ORACLE, RHEL8, ROCKY LINUX, OSUSE LEAP como OS Final

O Clear Linux tá cada vez mais sendo “jogado” para área de servidores, apesar de ainda ser possível usar no desktop. O Solus foi criado e mantido para usar no dia a dia, não em âmbitos enteprise. Só um adendo: após finalizar a instalação, talvez ele não de boot de primeira, então recomendo entrar na Bios e colocar o Solus em primeiro lugar, caso não apareça, coloque o disco que você instalou em primeiro plano que dá certo também :vulcan_salute:

eu vou instalar o RHEL8 e vou dar um feedback aqui!

a última vez que eu tentei instalar o Clear Linux OS drives de rede Wi-Fi nem sinal de vida!

Gostei do Clear, bem rápido, mas não o usaria para trabalho no dia a dia, pelo menos por enquanto.
@Subaru, o Clear deve ser instalado com a rede por cabo, e depois habilitar o WI-FI. Apesar de que vi algumas pessoas reclamando da configuração do WI-FI dele, e não instalei WI-FI, então não sei.

1 curtida

eu instalei no note e usar Internet so foi possível por cabo o Wi-Fi não teve maracutaia nenhuma que resolva o problema. fora que achei quase nada de ajuda no Google quase ninguém usa.

mas o Clear Linux tbm achei bem rápido e o gnome preto dele é lindo muito bem feito nível do fedora que pra mim tem o gnome mais bonito

putz! instalei o RHEL8 aqui no note.

A instalação é igual a do fedora, é modo gráfico tbm, o instalador é o mesmo porém não tem como testar antes. é ja partir pra instalação.

é o Fedora 33 tudo igual apenas muda o logo do F pelo chapéu vermelho.

Pros:

  • o gnome é tão bonito quanto do fedora tudo igual.
  • depois de instalado nem tem atualização, fiz uma busca e constou que não precisava. É isso que eu gosto!
  • não teve bugs, o hardware do note reconheceu tudo. não recebi nenhuma mensagem de erro!
  • tem todos os apps básico pro dia dia Firefox, libreoffice e e-mail. vídeo e play de música.

Contras:

  • lento pra cacet*, boot, abri arquivos e programas demora. me incomodou bastante tudo que vc abre demora!
  • apesar do RHEL8 tbm ter uma gnome-software. ela não tem quase nada só os programas instalados e fontes pra instalar.
  • os repositórios do gnome-software do RHEL8 é todo direcionado a aplicação de servidores. instalar um simples aplicativo como criador de ISO Fedora Wiriter não tem. Fui tentar instalar por fora através do terminal pelo dnf nao dá.
  • não consegui habilitar a instalação de programas como flatpak e nem do rpm por fora. tbm nem consegui encontrar ajuda pra isso.

cheguei a conclusão que vou desinstalar o RHEL8. ao meu ver a extrema estabilidade dele não compensa a lentidão de uso pro dia dia. e outra se um dia eu precisar instalar algo fora dos repositórios do RHEL não vou conseguir. isso me incomodou.

eu nem vou me aventurar nas outras; Rocky Linux, Oracle e CentoOS Stream. pq acho que vai ser igual ao RHEL8.

vou tentar a Solus como disseram ser boa.
tbm vou tentar novamente o Debian quando o 11 virar estável, acho que em setembro. Vai que agora no 11 ele reconheça meu hardware.

e eu estou me sentindo um idiota por ter desinstalado o Fedora 40 pq eu vi em algum lugar que ele era OS DEV. fui mexer no que tava quieto!

Não é o OpenSUSE Leap 15.3 que está com os mesmos binários do SUSE empresarial? Isso não atenderia o @Subaru quanto à estabilidade pronunciada que ele procura? O OpenSUSE Leap 15.3 é tão “não se mexe em time que está ganhando” que seu kernel nem 5.4 é.

2 curtidas

A lentidão do RHEL8 vem do Gnome 3.32, precisa de um bom processador para empurrá-lo, eu tbm instalai ele em um notebook por curiosidade e ficou um pouco lento (nível ubuntu 18.04), o mesmo acontece com o ORACLE Linux. Em uma MV no meu PC ambos voam.

Eu também apostaria no openSUSE Leap caso não queira sistema da base do Debian.

2 curtidas

não sei pq eu nunca testei o opensuse e olha que sempre vejo indicações dele. falam de um tal de yast que é o santo graal do Linux. kkkk

acho que é por causa do meu preconceito do logo ser um lagarto e carregar SUSE no nome, e ter a cor verde como definição. tenho pavor de cor verde! kkkk

então, se não fosse essa lentidão e dificuldade de instalar coisas por fora. o RHEL me satisfaria muito bem.
achei ele um OS sólido mesmo ficando com ele menos de 24h no PC. kkkk já desinstalei.

mas acredito que lentidão seja por causa do meu HD. o processador nem demandou muito o uso do meu i3 7gen.

eu tenho que tomar vergonha na cara e instalar um ssd nesse note, pq esse meu HD é uma tartaruga!

então eu instalei aqui agora o Ubuntu 20.04 lts e o erro de PCI bus e realtek não apareceu como das outras vezes que instalei.

agora não sei se foi pq eu desativei a TPM 2.0, SECURE BOOT. E INSTALEI EM MODO MBR NO HD E NÃO UFEI GPT COMO NAS OUTRAS VEZES.

mas não achei estável, logo depois de instalar o Ubuntu 20.04. 2lts já tive que instalar várias atualizações mesmo tendo instalado ele com Internet e baixando os non-free durante a instalação, fora que pede pra reiniciar toda vez que atualiza. não achei nada bom parece o Windows 10. não vou conseguir ficar muito tempo com ele.
realmente não sei pq babam tanto o ovo do Ubuntu hoje em dia ele tá igual o Windows, cheio de atualizações e interferência do usuário.

É um acronimo para Gesellschaft f|r Software und Systementwicklung mbH, ou traduzindo do alemão “Empresa de Desenvolvimento de Software e Sistemas” (ninguem gostaria de falar aquele “palavrão”).

Sabe que tem como mudar, né? A versão com KDE Plasma (considerada o carro chefe) é extremamente personalizavel:

Se quiser cometer a heresia de deixar que nem o Windows 10, ou até mesmo o 11, tá ai.

O YaST é outro acronimo, dessa vez para Yet another Setup Tool, tradução livre: “Mais uma ferramenta de configuração”

O software management praticamente deixa qualquer loja ou interface gráfica para gerenciar pacotes no chinelo.

Não acho que seria o caso. Ele diz querer uma distribuição que seja só instalar e ser feliz. A que chega mais perto disso, além de ser bastante estável, é o Solus .

2 curtidas

Erro nosso esnobe de não ter perguntado se você estava com o Secure Boot ativo… Apesar do Ubuntu dar suporte, é sempre uma boa desativar essa praga. Se teu disco for até 2tb, GPT não se faz necessário, Master Boot Record é velhinho mas quebra o galho. Recomendo usar o Pop!_OS por causa da treta com a snapd que é uma loja horrorosamente lerda, fora que é baseado no Ubuntu.

oxi migra pro Linux pra deixar igual Windows!?kkk
eu não gosto do kde justamente por ser igual ao Windows, apesar do kde ser super fluido porém gosto do gnome apesar de seus a pesares! kkk

vou ter que tentar esse SUSE.

De fato, o Solus é “instalar e ser feliz”. Um rolling release que pega leve nas atualizações, equilibrando o oferecimento de software em dia com garantia de estabilidade suficiente. (Se, na live, eu não tivesse constatado um chato problema de tela piscando intermitentemente, eu o teria posto em meu notebook.)

Mas, ainda que o OpenSUSE Leap requeira um trabalhinho de pós-instalação e configuração, depois desses passos ele é “rock solid” que nem o Debian Estável, não?

2 curtidas

eu nem lembro onde eu vi isso.
mas tentei e foi. desativei tudo e instalei em mbr mesmo. e não senti diferença nenhuma de desempenho em comparação com secure boot uefi.

falam que em secure boot e gpt o desempenho é mais rápido. pra mim tá igual

SDA tá grave nesse dai hshshshshs. Vai por mim, teu perfil de usuário não vale a pena perder tempo testando openSUSE. Já começa que não tem modo live na ISO principal, instalador dele não é tão didático quanto um kalamares (o usado no Manjaro por exemplo) e você ainda precisa baixar codecs para rodar vídeos com DRM (que é só usar o YaST ou copiar e colar os comandos da wiki.
Em fim, vida longa e próspera :vulcan_salute:

1 curtida

Não posso opinar sobre o Debian a fundo pois nunca instalei o “paizão”, só o BusenLabs. Documentação do Debian tem horrores em português, para o openSUSE é pouco em nossa língua Tupiniquim. Apesar que a wiki, fórum oficial e o r/opensuse são mais do que o suficiente.

2 curtidas

eu ate me garanto fazer uma configuração inicial se o suse precisar e uma instalação mais hardcore.

eu só não manjo esse negócio de particionar, habilitar repertórios via terminal. até conseguiria mas não queria ter o trabalho.

eu nem sei acessar pastas via terminal