Interessante o cuidado da Tuxedo Computers em informar aos seus clientes e usuários das mudanças que todos sofrerão com a chegada do Plasma 6; explicando os passos para a mudança e o que mudará no sistema. Explica ainda que a mudança só será realizada automaticamente quando o sistema estiver estável o suficiente.
A Tuxedo informa que manterá sim o X11 na tela de login, dando-nos a opção de voltar ao X11 se assim desejarmos.
A equipe do TUXEDO está testando e promete que o TuxedoOS 3 não demorará. Ainda não foi decidido se a sessão Wayland será padrão, mas existe a possibilidade de mudarem o X11 para o Wayland.
Testei a ISO de demonstração, aparentemente ok, se for oferecida a sessão X11 somente.
Tive que ativar o menu flutuante, apesar da equipe do Tuxedo falar que agora ficou mais fácil ativar e configurá-lo, eles aparentemente não irão ativá-lo por padrão.
Após tantos problemas no Neon, sugeriram no fórum que a Tuxedo fosse a responsável pelo controle de qualidade do projeto.
O líder do projeto TuxedoOS respondeu:
TUXEDO OS project lead here.
First, I appreciate the ideas in this thread. It is always good to see how the community tries to solve things and to help make stuff better for everyone. I’d like to explain, or better affirm, a few things flying around here.
TUXEDO OS is based on Ubuntu LTS and Neon User. We backport quite a few things from Ubuntu intermediate releases (23.10 and such) but regarding the KDE stack it’s pretty much 1:1 Neon User. The main difference is our QA infrastructure added to everything software-related we are shipping:
regular Ubuntu package are mirrored, tested and shipped on a weekly basis
packages from Ubuntu security are mirrored and shipped daily
Neon package updates are checked daily, tested and shipped as a cumulative update. This takes 2-3 days normally
Other stuff, not related to KDE or Neon, but to draw the full picture:
Firefox and Chromium are packaged as DEBs, tested and shipped within 1 working days after upstream release
Mesa, Pipewire, Wireplumber are packaged, tested and shipped within a week as it depends on testing work load
Kernel and Nvidia drivers are built on their own schedule and shipped after extensive testing plus adding features via backporting or own development
Our QA structure is a combination of test being run automated and manually by humans:
we have a set of ca. 10 different laptop modes being tested as a reference
we test on real hardware, not only in virtualized environments
it’s always the same people that test, plus rotating staff to take a second look at the results
In the recent past, we tried to help with bug reports and QA for Neon as well. But honestly, we failed due to missing time and other priorities. The least I can promise is to take a look at how we can adjust our processes and get more QA work upstream. That includes my wish to have openQA or something similar running. But this would take time to set up with our real-hardware-tests.
I’m happy to hear any other ideas and discuss possibilities for KDE and Neon to profit from. Thanks all for your time!
@frc_kde nas outras distribuições apareceu alguma janelinha explicando que irá pro Plasma6, ou somente apareceu como se fosse uma atualização normal? Tô achando o pessoal do TuxedoOS muito caprichoso…
Acho que são os únicos que explicam ou deixam claro os possíveis problemas do Wayland.
Achei muito interessante esse cuidado do Tuxedo (no link que você postou logo acima) – tanto em relação ao Plasma 6, quanto em relação ao Wayland. – “Infelizmente”, ele se baseia no “Buntu”, que já não me interessa há alguns anos.
Esse cuidado todo, incluindo várias janelinhas com avisos e explicações, pode ser valioso para usuários pouco familiarizados com essas questões – mas usuários assim talvez sintam-se inseguros, ao se depararem com tantos avisos e explicações, que talvez não entendam. – Mas pelo menos, terá todas as chances de recuar e continuar com o Plasma 5.
No meu caso, não uso nenhum recurso “GUI”. – Elimino PackageKit, Plasma Discover etc., e uso só os comandos CLI básicos.
No Arch, nenhum aviso especial. – Eu sabia que era o “dia D”, porque os colegas avisaram nos fóruns, durante a semana:
:: Replace baloo5 with extra/baloo? [Y/n]
:: Replace breeze with extra/breeze5? [Y/n]
:: Replace ksysguard with extra/plasma-systemmonitor? [Y/n]
:: Replace kuserfeedback5 with extra/kuserfeedback? [Y/n]
:: Replace libblockdev-utils with extra/libblockdev? [Y/n]
:: Replace oxygen with extra/oxygen5? [Y/n]
:: Replace plasma-integration with extra/plasma5-integration? [Y/n]
resolving dependencies...
:: There are 2 providers available for qt6-multimedia-backend:
:: Repository extra
1) qt6-multimedia-ffmpeg 2) qt6-multimedia-gstreamer
Enter a number (default=1): 1
Ao todo foram 315 pacotes, download total de 1.170 MiB, tempo total da atualização: 5 minutos, incluindo as pausas para printar, ler, decidir, copiar etc.
Esses avisos de “Replace” não teriam me alertado de nada, pois já vêm aparecendo há várias semanas – suponho que preparando a chegada do Plasma 6.
Deixei o yay (AUR) para depois do Restart, para não misturar alhos com bugalhos.
Ainda fiquei umas 2 horas verificando várias coisas dentro da sessão X11, antes do Restart – e quando tornei a carregar o Arch, entrou automaticamente em sessão Wayland:
Como eu já sabia que era o “dia D”, deletei uns “instantâneos” (snapshots) antigos, para abrir espaço – e fui para as redes sociais, porque atualizações do openSUSE são lerdas, demoradas.
Teve uma falha no pacote ImageMagick, insisti, fez Logout sem me perguntar, repeti o comando num terminal virtual (tty) para terminar o que ainda estivesse faltando, e acabamos chegando a uma conclusão.
No Mageia Cauldron, pelo comando urpmi, também nenhum aviso especial.
Eu creio que o cliente da Tuxedo já é entusiasta, porque suponho que a distro é mais utilizada nas próprias máquinas da Tuxedo Computers. E o cuidado vai pensando em entregar o melhor possível em suporte, experiência de uso e transparência.
O cuidado com o Wayland vem muito do fato que eles não querem reclamações quanto ao não funcionamento de algum drive ou GPU em específico, especialmente tendo muitas máquinas com placas Nvidia.
De qualquer forma acho coerente a cautela e abordagem, e também achei correto não permitirem instalar a ISO de testes, que deu uma prévia do que seria o Plasma 6, mas não permitiu que instalassem. Eu imagino a equipe, que deve ser enxuta, tendo que atender problemas com uma ISO beta, enquanto ainda estavam testando o software.
Segundo o Reddit provavelmente será amanhã logo nas primeiras horas a atualização, pois o desenvolvedor não quis enviá-la no fim de semana, e como é comum, alguns probleminhas acorreram.
Finalmente conseguir fazer a atualização, para quem é usuário Tuxedo Computer tudo é simples, a notificação vem direto do Tuxedo Tomte, para quem não é cliente Tuxedo, é simples, mas quebrei a cabeça um bocado tentando atualizar…
“apt install tuxedo-plasma-upgrade” partindo daí, só reiniciar e aparece o ícone na área de trabalho.
Pode ser impressão inicial mas o Wayland no Plasma 6 deixou as animações mais suaves, o sistema está fluindo muito bem.
Não sei dizer porque o Tuxedo OS é baseado no Neon, teria que instalar do tuxedo-desktop e somente aí fazer a atualização. Eu acho que já deve ter PPA do próprio Kubuntu, é a solução menos problemática.