Recentemente foram enviados dois patches que têm como objetivo preparar o futuro suporte no driver NVIDIA proprietário para GL acelerado por hardware e renderização Vulkan com Xwayland. Com esse código espera-se que eles não interfiram com o suporte GL baseado em swrast já implementado, portanto, uma vez que as alterações do lado do driver estiverem prontas, as coisas devem começar a funcionar.
Xwayland: pode passar a suportar renderização acelerada por hardware com o driver NVIDIA proprietário
Os patches foram enviados por Erik Kurzinger para o git do XORG para que os demais desenvolvedores possam avaliar as implementações propostas, no caso de alguém ter alguma preocupação substancial com a abordagem geral.
O que podemos esperar?
De acordo com o desenvolvedor o desempenho deve estar praticamente no mesmo nível do X11 nativo com base em testes que ele mesmo conduziu. Ele detalha que ainda existem problemas que precisam ser ajustados, mas o impacto não parece ser significativo e os aplicativos de tela cheia estão funcionando de forma satisfatória, desde que que o compositor suporte a interface zwp_linux_dmabuf_v1.
O fim de uma era
Como proprietário de uma GPU Nvidia, eu fico muito animado de ver que existe a possibilidade real de poder utilizar Wayland em minha sessão padrão. Uso diariamente Gnome em minha máquina de trabalho e com as recentes implementações e otimizações focadas no Wayland, mal posso esperar para testar essa novidade.
E você? Comenta aqui com a gente se você ficou empolgado com essa notícia.
Atualmente estou utilizando o Fedora 33 com Wayland, infelizmente tenho que usar o driver nouveal para isso, já que possuo placa nvidia. Porem, fico contente que a nvidia finalmente deu o braço a torcer e está trabalhando para tornar o Wayland compatível com seus drivers.
Optei por utilizar Wayland já a algum tempo, mesmo que sendo com o driver disponibilizado pela comunidade, visto que, devido ao fato de ser uma tecnologia mais recente e que promete avanços consideráveis em relação ao X11, me chamou atenção. Logo de inicio, utilizei apenas para testes e, para minha surpresa, o desempenho entregue durante uma utilização mais básica do sistema (não utilizando para executar jogos) me surpreendeu. É extremamente impressionante a maneira como o Wayland trata as animações do Gnome, exibição de janelas e até mesmo a navegação na internet. Tarefas simples como assistir uma simples transmissão da champions league no facebock era quase insuportável devido a “micro travamentos” causados pelo X11, digo isto devido ao fato de que, ao mudar para a sessão Wayland esse problema não ocorria.
Outro problema que posso citar, também relacionado ao X11, trata-se do atraso em exibir notificações de aplicativos como o telegram e discord por exemplo, isto ocorria com maior frequência quando esses aplicativos passavam um certo intervalo de tempo inativos, muitas vezes, tanto o som com a animação responsavel pela notificação mau apareciam, e, consequentemente eu acabava não às notando.
Bom, este foi apenas um breve relato da minha experiência com o Wayland e X11. Espero que está compatibilidade chegue a tempo de ser implementada no Fedora 34.
Caso estejam usando Wayland atualmente, comentem sobre suas experiências de uso aqui em baixo.
Meninos o meu driver da GPU GTX 750 só suporta o Xorg?
E agora como eu vou fazer para rodar Wayland?
Terei que usar o Nouveau em um futuro porque vai ser tudo Wayland?
Não tem como eu instalar o Xorg no lugar do Wayland quando o Wayland se tornar padrão?
Ao menos por agora não precisa se preocupar, provavelmente o Xorg continuará como opção para diversas distros por mais alguns anos. Até lá você provavelmente já vai ter trocado de GPU.
O Ubuntu por exemplo já disse que não pretende abandonar o Xorg mesmo após tornar o Wayland como default. Isso devido justamente à usuários com hardwares mais antigos e que eventualmente tenham alguns problemas por isso.
Então, pode ficar sem medo. Ainda existirá a possibilidade de usar a sessão Xorg.
Com certeza não, porque já foram descontinuadas.
“Descontinuar” é o mesmo que “abandonar”, daí vai depender do Nouveau, se haverá suporte ou não para Wayland.