São equivalentes?
Quais os primeiros passos pós instalação no tocante as atualizações de repositórios e sistema?
Considerando que eu vá instalar o opensuse leap.
Sim e não. O YaST software management seria equivalente ao Synaptic, porém o YaST como um todo é um canivente suíço que abrange desde configurações de Firewall até AppArmor. @ewertonurias @frc_kde e @ryu_ketsueki vocês são mais letrados do que eu quanto o assunto, estou a uns meses sem usar o openSUSE. Ah, uma recomendação: se você for um usuário iniciante, openSUSE não é a distro para seu perfil. Recomendo a leitura → O que é o openSUSE? Tudo o que você precisa saber
Em parte sim, apesar de o YaST ter bem mais funcionalidades, ele também gerencia pacotes como o synaptic.
Um tutorial bem completo segue abaixo:
Não. – O YaST2 é uma “Central de Configurações”, com todas as ferramentas possíveis e imagináveis – inclusive um módulo (GUI) para gerenciamento de pacotes, outro para gerenciamento de repositórios etc.
Aqui, uma visão das seções do YaST2:
Aqui, uma visão rápida do gerenciador de pacotes – quando bloqueei (taboo) a reinstalação dos Games:
Quando cliquei com o botão direito do mouse em um pacote do GoogleEarth, o menu de contexto ofereceu para abrir com o YaST2 – e instalou:
Já o SynAPTic, é apenas uma GUI para o APT – e no PCLinuxOS, uma GUI para o APT-RPM:
O YaST é uma ferramenta excepcional para administração de sistemas. Compará-lo com o Synaptic é como comparar um volante com o carro inteiro. É claro que o carro vai ter o volante.
Agora sobre as funções de gerenciamento de pacotes, o YaST faz bem parecido, embora a GUI não seja exatamente a mesma. É possível gerenciar os pacotes (instalar/remover) normalmente, travá-los para não serem instalados/atualizados/removidos com uma atualização de sistema e também trocar de qual repositório ele vai ser instalado. Por exemplo, o VLC está tanto nos repositórios padrões do openSUSE como também no repositório Packman. É possível escolher de onde vai instalar pelo YaST, caso prefira um repositório sobre o outro.
E esse é um dos pontos mais interessantes/perigosos do openSUSE. Os repositórios também são gerenciados por meio do YaST e podem ser adicionados/removidos de acordo com as necessidades do usuário, incluindo os repositórios padrão. Esses podem receber prioridade sobre or sob os outros repositórios, o que pode tornar o sistema um pouco instável caso algum repositório de terceiros tenha pacotes bem ruins.
Mas existem muitos repositórios que são oficiais e semi-oficiais no openSUSE Software. Uma forma rápida de dar uma olhada neles quando precisar de alguma coisa, não é pelo YaST mas pelo OPI. Eu já falei um pouco sobre ele no Conheça o "AUR Helper" oficial do openSUSE. Algo que eu não expliquei bem naquele artigo, é a forma que o OPI categoriza os repositórios por cores. O repositório em VERDE é quase exclusivamente para o repositório openSUSE Factory, que expande bastante os repositórios padrão e com pacotes mais atualizados que os no repositório do Leap (e até do Tumbleweed). Em AZUL, são os repositórios semi-oficiais, que passam por um processo de organização e verificação antes de subir, então temos repositorios da Mozilla, do GNOME, do KDE e também repositórios categorizados, como Cloud, Games, Multimedia e coisas assim. Já os repositórios em VERMELHO são repositórios dos usuários, similar aos PPAs, COPR ou o AUR, então a qualidade desses pacotes não é garantida, nem mesmo o que tem de fato nesses pacotes. Vários deles possuem patches e modificações, algo que é aberto para todos verem no openSUSE Build Service, então não tem o perigo de instalar uma bomba se tiver tempo de olhar o que tem dentro.
O OPI opcionalmente também facilita a instalação de programas bem populares. A lista pode ser vista se executar o OPI sem nenhum parâmetro. Eu tenho um ritual de instalação com o openSUSE, mas geralmente envolve desativar os patterns que eu não preciso no YaST Software (ou colocar trava neles se necessário) e instalar codecs por meio do OPI, que faz isso logo após instalar o repositório Packman.
No demais, não há complicações. O openSUSE se torna bem ordinário assim que essas coisas são dominadas, então escolha seu desktop de preferência (Entre KDE Plasma, Gnome, XFCE e IceWM, embora outros existam em forma de patterns mas não durante a instalação de forma facilitada) e curta o openSUSE!