O quê vocês querem ver no Blog Diolinux?

Como diariamente temos pessoas que buscam uma resposta para: - Qual distro devo usar?

Existe um site que trata exatamente isso, com base em perguntas e resposta, traça um perfil e sugere as distros:

https://www.linuxdescomplicado.com.br/qual-distro-escolher/

Na mesma linha de raciocínio, porem em inglês, há o site:

https://librehunt.org/

image

Alem do maravilhoso site: https://distrotest.net/ que é possível testar centenas de distros diretamente pelo navegador.

Não sei se o pessoal conhece outros sites nesse estilo, mas acredito que uma matéria sobre viria a somar.

Materia na Forbes abordando o tema:

https://www.forbes.com/sites/jasonevangelho/2020/02/10/2-things-you-have-to-try-before-choosing-a-desktop-linux-os/#367b20063c55

6 curtidas

Merecia virar um tópico fixado :joy: :joy:

3 curtidas

Eventualmente o pessoal precisa de um pendrive com um sistema para corrigir alguma mudança feita no próprio sistema, sendo que precisaria do micro para criar o pendrive, tendo, muitas das vezes, que recorrer a outro micro; porem é possível criar um pendrive bootavel pelo celular e sem necessidade de root.

Cheguei a testar o EtchDroid

https://github.com/EtchDroid/EtchDroid

https://play.google.com/store/apps/details?id=eu.depau.etchdroid

É super simples e funcional:

Gravar imagem raw ou ISO:
Screenshot_2020-02-28-10-04-34-121_eu.depau.etchdroid

Lista de usbs disponíveis:
Screenshot_2020-02-28-10-05-04-391_eu.depau.etchdroid

Informações sobre método de gravação:
Screenshot_2020-02-28-10-05-10-884_eu.depau.etchdroid

Aviso sobre perda de dados, caso tenha algo importante no pendrive:
Screenshot_2020-02-28-10-05-18-625_eu.depau.etchdroid

Screenshot_2020-02-28-10-05-31-464_com.miui.home

Screenshot_2020-02-28-10-11-44-500_com.miui.home

Aviso de término:
Screenshot_2020-02-28-10-13-14-878_com.miui.home

IMG_20200228_102715

4 curtidas

Acabei pensando em mais uma coisa, que deverá gerar um trabalho danado mas se tornará uma grande referência.

Resumindo, tomando como base o Mint e ferramentas como o Stacer, é possível ver e desligar aplicações que iniciam com o sistema visando otimização. Como pessoas mais novas no mundo Linux não possuem ainda uma base do que fazer nesses casos, a ideia seria criar uma biblioteca de entradas que seriam seguras para desabilitar, as que seriam por opção do usuário, e as que não seriam seguras para desabilitar. Mais ou menos como funciona a biblioteca de startup do Bleeping Computer.

2 curtidas

O visual do blog mudou há alguns dias, tenho uma sugestão em cima desta mudança que se refere à matéria/artigo em destaque no topo do site. Na minha opinião ela deveria refletir a última publicação no blog mas esta há alguns dias com a mesma publicação " Veja as novidades da prévia do Android 11"
Como ao acessar pelo tamanho deste banner você não vê as publicações logo abaixo, fica a sensação que o site não esta sendo atualizado com novos conteúdos, o que não é a realidade.
Essa publicação do Android é do dia 22/02 e já temos publicações com a data de 03/03 mas se a pessoa não rolar a página não ira ver esta atualização.

2 curtidas

@jridel

Tua sugestão faz todo o sentido, todavia ainda tem detalhes por ajustar no blog após as recentes mudanças. Muitos detalhes, aliás. Haha

Eu não sou o responsável por essa parte, seria um assunto mais relacionado ao @raulcraveiro e ao próprio @Dio.

Mas concordo com as tuas ideias e vou passá-las para eles.

:metal:

1 curtida

eu gostaria bastante de scripts bash

@doretox Já tem vários artigos sobre isso, já viu?

Também fiquei pensando “como o cara mensurou isso?”

2 curtidas

sim e gosto mto e gostaria de ver mais

1 curtida

“Sistemas imutáveis” like silverblue, clearlinux, MicroOS/kubic, endless, Android, chromeOS, macOS…mostrar o conceito/tecnologias e como cada plataforma lida com este “paradigma” que é meio que o contrário das distribuições Linux tradicionais…

Clear Linux é o próximo sistema que vou testar após a minha série de artigos sobre o OpenSUSE (que está em pausa por falta de tempo). Endless deve vir logo após o Clear, e também pretendo abordar o Silverblue.

Ainda não tinha pensado em escrever sobre o ChromeOS, mas é uma boa ideia! Quando der vou instalar e testar e etc. Já macOS vai ser difícil eu trazer algum conteúdo sobre, simplesmente porque não tenho, nem nunca testei um dispositivo com o sistema. Só ouvi falar mesmo. haha

Se houver uma forma fácil de testar o macOS em hardware comum, é uma possibilidade.

Ta aí um bom ponto para abordar.

Valeu pelas dicas!

@doretox

Meus conhecimentos sobre shell script não são tão avançados, mas realmente tem algumas dicas que posso passar que ainda não estão presentes no blog. Vou escrever sobre isso assim que possível!

Valeu! :smiley:

1 curtida

Gostaria de sugerir um tutorial de instalação do gentoo com KDE-Plasma,por exemplo:Não vi no guia handbook do gentoo o comando “etc-update” o cara que me disse esse comando também se debateu bastante nessa parte,quero deixar bem claro que não consegui chegar ao fim do handbook do gentoo,além disso o gentoo dá problemas de dependências em alguns comandos,eu ainda não sai do comando #grub-install /dev/sda,sinceramente apanho mais do gentoo do que apanho na vida,risos.

1 curtida
1 curtida

O blog ta com um problema, estou tentando acessar mas ele faz um download de um pacote .zip

para mim seria cultivar o interesse em jogos e softwares para monitorar o hardware, alem de como atualizar driver + vulkan-tools e utils, testes como vkcube no terminal + mangohud da vida, tb demonstrar outros huds como o nativo do dxvk e o glxgears q ainda da para ser instalado e usado mesmo com driver proprietario.

Acabei de acessar aqui e esta normal.

Isso é algo que nós já estamos fazendo a bastante tempo, na verdade. Frequentemente temos artigos sobre jogos, Proton, Wine, DXVK, etc. Ocasionalmente temos benchmarks, e já tem um artigo falando sobre os HUDs de monitoramento de hardware em jogos (Vulkan Layer, DXVK HUD e GALLIUM HUD), e em breve teremos materiais sobre o mais recente MangoHud.

É uma possibilidade.

problema do gallium é n funfar em driver proprietario, apenas no nouveau
outro ponto é o esquema de energia, desativar ondemand via terminal e configurar o governor usando cpufrequtils ou indicator cpu freq que carrega com o sistema e pelo icone se seletiona o modo desempenho.