O quê vocês querem ver no Blog Diolinux?

Eu sou novo aqui e gostaria de mais informação de uma ferramenta em vídeo conferencia do linux bigbluebutton que não tem muito conteúdo em nosso idioma na parte de configuração

1 Curtida

O Blog foca muito em notícias do mundo Linux e tecnologias Open Source, o que é ótimo, mas acredito que deveria haver também mais tutorias, inclusive com uma aba específica para isso.

Tu quer dizer tutoriais não relacionados a Linux e Open Source?

Aliás, esse é um dos motivos pelos quais eu criei esse tópico. Você quer mais tutoriais, beleza, mas que tutoriais? Tutoriais sobre o quê exatamente?

É muito mais fácil entregar o conteúdo que as pessoas querem quando sabemos o quê as pessoas querem, por isso é importante que sejam mais específicos ao darem as suas sugestões. :slight_smile:

3 Curtidas

Um artigo especificando quais os principais Motores de Browsers de Internet e aonde eles estão presentes.

Um artigo ‘Um mundo chamado GRUB’, sobre quais as ferramentas e o que se pode fazer com esse motorzinho :sweat_smile:

Me refiro a tutoriais sobre Linux e Open Source mesmo.
Ex.: como instalar ou remover algum programa, fazer alguma configuração no sistema, como personalizar algo, resolver algum erro comum, primeiros passos no “Linux”, etc.
Isso com foco em quem está iniciando ou querendo iniciar no “Sistema”.
Sei que há uma enxurrada de tutoriais desse tipo pela Internet mas, para muitos que, assim como eu, vieram para o mundo Open Source através do Diolinux, seria bem mais fácil e CONFIÁVEL acharmos esse conteúdo dentro do próprio Blog.
Transmite mais segurança contar com uma equipe que dificilmente vai ensinar o novo usuário a sair instalando, desinstalando, configurando ou desconfigurando qualquer coisa que possa quebrar o sistema ou algo do tipo; o que pode causar até uma frustração ou mesmo o abandono do Linux, como ocorreu comigo várias vezes por seguir alguns desses tutoriais por aí.

1 Curtida

Ouvi dizer que o Dio vai criar o Blog Diowindows :joy: :joy:

Dicas de temas para as interfaces.

Sei que isso pode envolver um garimpo grande, mas as vezes há respostas dadas pelos participantes aqui, que poderiam ser criadas matérias para o blog sobre elas.

Um exemplo de tópico recente que acho que valeria a pena criar um artigo:
https://plus.diolinux.com.br/t/dica-conserto-virtualbox-6-com-temas-escuros/

3 Curtidas

Tutorial de personalização, n só de uma interface, mas das mais usadas
posta um por semana q rende mais

Algum material sobre Windows pelo menos noticias seria bom.

1 Curtida

sera ? kk
(20 carac)

Obviamente não é o foco, mas ocasionalmente trarei artigos relacionados a tecnologia que não estejam ligados diretamente, ou mesmo indiretamente a Linux. O quê inclui artigos sobre Windows. :slight_smile:

4 Curtidas

Acredito que tutoriais sobre personalização funcionem muito melhor, e fiquem muito mais dinâmicos em vídeo. Tu não acha?

E em vídeo tem muito conteúdo no Diolinux no YouTube, sobre várias interfaces diferentes, inclusive.

1 Curtida

queria ver mais sobre Linux mobile.

2 Curtidas

Faz sobre OpenHardware também

2 Curtidas

Olá @Jedi_Fonseca

Excelente iniciativa!

Sugestões: Gostaria de mais conteúdos sobre usabilidade do Wine e Lutris para leigos. No caso so Wine, principalmente, conteúdos sobre como proceder para criar um ambiente de instalação de um programa não listado, ou que tenha scripts pré definidos e validados para instalação.

Refiro-me a seguinte situação: Quero instalar o programa X, só que ele não consta na lista do Wine ou play on linux, etc. Não encontrei tutorial na internet. Como devo fazer para criar um ambiente (como saber as dependências do windows que fazem um programa funcionar, ou configurações do wine, etc) que ao menos favoreça a possibilidade deste novo programa funcionar? Enfim, ajudar os mais leigos a sair um pouco da mentalidade next-next-finish no wine e no linux, quando talvez, apenas instalar algumas dependências a mais de bibliotecas, poderia fazer o programa funcionar, pelo menos para testar se funciona 100% ou não.

Grato.

1 Curtida

É um vídeo maior e um pouco mais antigo, mas o Dio aborda exatamente isso, elem de mostrar aplicações listadas.

Gosto de uma frase que ele diz: - Vocês vão perceber que no final disso tudo, é mais importante que você entenda mais de Windows do que de Linux para usar playonlnux e wine.

Visto que necessita selecionar as dependências necessárias.

Vídeo:

1 Curtida

Eu gostaria de ver também no blog sobre MacOS e Sistemas operacionais Android, como o Android X86.