Atualização de drivers GeForce 210

Boa tarde pessoal, sou iniciante no Linux, e recentemente comprei um placa de vídeo GeForce 210, porém estou com dúvidas quanto a instalação dos drivers dela. Achei vários tutoriais que mandavam abrir um programa que mostrava os drivers e dispositivos conectados ao computador, mas não o achei no meu. Essa placa já é antiga, então vi alguns lugares dizendo que eu não devia baixar os drivers mais recentes, só que eles também não diziam como escolher o driver. Enfim, é isso, agradeço desde já a quem puder me ajudar.

O driver da sua GPU é o 340.
O Linux Mint num oferece o driver 340 no repositório, meninos?
É só você instalar pelo gerenciador de pacote do Linux Mint, sei la como chama no Linux Mint.
Mas ele esta no manual na pagia 31.
Também tem comando de terminal se quiser.

$ sudo apt-get install nvidia-driver-340
1 curtida

Até para um melhor entendimento do que fazer e porque, recomendo dar uma conferida no vídeo baixo. Bem simples de entender e vai seguir passo a passo:

2 curtidas

O Nouveau esta funcionando bem na minha GPU, inferior ao da Nvidia mas satisfatório para quando acabar o suporte da Nvidia, vou usar ele quando esse dia chegar.

Eu escreve esse script que aucilia na instalação do driver da Nvidia que foi baixado do site:

Ele funciona comigo perfeitamente.

Opa, blza?? Pra sua GPU é recomendado usar o driver nouveau em vez do proprietário, visto que ele ta na versão 340 e bem defasado. Qualquer dúvida pode ver o meu vídeo falando sobre Como instalar o driver da NVIDIA no Linux da forma correta e sem erros - 2020 - YouTube. Abs

Então eu posso deixar o driver que já veio instalado no sistema né? Beleza.

Depende, você precisa aprender a usar o driver nouveau para tirar o máximo proveito dele para a sua GPU, ele não se configura todo sozinho ainda.
Eu já sei como faz, você tem que ler.
Para obter informação acesse:
https://nouveau.freedesktop.org/
Se você usar o nouveau conforme ele veio no sistema, ele não vai ter suporte a aceleração de hardware para video, o nível de baixo clock para economia de energia sempre habilitado.
Todo o resto é automático.
O maior problema é o baixo nivel de clock para economia de energia já que você deve querer jogar então leia como alterar o nivel de clock manualmente, How To Enable Nouveau GPU Re-Clocking For Linux 4.5+ Kernels - Phoronix

Já a aceleração de video é útil para para jogar usando o Remote Play Together da Steam já assistir Netflix e Youtube o seu CPU deve conseguir tranquilamente.
Para a aceleração de video via hardware funcionar é preciso você adicionar o firmware da sua GPU no nouveau leia:
https://nouveau.freedesktop.org/VideoAcceleration.html

1 curtida

Depende, se o sistema instalou o proprietário, mude pro Nouveau, mas se já estiver é só deixar mesmo.

O que vem instalado por padrão é o Nouveau? Eu não instalei o proprietário.

Eu comprei ela mais pra poder usar 2 monitores mesmo, o vídeo integrado da CPU é horrível, não aguenta um vídeo em HD no YouTube.

Você só usa o video integrado da CPU se se você remover a GeForce 210.
Como ela esta no PC, você já esta usando ela.
Para saber qual driver você esta usando.

$ if lsmod | grep "nouveau" >/dev/null; then echo -e "Driver \033[31;01mNouveal\033[m em uso"; else if lsmod | grep "nvidia" >/dev/null; then echo -e "Driver \033[31;01mNvidia\033[m em uso"; else echo "Driver desconhecido"; fi; fi; glxinfo | grep "direct rendering"

O "Direct renderong deve dar “yes” independente do driver usado para ter aceleração 3D habilitada.

E o Nouveau para a sua GPU eu expliquei que tem 2 coisas nele que te que ser manual, a seleção do nível do clock, e a implementação da aceleração de video precisa do firmware da Nvidia, eu te expliquei para você ler a documentação do Nouveau para saber como fazer essas coisas, mandei varios link que explica tudo.

Você pode usar só o nivel do clock máximo da sua GPU, vai ter problema nenhum.
É isso aque no driver da Nvidia:


Esta vendo ai na imagem, o meu esta no nível de maior desempenho é o 1, o 0 é fraquinho.
Essa seleção é manual no Nouveau e ele começa na economia de energia, no meu o 0.

Esta tudo explicado na documentação do Nouveau.
As vezes você não esta entendendo qual GPU é a sua naqueles numero apesar de estar explicado, neste link você vai procurar o modelo da sua GPU:

A sua esta na familia NV50(tesla) essa é a informação que você precisa, e ai olhar os recursos da NV50.

Qual arquivo eu preciso editar para fazer o relclock? e como? A minha placa é uma GTX 550 Ti (Fermi)

Cara eu já expliquei o link esta lá em cima, na verdade não expliquei eu postei o link que explica:

Segunda vez que posto ele no mesmo tópico.
Caso tenha dificuldade de entender inglês use o google translate.
A documentação do site da Nouveau explica tudo.
A sua segundo a documentação é a família “NVC0” olhar os recursos disponível no Nouveau para a sua GPU na documentação.
E a documentação diz que o reclock da sua esta implementado parcial, ou seja é preciso fazer a seleção manual assim como eu, você pode ver aqui em “performance levels”.

1 curtida

Eu achei agora.
O driver da Nvidia para a sua GPU é o 390, ele não esta funcionando?
Se não estiver funcionando direito ou acabado o suporte da Nvidia então use o Nouveau.

Na hora que eu dava o echo 0f... dava um erro, igual ao desse cara no github só que em português “função não implementada” se eu não me engano…

Achei este também, o do Phoronix eu fiquei perdidaço porque eram só screenshots e não tinha os comandos para executar, só agora pouco que eu me liguei :face_with_monocle: os comandos na screenshot :crazy_face: kkkkk

Ele explica como aplicar no grub, pode aplicar no grub.
E então apos o reclock o fps nos jogos aumento em quantos % nessa gpu ai?

Vai rolar não… :confused: nem o parâmetro do Kernel foi, dei uma pesquisada e por "sys/kernel/debug/dri/0/pstate" e achei isso 111128 – Impossible to change pstate on GT610M
"não suportamos reclocking em GPUs Fermi ainda" Que pena, O nouveau funciona bem no Wayland (Tirando aqueles glitchs de buffer entre o login e tals), Já o Xorg ele trava o sistema todo, geralmente quando abro uma aba no Chrome…

Com o reclocking o problema do desempenho baixo sumiria ao menos 80%

De qualquer maneira Obrigado :muscle:

Então cara esse link que você posto é de 2019 já estamos em 2021 e esta marcado com resolvido, e era kernel 5.2 o que esta em https://nouveau.freedesktop.org/ é o que tem de mais recente.
Uma coisa recente você deve verificar com coisa recente.
Desde 2019 muita coisa muda em software é tempo ate para lançar um novo sistema LTS é tanto tempo que o Lubuntu em 3 anos é abandonado.
Agente já esta no kernel 5.12 e o do reporte era GPU de notebook que precisa de prime.

Agora se você realmente fez certo, paciência.
Comigo esta funcionando, eu testei faz só 1 ou 2 meses.
A minha não é de Notebook, não preciso de prime.
Não gosto de Notebook, posso comprar um PC mais potente com o mesmo preço, é uma grande vantagem além de poder ter uma tela maior.

1 curtida