Quando comecei a usar Linux, algumas coisas me causavam estranheza e outras eu sentia muita falta, como programas como o Microsoft Office, Lightroom e outros programas que só tinham para Windows. No entanto, agora acredito que cheguei no meu melhor momento em relação ao uso de um sistema linux, tendo me adaptado à maioria das opções open source ou alternativas web. Porém…
Nem tudo são flores e ainda não consegui encontrar algumas alternativas. Um exemplo é o Evernote. Tentei muitas outras soluções, mas nenhuma ainda se aproximou das funcionalidades que essa aplicação possui. A “solução” tem sido usar a versão web que, infelizmente, não é tão completa e depende da internet. Sei que não é culpa da comunidade linux, mas que faz falta, faz. rs
Outra coisa que ainda me incomoda (mas não tanto quanto antes), é um certa falta de esmero nas distribuições. Pode parecer TOC, eu sei. Mas eu tenho a impressão que falar em design é quase um crime no mundo Linux. Na maioria das vezes, acho os ícones pouco intuitivos, desproporcionais e antiquados, isso quando não são colocados todos amontoados na barra de tarefa, sem um espaçamento adequado.
E isso é grave? Não, mas incomoda. O problema é que - dependendo dos icones - atrapalha a produtividade, principalmente de quem está vindo diretamente do Windows e não consegue se encontrar entre as aplicações. E caso a gente seja muito chato com isso (que é meu caso hahaha), precisamos dispender um certo tempo personalizando a interface até ficar do nosso gosto ou minimamente aceitável. Além disso, eu imagino que para os leigos, essa falta de perfeccionismo nos detalhes pode passar impressão de que o sistema não é assim tão… profissional. Na minha opinião, tem melhorado, mas poderiam se inspirar mais no Deepin, que é bonito e bem projetado e não demanda paticamente nenhuma personalização. Isso ajudaria no marketing tbm.
Outro ponto que me incomoda ainda é a instalação. Para mim que sou leiga, o windows era um pouco mais fácil. Com distros Linux, tenho que me atentar para questões como UEFI, Legacy, partições, etc. Fora que mesmo instalando no modo automático, corre-se o risco do sistema não funcionar. Simplesmente tive que instalar o Mint 4 vezes pq ñ funcionou, desistir e instalar o Ubuntu (que não deu certo no meu note tbm) e tentar o Mint mais 2 vezes até fazer funcionar. O por quê? Não faço a mínima ideia.
E vocês, sentem falta de alguma aplicação que não tem nativamente para o Linux, passam por algum problema ou há alguma coisa que vocês não gostam na interface/sistema?