Novo queridinho do Diolinux? Conheçam o TuxedoOS

Vamos fazer aqui, justamente o que o @Dio não quis fazer.
Criar o hype na distro que ele estava testando secretamente durante alguns meses.
Confira o vídeo:

Vamos dá oportunidade ao TuxedoOS?

1° Quem é a Tuxedo Computers?

tuxedocomputers

É uma empresa alemã que atua na venda e comercialização de hardware compatível e distribuído com Linux, tendo seu próprio ecossistema e distribuição, o TuxedoOS, baseado em Ubuntu.

Os dispositivos TUXEDO são totalmente compatíveis com Linux !

Com nossos notebooks e PCs pré-instalados com Linux TUDO funciona! TODAS as teclas de função, ajuste de brilho, modo stand-by, funções de economia de energia, tecla de modo de voo, etc.

Somos totalmente fãs de Linux e código aberto.

Disponibilizamos drivers autodesenvolvidos, temas e muito mais para a comunidade.

Além disso, a TUXEDO Computers participa de vários projetos Linux e comunitários e apoia grupos locais de usuários Linux com vários benefícios em espécie e em dinheiro .

Confira mais em: Why TUXEDO - TUXEDO Computers

O sistema operacional feito sob medida para o seu TUXEDO!

Baseado no desktop de plasma KDE , o TUXEDO OS cria uma experiência de usuário que também é adequada para iniciantes com um conjunto amplo e flexível de recursos para profissionais Linux.

Conheça mais do sistema TUXEDO OS em: TUXEDO OS - TUXEDO Computers

Se vc quiser baixar a distro, e testá-la em seu hardware “não Tuxedo” vc pode baixá-la gratuitamente no site da distribuição.

https://os.tuxedocomputers.com/

Divirtam-se! o SDA nunca erra!

8 curtidas

O que sempre me chamou atenção nessa empresa foram os notebooks altamente personalizáveis (Dá até para escolher teclado em Português!).

1 curtida

Me chama atenção também que tudo funciona; atalhos, teclado e iluminação … Porque vc comprar muitos PCs e notebook com “Linux” que de fábrica já funciona meia boca.

E também creio que o desempenho seja melhor, por causa dos drivers e kernel personalizado pros hardwares próprios.

Gostaria de ter os testes de um laptop :computer: System 76 com Pop_OS! Vs Ubuntu Vs Arch Vs Fedora. O mesmo pra Tuxedo, um notebook :computer: deles, com o TuxedoOS vs Ubuntu Vs Fedora Vs Arch …

Suporte, desempenho, autonomia de bateria, consumo de RAM e CPU.

Claro que compilar na mão pode trazer o máximo de desempenho pra sua máquina, um Gentoo da vida. Mas ter um sistema que foi validado e pensado na sua máquina, faz toda diferença.

Apesar do foco ser os hardwares próprios, aplicações como esta fazem bastante diferença nos notebooks em especial. Sempre vejo reclamações sobre o controle das fans, autonomia da bateria e ajuste do clock do processador/placa de vídeo quando alguém sai do Windows para o Linux.

Outro ponto importante é ter uma interface minimamente bem feita, apresentável; por que não é porque usamos Linux que precisamos ter aplicações feias, pouco intuitivas ou simplesmente recorrer ao terminal.

1 curtida

os tuxedos me chamam a atenção,pois eles tem um hardware muito parrudo,pena que e caro e a taxa de importação faria o produto custar o dobro

1 curtida

Creio que ser uma empresa nichada, inevitavelmente o foco será em hardwares mais modernos e parrudos; vejo nos fóruns que tanto os Tuxedo quanto os System76 não são baratos, e se comparar com outros fabricantes e produtos similares, não tem o melhor custo benefício.

A fidelização deste cliente é mais pela qualidade do produto, somada ao bom suporte prestado, do que pelo custo benefício. Um usuário mais avançado poderia facilmente pegar um notebook Lenovo, da linha Gamer deles, Legion, e instalar seu Fedora, Arch ou Ubuntu, por exemplo. Além é claro de no exterior termos máquinas Dell e Lenovo facilmente com Ubuntu pré-instalado.

Ter um hardware Tuxedo ou System76 se não for pelo que citei acima, é por querer e poder ajudar empresas que incentivam o Linux no Desktop.

Além é claro, de gostar de ambas. Não duvido ter um grupo, pequeno, mas que é fã da System76 e Tuxedo Computers.

Agora vem uma discussão à parte, minha; logicamente que System76 e Tuxedo são pequenas empresas, com porte e capacidade produtiva diminuta. Não consegueriam ter volume pra diminuir os custos de montagem/fabricação.

Entretanto, praticamente todo hardware hoje que é vendido com Linux (não contanto as empresas que mandam qualquer joça pré-instalada) são produtos de maior valor agregado, com hardware moderno e componentes de maior custo.

E isso inviabiliza que se popularizem; porque por mais que vc more na Europa ou Estados Unidos, pagar 50, 100 dólares a mais num produto só porque vem com sua distro favorita, não passa na cabeça da maioria dos usuários, mesmo os usuários Linux.

É só dá uma olhada no Phoronix, toda vez que tem lançamento da Tuxedo ou System76, tem comentários que não vale o preço cobrado, que poderíamos ir em modelos como os da Acer, Alienware, Lenovo e similares com hardware igual ou superior, por melhor preço.

Além disso, ter somente opções caras; nada muito de “entrada” faz com que pareça que nós focamos somente neste público, de maior poder aquisitivo ou conhecimento técnico.

Não que as distros Linux modernas e suas interfaces tenham o foco em ressuscitar hardware obsoleto, entretanto pelo menos aqui, boa parte dos novos usuários chegam ao Linux porque suas máquinas estão tendo dificuldades em rodar o Windows, estão em busca de mais performance ou somente algo que deixe aquele hardware mais alguns anos utilizável…

Mas como são empresas que estão situadas na Alemanha (Tuxedo) e Estados Unidos (System76) acho que essa discussão de hardware acessível não chega nem a ser discutida kk.

1 curtida

Fiz a instalação no meu Vaio Fe15; o sistema responde bem, e o tema padrão até que pessoalmente é mais bonito que no vídeo. O tema escuro não é tão “chamativo” quando pensei que fosse ser. A sessão padrão é o X11.

Suíte office vem com o Libreoffice, navegador padrão é o Firefox… VLC vem instalado por padrão, e alguns softwares da própria Tuxedo.

Consumo de RAM, dentro da média das distros com Plasma 5. Agora vou esperar pra vê quanto tempo demorarão pra atualizarem pro Plasma 6, com previsão de lançamento para 28 de fevereiro de 2024, pois terão que enviar a sessão com X11 se não quiserem ter problemas com a migração pro Wayland por padrão.

Tô achando a Discover mais rápida que no Neon…

parece uma boa distribuição,algum dia testarei ela

1 curtida

Uma pergunta pra quem usa o Plasma: vc usam qual launcher para os programas?
O padrão da distro (Excalibur), aquele parecido com o do w10, ou do w11, outro?

Poderia usar outro tranquilamente. O padrão do Plasma eu já acostumei, mas usaria outro numa boa. Não gosto muito daqueles simples com letra muito miúda. Tenho dificuldades de enxergar.

Tenho usado o padrão, Kickoff; mas quando as vezes quero algo mais prático, aquele menu em cascata acho bacana também de se utilizar, especialmente se a barra estiver no superior da tela.

Dos que vem atualmente como opções, somente o menu em tela cheia, que particularmente acho ruim, visualmente falando a ideia é bacana, mas o entregue pelo KDE é mal feito kk.

Até pensei que iam mudar, pelo menos pro Plasma ; o Nicco já deu uma ideia do que ele pensaria pro KDE, mas parece que não vai ser adotado.

Concordo que o menu em tela cheia é ruim. Tb não gosto, não.

1 curtida

Ainda bem!
Clone do novo launcher do w11, nenhuma pouco simplificado pra se usar.

Acho complicado, porque o que mais se tem são temas ou extensões pra deixar o Plasma a cara do Windows, aí quando alguém tenta fazer algo, reclamam também kk.

E olhe que quando esse novo lançador Kickoff foi adotado muita gente reclamou também, nunca tá bom kkk.

Infelizmente é natural da raça humana

3 curtidas

prefiro o kde plasma com opensuse tw…distro excelente.

1 curtida

Só de ver a Review já deu uma esperança de uma nova “Canonical” do mundo Linux (obviamente não chega nem perto da atual mas digo em esperança de reanimar o desktop Linux)
Tbm nas mãos de empresa e com bastante cuidado chama a atenção dos usuários

1 curtida

Nova Canonical, não; apesar do relativo cuidado com o desktop, a empresa Tuxedo Computers, tem foco mesmo na venda e montagem de suas máquinas. E como bom fabricante/distribuidor, se preocupa com o Software enviado em seus produtos. Mas não deixa de ser um Plasma, feito pelo projeto KDE.

Tanto a Tuxedo quanto a System76 são bastante elogiadas neste aspecto, mas é um mercado difícil de crescer; me lembro que até um dia destes existia a ZaReason que faliu e fechou as portas.

1 curtida