JAVA_HOME Solus como configurar?

[RESOLVIDO]

Estou me aventurando no Solus com meu laptop, como eu estudo Java, preciso do path configurado manualmente nesta distro, visto que a própria documentação dela diz que não é configurado automaticamente o caminho do JAVA_HOME e eu estou com dificuldades para setar sem querer quebrar o sistema :sweat_smile:
Alguém saberia me instruir?
Grato desde já!

https://getsol.us/articles/software/java/en/#running-java-applications

1 curtida

Tem mais de uma maneira de fazer isso, e a mais simples que eu conheço é colocar a linha JAVA_HOME=/caminho/pro/jdk no /etc/environment, e reiniciar.

Tem várias soluções listadas na página, na verdade, uma inclusive que nem envolve a variável JAVA_PATH (symlink do java):

sudo ln -sf /caminho/pro/jdk/bin/java -t /usr/bin/
3 curtidas

Se eu entendi o que você fez, nem chegou perto de quebrar o sistema (inclusive, a alteração vai ser desfeita quando você fechar o terminal).

1 curtida

Percebi kkkkk Tô configurando agora novamente e aplicando da forma que você instruiu para ver se fica safe.

Dá para tornar o que você fez permanente colocando os comandos no .bashrc, assim eles rodam a cada vez que você abre o terminal (apesar de não se aplicar a programas abertos pelo menu e etc. – aí a solução com /etc/environment ou link simbólico vale).

Correção pois sou chato: o SolusOS morreu, o Solus (sem o OS) é seu sucessor.

1 curtida

Deu bom. Muitíssimo obrigado, Carlos. Cada dia mais aprendendo com você e suas postagens de excelência no fórum :smiley:

Só mais um detalhe: o javac não tá funcionando. Tenho que configurar algo a mais para usar o devel?
E sim, instalei o pacote openjdk-11-devel também

Eu não sei muito bem da configuração do Solus, mas pelo que eu entendo, basta fazer isso:

ln -s /caminho/pro/jdk/bin/* -t /usr/bin/

(note que não tem -f – vamos ter um pouco de segurança e não sobrescrever arquivos que existem).

1 curtida

Deu um “erro” aqui dizendo que o arquivo já existe… Bom, eu devo ser a “zika” do Solus mesmo :v
De qualquer forma, agradeço pela ajuda, meu bom

Se disser que java já existe, é normal, nós já criamos. Ele ainda vai tentar criar os outros arquivos. Agora, se ele disse que os arquivos que nós achávamos que faltavam já existem…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.