Novo Kernel funciona melhor com Dell G5 5530

Bom Dia galera , tudo bem ?
Estava estudando nas ultimas semanas sobre melhor linux pra eu começar a estudar e familiarizar e tive problemas com varias distros , porém , não eram as distros o problema e sim a pessoa entre a cadeira e o PC kkkkk , zoeira , mas tmabém. Mas o principal BO era o Kernel linux comunicar com os drivers do notebook e principalmente o driver nvidia.

A principal solução era usar o Kernel 6.7.10 ou qualquer anterior, ao 6.8 que foi quando começou o problema mas entrava em outro problema , o Kernel mais estável no caso do G15 5530 seria o Kernel 6.0 que a própria Canonical deu certificado para Ubuntu 20 e Kernel 6.0 e os kernels anteriores ao 6.0 nem funcionam no Mint 22 por exemplo. Pelo que entendi a maioria dos sistemas de 2025 ou 2024 ( não tenho certeza ), digo Ubuntu 24 , Fedora 41 , Mint 22 entre outros foram baseados no Kernel 6.8+.

Mas testando alguns Kernel e tmb por ajuda de alguns membros que disseram que o 6.11 tinha resolvido esse problema , o Mint recomendou 2 Kernels , 6.8.0.55 e o 6.11.0.19. O 6.8 ou dá crash/congela depois de inicializar ou nem inicializa.

A solução é instalar o sistema sem um driver Nvidia atualizar para o Kernel que atualmente funcionou perfeitamente até então e estou usando agora mesmo escrevendo este tópico , e assim instalar o driver da nvidia , se vc instalar o driver e dps colocar o kernel ou fuçar nem q seja um pouco , pode deixar o sistema instável, e no meu caso como o os componentes do computador são mais atuais o pessoal recomendou instalar kernel mais atual e drivers mais atuais assim instalei via PPA de drivers da Proprietary GPU Drivers : “Graphics Drivers” team , instalei o driver 570 Open e parece que funcionou 100%, pois apareceu o Intel Mesa e está rodando muito estável , lembrando que deixar o driver Nouveau pode dar problema , ele está bem para o Kernel 6.8 e anteriores, mas o Nouveau deu congelamento em momentos aleatórios.

Vou deixar o passo a passo que fiz :

  • Instale o sistema sem nenhum driver nvidia

  • Atualize o sistema normalmente

  • Caso o sistema tenha como instalar o Kernel como o Mint que é meu caso vá em Gerenciador de Atualizações > Exibir > Kernels

  • Dê continuar e vá na aba 6.11

  • Selecione o primeiro 6.11 e clique em instalar

EDIT
Caso não tenha instalado no sistema um gerenciador de Kernels faça o seguinte :

  • Aqui no Diolinux Plus tem um feed ensinando a instalar o Mainline : Ubuntu Mainline Kernel Installer, uma nova ferramenta para manusear Kernel no Ubuntu e derivados

  • Abra o terminal e digite o comando : sudo add-apt-repository ppa:cappelikan/ppa

  • Depois digite : sudo apt update

  • e depois : sudo apt install mainline

  • Agora vc abre ele e procura o driver 6.11.0.19

  • Clique uma vez nele e clique em instalar

  • Reinicie o computador e quando ele entrar na seleção do Grub entre em configurações avançadas do Linux Mint :

  • Caso o seu não tenha esse grub faça o seguinte , caso seu seu sistema esteja em UEFI clique ESC 1x quando ele estiver iniciando , caso esteja em MBR voce tem que reiniciar ele segurando SHIFT e seguir o passo anterior

  • Depois disso ele vai te mostrar todos os kernel instalado normais e recovery , selecione o primeiro 6.11 (não recovery)

Pronto depois disso , reiniciei ele uma vez normalmente

Caso queira instalar o ultimo driver estável apenas va no gerenciador de drivers e instale o recomendado que deve ser o nvidia 550 , caso queira instalar o ultimo open que eu recomendo por causa do Kernel 6.11 faça esse passo a passo :

  • Abra o Terminal e digite esse comando : sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa

  • Espere e ele vai aparecer perguntando se quer continuar, clique ENTER

  • Digite sudo apt update

Pronto , vá no gerenciador de drivers e instale o 570 open que é o mais atual.

4 curtidas

funcionou de boas aqui vlw

1 curtida

Então vc estava usando um driver Nvidia antigo para o Linux que vc queria usar, então se isso for verdadeiro se vc voltar para o Linux anterior ou igual ao 6.12 devem funcionar, testa ai para verificar, se for isso, então a dificuldade estava entre o monitor e a cadeira.

Valeu pelo tutorial, vai ajudar bastante gente.

@DarkBlayzer Os Linux da ferramenta UKUU são vulneraveis, sua maquina vai poder ser invadida fácil, fácil por pessoas mal intencionadas.
Testa o “https://diolinux.com.br/sistemas-operacionais/uktools-gerencie-kernel-no-ubuntu.html
Vê se ele oferece o Linux " 6.13.6" ou o " 6.12.18" se verdadeiro vc pode usar ele, é seguro.

1 curtida

Bom saber mano, obrigado , vou dar uma olhada.

1 curtida

@aguamole realmente ele só oferece 6.8-* e 6.11-* …

1 curtida

então depois de um tempo o sistema congela na hr q reinicia ou desliga. voltei pro LMDE 6 q foi o unico que funcionou de boas mesmo.

2 curtidas

Pse mano então, eu testei outras versões, no Zorin não gerenciado driver direito, se instalou o driver no 6.8 ja era, congela, se volta kernel da problema nas distros, apresentam problema, começa a dar BO entre o driver de vídeo e o kernel de todas formas , meio complicado…

1 curtida

@aguamole @diegorodrigues

Fiz um teste agora a pouco e o Kernel após instalação do Ubuntu 24.04.2 é o 6.11.0-19 , ele não aparece no mainline mas é o kernel final dps de atualizar o Ubuntu 24.04.2 completamente …

1 curtida

voltei pro LMDE 6, unico q funciona.

2 curtidas

Você diz o “uktools”?

1 curtida

Não, instalação padrão do Ubuntu , não usei nenhum software para instalar esse kernel , padrão da instalação do Ubuntu 24.04
E nas configuração do Mint 22.1 tem 2 opções de Kernel 6.8 LTS e 6.11 LTS q parece ser esse , esse 6.11.0-19 da Canonical funciona tudo de boa.

1 curtida

uktool é a ferramenta que substitui o ukuu, foi ele que escreve para testar.

1 curtida

@aguamole @diegorodrigues
No caso não usei nenhum app de fora pra instalar coisa q ja veio no gerenciador de atualizações no caso do Mint, o Ubuntu 24.04.2 se vc instalar os drivers na instalação ele congela mas dps de um update ele deve funcionar de boas.

EDIT nas outras distros precisei usar o Mainline ou baixar e instalar via .deb do site de PPA do Mainline.

É a solução é usar distros que funcionam bem com o nouveau , ou distros que usam kernel 6.5 , 6.6 ate 6.1 , mas eu percebi que kernels anteriores a 6.8 não tem todos drivers para o notebook ao que parece, principalmente 5.15.

Debian 12 , LMDE 6 devem funcionar bem.

Outras distros seria ideal usar o 6.11 LTS que funcionou bem com o Dell G15 , downgrade pro kernel 6.7.10 funcionou mas varias distros deram problema , vi pessoal falando que o Kernel 6.6 funcionou bem mas n sei qual porque testei e congelou com driver nvidia e o 6.1 mais recente também os Kernels mais recentes congelam a distro nesse modelo da Dell.

1 curtida

A tá, eu não tinha entendido, achei que vc tivesse usando o UKUU, para baixar kernel, todos os kernel do repositórios oficiais do Ubuntu é seguro usar.

Qual é o modelo da sua GPU?

1 curtida

RTX 4050 mobile

1 curtida

Então, qual é o seu problema, vc pode usar desde o kernel “5.4” até o “6.12”, vc não pode usar nenhum mainline, e nem stable.
Seu driver é o “570.124.04”.

Eu não entendi, vc está querendo fazer o que? vc quer usar o kernel mainline? é isso?
Não tem como usar kernel mainline com driver da nvidia, ela não desenvolve drivers para kernels em desenvolvimento, e nem para o estável, ela desenvolve apenas para long-term.
Se vc está precisando do kernel mainline por causa de compatibilidade de hardware, então vc tem que esperar a próxima versão long-term sair, demora apenas 4 semanas se não me engano para sair cada kernel, agora o long-term é um mistério, e mais o tempo para a nvidia desenvolver e lançar a próxima versão do driver 570, mas vc pode usar a versão beta, essa sai o driver primeiro.

1 curtida

Então eu tô tentando entender porque qualquer kernel abaixo do 6.7.10 eu não consigo instalar o driver da nvidia o proprietário sem ser open , mas acima do 6.8 consigo mas tem essa parada de congelamento

1 curtida