o termo mais adequado a esse caso) dos pacotes unstable para o stable.

1 curtida

eu baixei aqui o RHEL8 vou por no note e seja oq Deus quiser!

se der errado eu tento o opensuse q nunca usei porém muita gente fala dessa distro.

Não leve a mal, mas o RHEL não é nem um pouco agradável para usar no desktop, openSUSE tem uma curva de aprendizado que, já que você prefere uma distro que é só instalar e usar, não recomendo. O instalador dele é intimidador, mas longe de ser difícil.

achei interessante esse solus.

o Clear Linux eu até gostei. mas aconteceu um problema e eu não consegui resolver e voltei pro Windows chorando.

O Clear Linux tá cada vez mais sendo “jogado” para área de servidores, apesar de ainda ser possível usar no desktop. O Solus foi criado e mantido para usar no dia a dia, não em âmbitos enteprise. Só um adendo: após finalizar a instalação, talvez ele não de boot de primeira, então recomendo entrar na Bios e colocar o Solus em primeiro lugar, caso não apareça, coloque o disco que você instalou em primeiro plano que dá certo também :vulcan_salute:

eu vou instalar o RHEL8 e vou dar um feedback aqui!

a última vez que eu tentei instalar o Clear Linux OS drives de rede Wi-Fi nem sinal de vida!

Gostei do Clear, bem rápido, mas não o usaria para trabalho no dia a dia, pelo menos por enquanto.
@Subaru, o Clear deve ser instalado com a rede por cabo, e depois habilitar o WI-FI. Apesar de que vi algumas pessoas reclamando da configuração do WI-FI dele, e não instalei WI-FI, então não sei.

1 curtida

eu instalei no note e usar Internet so foi possível por cabo o Wi-Fi não teve maracutaia nenhuma que resolva o problema. fora que achei quase nada de ajuda no Google quase ninguém usa.

mas o Clear Linux tbm achei bem rápido e o gnome preto dele é lindo muito bem feito nível do fedora que pra mim tem o gnome mais bonito

putz! instalei o RHEL8 aqui no note.

A instalação é igual a do fedora, é modo gráfico tbm, o instalador é o mesmo porém não tem como testar antes. é ja partir pra instalação.

é o Fedora 33 tudo igual apenas muda o logo do F pelo chapéu vermelho.

Pros:

  • o gnome é tão bonito quanto do fedora tudo igual.
  • depois de instalado nem tem atualização, fiz uma busca e constou que não precisava. É isso que eu gosto!
  • não teve bugs, o hardware do note reconheceu tudo. não recebi nenhuma mensagem de erro!
  • tem todos os apps básico pro dia dia Firefox, libreoffice e e-mail. vídeo e play de música.

Contras:

  • lento pra cacet*, boot, abri arquivos e programas demora. me incomodou bastante tudo que vc abre demora!
  • apesar do RHEL8 tbm ter uma gnome-software. ela não tem quase nada só os programas instalados e fontes pra instalar.
  • os repositórios do gnome-software do RHEL8 é todo direcionado a aplicação de servidores. instalar um simples aplicativo como criador de ISO Fedora Wiriter não tem. Fui tentar instalar por fora através do terminal pelo dnf nao dá.
  • não consegui habilitar a instalação de programas como flatpak e nem do rpm por fora. tbm nem consegui encontrar ajuda pra isso.

cheguei a conclusão que vou desinstalar o RHEL8. ao meu ver a extrema estabilidade dele não compensa a lentidão de uso pro dia dia. e outra se um dia eu precisar instalar algo fora dos repositórios do RHEL não vou conseguir. isso me incomodou.