Ubuntu Mainline Kernel Installer, uma nova ferramenta para manusear Kernel no Ubuntu e derivados

No mundo Linux, a possibilidade de você pode “mexer” no seu sistema e adequar para o seu uso é um dos pontos fortes. Uma das partes que você pode mudar é o Kernel e se assim desejar, mudar para um versão mais recente do mesmo.

Para fazer essa mudança tínhamos algumas ferramentas para isso, como a do Linux Mint por exemplo ou se você preferisse, baixar os pacotes e compilar o Kernel na “unha”. Mas, sempre tem algum programa que pode ajudar a fazer esse trabalho “ingrato” né? :sweat_smile:

Até então quem quisesse fazer essa alteração no Ubuntu por exemplo, teria que usar ou a ferramenta UKUU ( Ubuntu Kernel Update Utility) que hoje em dia a versão free está extremamente desatualizada e sem suporte algum (recomendo não usar, por motivos óbvios) e para ter essas “regalias” tem que pagar ou usar a ferramenta via linha de comando UKTools.

Mas o “tchã” do open source é que alguém pode fazer um fork de um projeto e assim continuar da forma que ele acha a mais correta, que é o caso do Ubuntu Mainline Kernel Installer. Ele é voltando para quem usa distros baseadas no Ubuntu e assim desejam alterar o kernel do sistema de uma forma fácil e pratica.

O Ubuntu Mainline Kernel Installer “puxa” os Kernels do Ubuntu Kernel PPA Mainline, então pode ser que algumas versões do Kernel possam dar alguma tipo de incompatibilidade, por isso tomem CUIDADO.

Para instalar o app é bem fácil, você pode baixar o pacote .deb diretamente do GitHub deles e instalar com o famoso “2 clicks e senha”, ou utilizar um PPA oficial, que se instala com o seguinte comando no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:cappelikan/ppa -y && sudo apt update && sudo apt install mainline -y

Feito isso é só esperar terminar a instalação e usar o app.

Se quiser remover o Ubuntu Mainline Kernel Installer, basta seguir esses comandos:

sudo add-apt-repository --remove ppa:cappelikan/ppa

e depois esse comando

sudo apt remove mainline

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

5 curtidas