Bom Dia galera , tudo bem ?
Estava estudando nas ultimas semanas sobre melhor linux pra eu começar a estudar e familiarizar e tive problemas com varias distros , porém , não eram as distros o problema e sim a pessoa entre a cadeira e o PC kkkkk , zoeira , mas tmabém. Mas o principal BO era o Kernel linux comunicar com os drivers do notebook e principalmente o driver nvidia.
A principal solução era usar o Kernel 6.7.10 ou qualquer anterior, ao 6.8 que foi quando começou o problema mas entrava em outro problema , o Kernel mais estável no caso do G15 5530 seria o Kernel 6.0 que a própria Canonical deu certificado para Ubuntu 20 e Kernel 6.0 e os kernels anteriores ao 6.0 nem funcionam no Mint 22 por exemplo. Pelo que entendi a maioria dos sistemas de 2025 ou 2024 ( não tenho certeza ), digo Ubuntu 24 , Fedora 41 , Mint 22 entre outros foram baseados no Kernel 6.8+.
Mas testando alguns Kernel e tmb por ajuda de alguns membros que disseram que o 6.11 tinha resolvido esse problema , o Mint recomendou 2 Kernels , 6.8.0.55 e o 6.11.0.19. O 6.8 ou dá crash/congela depois de inicializar ou nem inicializa.
A solução é instalar o sistema sem um driver Nvidia atualizar para o Kernel que atualmente funcionou perfeitamente até então e estou usando agora mesmo escrevendo este tópico , e assim instalar o driver da nvidia , se vc instalar o driver e dps colocar o kernel ou fuçar nem q seja um pouco , pode deixar o sistema instável, e no meu caso como o os componentes do computador são mais atuais o pessoal recomendou instalar kernel mais atual e drivers mais atuais assim instalei via PPA de drivers da Proprietary GPU Drivers : “Graphics Drivers” team , instalei o driver 570 Open e parece que funcionou 100%, pois apareceu o Intel Mesa e está rodando muito estável , lembrando que deixar o driver Nouveau pode dar problema , ele está bem para o Kernel 6.8 e anteriores, mas o Nouveau deu congelamento em momentos aleatórios.
Vou deixar o passo a passo que fiz :
-
Instale o sistema sem nenhum driver nvidia
-
Atualize o sistema normalmente
-
Caso o sistema tenha como instalar o Kernel como o Mint que é meu caso vá em Gerenciador de Atualizações > Exibir > Kernels
- Dê continuar e vá na aba 6.11
- Selecione o primeiro 6.11 e clique em instalar
EDIT
Caso não tenha instalado no sistema um gerenciador de Kernels faça o seguinte :
-
Aqui no Diolinux Plus tem um feed ensinando a instalar o Mainline : Ubuntu Mainline Kernel Installer, uma nova ferramenta para manusear Kernel no Ubuntu e derivados
-
Abra o terminal e digite o comando : sudo add-apt-repository ppa:cappelikan/ppa
-
Depois digite : sudo apt update
-
e depois : sudo apt install mainline
-
Agora vc abre ele e procura o driver 6.11.0.19
-
Clique uma vez nele e clique em instalar
-
Reinicie o computador e quando ele entrar na seleção do Grub entre em configurações avançadas do Linux Mint :
-
Caso o seu não tenha esse grub faça o seguinte , caso seu seu sistema esteja em UEFI clique ESC 1x quando ele estiver iniciando , caso esteja em MBR voce tem que reiniciar ele segurando SHIFT e seguir o passo anterior
-
Depois disso ele vai te mostrar todos os kernel instalado normais e recovery , selecione o primeiro 6.11 (não recovery)
Pronto depois disso , reiniciei ele uma vez normalmente
Caso queira instalar o ultimo driver estável apenas va no gerenciador de drivers e instale o recomendado que deve ser o nvidia 550 , caso queira instalar o ultimo open que eu recomendo por causa do Kernel 6.11 faça esse passo a passo :
-
Abra o Terminal e digite esse comando : sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
-
Espere e ele vai aparecer perguntando se quer continuar, clique ENTER
-
Digite sudo apt update
Pronto , vá no gerenciador de drivers e instale o 570 open que é o mais atual.