O quê vocês querem ver no Blog Diolinux?

E aí galera, tudo beleza?

Estava aqui pensando com os meus botões, e me surgiu a ideia de perguntar a vocês quais conteúdos vocês gostariam de ver no blog.

Para quem não sabe, juntamente com o @Dio, @raulcraveiro e @CanalOCaraDoTI2 eu sou um dos editores do blog Diolinux.

Antes de exercer essa função, frequentemente eu encontrava tutoriais e dicas internet afora que não estavam presentes no blog Diolinux, por isso a partir do momento em que passei a fazer parte da equipe comecei a transformar esse conteúdo em artigos, a fim de tornar o blog uma base de dados de conteúdo Linux ainda mais completa.

Dito isso, imagino que muitos de vocês também tenham ideias para conteúdos que não estão presentes no blog, e esse é o objetivo desse tópico. Gostaria que vocês dissessem quais conteúdos vocês gostariam de ver no blog. Podem ser tutoriais, reviews sobre softwares, soluções para problemas, dicas, etc. Sintam-se livres para dizer quais conteúdos vocês pensam que está faltando no blog Diolinux.

Peço que sejam o mais específico possível ao dar as suas dicas sobre esses conteúdos, quanto mais detalhes tivermos sobre o que vocês querem, melhor!

Sempre que possível vou acessar esse tópico para ver o que vocês estão pedindo, e na medida do possível irei criar conteúdos com base nas ideias de vocês aqui apresentadas.

É claro que publicar uma sugestão aqui não será uma garantia de que esta será atendida, ou de quando vai ser atendida, mas esse tópico certamente será um repositório de ideias para artigos criados por mim, e quem sabe também pelos outros membros da equipe.

Conto com o feedback de vocês!

:smiley:

17 curtidas

Ótima iniciativa! A melhor forma de estreitar o relacionamento com o público e conversando diretamente com ele.

Como sugestão, vejo que muitos sentem dificuldade ao instalar os drivers de vídeo nas máquinas e perguntam como podem usar os drivers disponíveis no PopOs, sendo assim, pode ser interessante uma abordagem de como adicionar.

Segue o link oficial:

5 curtidas

Uma matéria sobre o Gerenciador de Arquivos Index, vi o mesmo em vários vídeos do Plasma Mobile e achei muito interessante, ele é tanto compatível com a plataforma mobile, quanto desktop…

2 curtidas

Mais contéudo sobre Debian (stable,Testing,sid) tutoriais,dicas etc…já que o Debian é cru.

5 curtidas

Um dica pra matéria. Sei q já tem mais faz uma “reciclagem”, o que mais vejo o pessoal (principalmente novatos) é se enrolar todo pra fazer um dualboot não entendendo como funciona o particionamento, pra que serve a partição efi, onde instalar o grub e como setar a bios pra inicializar primeiro o linux do que o windows após a instalação. D e preferencia mostrando tmb de forma geral como desfazer o processo e tal.

3 curtidas

Apesar de ser direcionado ao sistema Linux, acho que seria interessante ter artigos sobre Windows, já que no próprio fórum tem uma área para Windows.

2 curtidas

como configurar um sistema, trocar tema e etc por um script .sh, deixando o sistema bem pronto msm

Melhor não kkkkk nenhum dos redatores entende a fundo de Windows, claro que se eles copiarem de MVPs da Microsoft seria boa… Mesmo assim não daria certo

Olá, sou novato nesse espaço e no mundo das distros Linux. Estou gostando do material encontrado por aqui, e minha dica seria a seguinte:
Talvez seja uma boa criar um material de base para diversas distribuições com um formato igual e com uma certa frequência. Explico melhor, digamos que escolham essa semana o Cent OS , daí criem um material do tipo: como efetuar dois tipos de instalação, como gerir atualizações e instalar programas, como gerenciar contas de usuário, rede, quais os problemas mais comuns e como resolvê-los.
Nada muito longo, esses foram dicas de assuntos que consigo imaginar agora, façam isso com um tipo de introdução genérica explicando termos mais comuns do Linux…
Como usuário novo vejo isso como um guia, se fosse semanal serial bom, se fosse mensal, mais completo, seria maravilhoso. Podem gerar enquetes para escolher qual SO seria o tema do mês. Pensem nisso.

6 curtidas

MVP de verdade e serio não um fanboy iludido igual Aurelio Baboo que de tão chato teve seu site encerrado porq atrapalhava demais a interação entre os usuários e não aceitava opiniões contrárias as dele.

3 curtidas

Uma seção sobre otimização de desempenho em diferentes distribuições.

4 curtidas

Como instalar corretamente as piores coisas do Linux: Drivers NVIDIA :cry:

1 curtida

@D3N1S Um artigo sobre o Index já está na nossa lista, assim que possível o testaremos, e caso valha a pena escreveremos sobre ele.

@anon96679446 Um artigo sobre particionamento manual já está na lista, e será feito assim que possível. Valeu pela dica!

@swatquest Também acho essa uma boa ideia. Como todos aqui já devem saber, o foco do Diolinux é Linux, e até onde sei, continuará sendo. Todavia, artigos esporádicos sobre temas relacionados a tecnologias (inclusive Windows) e não a Linux serão feitos!

@doretox Acredito que configurações de personalização e temas ficam muito melhor em vídeos, e já existem vários no canal Diolinux no You Tube sobre esse tema. Todavia, trazer artigos sobre novidades/modificações em temas populares me parece ser uma boa ideia.

@Nasatto A ideia de criar conteúdos sobre como gerir pacotes e atualizações em sistemas/bases diferentes é sim muito boa, inclusive já tem algum tempo que tenho pensado em criar esse tipo de conteúdo. Então, na medida do possível irei criar artigos sobre o assunto. Não sei quanto a ideia escolher uma distro por mes, ou por semana, mas a ideia de conteúdo é realmente boa.

@IBF Acho que não necessáriamente no formato de uma sessão ou categoria, mas artigos sobre isso são mesmo uma boa ideia. Você tem sugestões mais específicas sobre quais seriam algumas boas dicas de otimização de desempenho?

@Xinux26 Já temos um artigo bem completo sobre drivers Nvidia no Ubuntu, mas é mesmo uma ideia excelente criar mais artigos sobre tais drivers em outras bases que não sejam Debian/Ubuntu.

3 curtidas

Algumas modestas sugestões:

• Processos que podem ser desabilitados para diminuir o consumo de RAM (de acordo com cada distro);

• Melhores programas para aumentar o desempenho da bateria em notebooks (TLP, Slimbook Baterry 3 etc), e qual o mais indicado para cada distro;

• Melhores configurações para aumentar a velocidade (com e sem sacrifício de efeitos gráficos e demais “firulas” que já vêm habilitadas no sistema);

• O que não se deve fazer (ou instalar) quando o objetivo é aumentar a velocidade e leveza do sistema e reduzir o consumo de RAM;

• Trazer novas informações sobre programas antigamente utilizados com essa finalidade (tais como zRAM, Preload, Prelink etc.). Se ainda são úteis, ou não, e em quais circunstâncias ainda são indicados.

Penso o mesmo, eles podem explicar para que serve os serviços que iniciam e deixem de acordo com a vontade do usuário de desabilitar ou não.

Uso o mint e tem alguns óbvios como “mint welcome” que eu desabilito, agora tem uns não tão óbvios como o “AT-SPI D-Bus Bus” que pelo o que eu pesquisei é um serviço de acessibilidade e que portanto eu desativo.

mesagem copiada:Quais serviços do Ubuntu 19.10 posso desativar? - #9 by swatquest

Oi garoto,

vc pode desativar vários serviços no gnome, mas tem que saber se vai utilizar eles ou não…

No momento estou sem acesso ao gnome.
mas pelo

systemctl --user list-unit-files --state static

terá a opção de desativar os serviços que são carregados na sessão do usuário
serviços como

para desativar é só mascarar

systemctl --user mask serviço

fazendo uma pesquisa na internet são estes os serviços a princípio, pode ter mais …depois eu vejo
at-spi-dbus-bus.service
colord-session.service
gpg-agent.service
gsd-color.service
gsd-datetime.service
gsd-housekeeping.service
gsd-media-keys.service
gsd-power.service
gsd-sharing.service
tracker-extract.service
tracker-miner-fs.service
tracker-miner-rss.service
tracker-store.service
tracker-writeback.service
bluetooth.target
gsd-color.target
gsd-datetime.target
gsd-housekeeping.target
gsd-media-keys.target
gsd-power.target
gsd-sharing.target

quer saber o que fazem os serviços…
veja em

GitLab

plugins · master · GNOME / gnome-settings-daemon

at-spi-dbus-bus.service – Accessibility services bus

Me conte mais sobre isso, fiquei curioso o quanto vc sabe da qualificação de cada editor do blog !!!

3 curtidas

Detalhe que sempre ouço falar em MVP mas nunca tinha tentado entender o que se trata, pensava que era algo como MCP, MCSE, MCSA… mas MVP é basicamente alguém que é reconhecido por transmitir conhecimento, independentemente de nível, ou seja, posso ser reconhecido por ter um canal e falar sobre coisas basicas, não necessáriamente ter um conhecimento avançado na plataforma.

Fonte: Microsoft MVP Overview
Vídeo no Youtube falando sobre Como ser um MVP

Lembro que quando tirei as minhas certificações, me tornando MCSA (Microsoft Certified Systems Administrator), ficávamos disputando para ver quem chegaria a MCSE primeiro, pois era um título elevado na época.

Parece que agora engrandecem mais os títulos virtuais, quem influencia :roll_eyes:

5 curtidas

Pensei a mesma coisa viu kkkkk se for isso posso por como “certificado” as simulações q tenho da Cisco e da MS que fiz na faculdade kkkk

1 curtida