Fiz algumas pequenas mudanças no padrão do Archcraft. Primeiro, mudei do tema padrão para o “Forest”, que era um tema que me agradou, mas algumas coisas me incomodavam. A primeira, era a disposição dos elementos na Polybar.
Da Polybar, acabei retirar o player de música (que não via necessidade de estar sempre ali), o ícone perto da hora e o nome e velocidade da Rede. Para mim, isso já deixou a Polybar bem mais limpa.
Depois mudei alguns itens de posição, como os itens de Armazenamento, RAM e CPU, pois como a CPU varia mais que os outros itens, os outros ficavam sendo “empurrados” pelo contador da CPU.
Openbox novamente
Já faz muito tempo desde que eu usei um Openbox pela última vez e esse era um dos Ambientes que eu mais gostava de usar, e nos últimos dias tinha me dado uma vontade de usar esse ambiente novamente.
E daí pensei: Já que tenho o meu notebook antigo, vou instalar nele. Assim eu fiz, e gostei bastante. O Openbox consegue ser muito rápido mesmo num notebook com nove anos de idade. Para mim, é impressionante.
E adorei o trabalho feito no Archcraft. É uma distro em que foi pensado cada detalhe de como tornar o Openbox um ambiente usável, com alguns Scripts que facilitam algumas coisas no uso do sistema.
Eu acho que posso dizer que esse é um dos melhores Openbox que eu já usei.
Não sei se é do seu interesse, mas caso queira deixar a hora da polybar em formato pt_BR, é só editar o arquivo config.ini, dentro do tema selecionado (se não modificou, está na linha 175). Normalmente vem apenas locale =, acrescente o parâmetro para br:
locale = pt_BR.UTF-8
Com isso vai exibir em formato em português. Claro que pode ir editando para o formato desejado, eu por exemplo prefiro o formato 24hs:
[module/date]
type = internal/date
; Seconds to sleep between updates
interval = 1.0
; Optional time format
time = " %H:%M"
label = %time%
time-alt = " %a, %d %b %Y"
format = <label>
format-prefix = " "
Obrigado pela dica, mas essa instalação do Archcraft, eu fiz ela para ser em Inglês mesmo, achei que o sistema fica mais consistente assim. Mas ao clicar no relógio, ele fica no formato de 24 horas.
Consegui melhorar um pouco mais o meu Desktop. Tinha notado que na Configuração padrão tinha uma Plank escondida no canto Inferior Direito da tela. Coloquei a Plank no Centro e evitando a Janela Ativa.
O Gerenciador de Arquivos é o Thunar, mas tem uma opção em linha de comando (ranger). Já em Terminais, tem pelo menos três: Alacritty, Kitty e XFCE Terminal.
E de navegador vem com o Firefox, e ele vem com um script que chama o MPD para tocar músicas, além de ter um cliente do MPD para tocar tudo o que está na pasta ~/Musics
Mexi um pouco e achei interessante. Mas uma coisa que notei, é que o sistema usa o mpd por padrão para tocar as músicas, não o ob-music que é um Script feito para isso.
Mas no geral, é uma distro que achei bem interessante e que acho que poderia aprender mais com os scripts e fazer ferramentas melhores.
Fiz mais algumas melhorias no meu Openbox. Agora, consegui com que as cores do Tema do Openbox e do Rofi mudassem de acordo com as cores do Papel de Parede.
Claro, ainda tenho muita coisa para modificar nos Scripts que fazem isso, mas estou gostando bastante de como esse meu Openbox está ficando.
Talvez, eu instale o Archcraft também no meu Thinkpad, pois ele ainda está no meu velho Dell.
Deu um certo trabalho para descobrir quais arquivos mudar e como fazer a mudança acontecer, sem que eu precise encerrar a sessão. E fazer Scripts para isso.
Já faz um mês desde que comecei a mexer com o Openbox e um mês desde que instalei o Arch com o Openbox. Estou gostando bastante dessa experiência e consegui configurar um bom ambiente para o meu uso e fazer as coisas eu mesmo.
Pretendo polir mais algumas coisas, e com isso distribuir um Script de instalação para instalar essa minha configuração. E provavelmente irei escrever mais sobre isso.