Novo Kernel funciona melhor com Dell G5 5530

Congelamento no nouveau? mas o nouveau é para GPU antigas não suportadas pelos driver oficial, porque está usando ele, não faz sentido.

1 curtida

Perdão, expliquei errado o nouveau ele funciona mas não tao bem , as vezes monitor n reconhece , ou instável, e quando instala o driver proprietário tem congelamento

1 curtida

@aguamole @diegorodrigues
Como sou novo eu n soube explicar e não entendia muito bem.
Reinstalei o ZorinOS 17.2 , baixei o Synaptic e por ele instalei o último jernel oem 6.1 se n me engano é o 6.1.0-1036-oem , custei a fazer o Zorin manter nele pra testar mas ele ficava voltando pro 6.8 , dei Lock no 6.1 oem e desinstalei o 6.8 , e descobri pq tava dando tanto erro pra instalar os drivers dps de instalar o kernel de downgrade, faltava o linux-headers e o gerenciador de atualização dava erro 01 ou erro 10 mas n mostrava o que era o erro não achava nada na Internet, pelo menos eu não entendi q era esse o problema.
Dps de instalar o kernel e instala o linux headers do atual kernel, instalei o nvidia driver 550 recomendado pelo gerenciador de drivers e funcionou perfeitamente.
Instalei o 6.1.0 oem pois foi o que vi no fórum da Dell q falaram q foi o mais estável e o certificado pela canonical é o 6.0.0-1014-oem logo imaginei que o 6.1 oem fosse funcionar.

1 curtida

aqui no LMDE 6 uso o 6.1.0-31-amd64

2 curtidas

Pelo que eu testei mano , qualquer distro se vc instalar e baixar qualquer kernel da versão 6.1 é so instalar o linux-headers do kernel , vai funcionar de boas.

1 curtida

Rapaz, o “linux-headers” é um requisito do driver da nvidia, sem ele não tem como não.

Tive bastante problemas com o driver da Nvidia até que achei o LMDE 6 que ficou bem estavel e o Biglinux Community Gnome.

2 curtidas

Então cara quando eu instalava os kernels eu achava que ele instalava automaticamente, pq se ele me da a opção do driver suponhamos q ele ja estava com todos requisitos … complicado

1 curtida

@aguamole @diegorodrigues @robsonpc

Fiz últimos testes , e cheguei numa conclusão msm.
Eu achei que era essencial o kernel 6.8 mas não o kernel para o SO é “maleável”, pesquisei mais sobre e a melhor opção pro Dell G15 ainda é Windows pra quem não tem experiência. Acho q o linux falta muita coisa pra esses notebooks , pq ele tem a Central da Alienware , a Nvidia pelo que vi nunca se deu bem com Linux eu acho q por enquanto ah n ser q vc use apenas pra estudo , trabalho nao ligue de nao ter o Alienware Center e configuração de teclado porque o comando F5 nao funcionou no Mint e no Zorin ele nem veio com driver pra mudar nas opções de energia.
Mas pra quem quer usar linux nele a melhor opção é quase mesmo passo a passo , instalar sem driver nvidia , usar o Mainline e instalar o Kernel 6.6 LTS , desinstalar o Kernel 6.8 e dar um apt-mark hold no linux image 6.8+ e linux headers 6.8+ pra ele n instalar automático e se quiser um lock no 6.6 pra n pular pra outra versão lts futuras. Dps disso só usar comando sudo ubuntu-drivers install, ele vai instalar o melhor driver nvidia recente que deve ser o 550 , e funcionou perfeitamente. Mas igual falei , ainda n tem o Alienware Center , e pra configurar o RGB pra quem conhece eu vi o OpenRGB, mas acho acaba tendo q quebrar muito a cabeça só pra fazer o notebook ficar funcional pro linux.
Eu preferi deixando ele com Windows e peguei meu antigo LeNovo e coloquei o Mint nele pra eu estudar com ele e ir testando o linux.

2 curtidas

Testei recentemente , o Kernel 6.8.55.57 que está no Mint e o driver 560 do ppa drivers graphics do launchpad funcionou sem nenhum problema.
Teste o Pop-OS, a ISO da Nvidia funcionou 100%.
Dps irei testar Ubuntu , Fedora e outros , mas ao que me parece o Kernel 6.8 mais antigo e principalmente o driver 550 e anteriores tem problema de crash.
Então ao que parece o nvidia driver 560 arrumou o problema.

1 curtida

reinicia e desliga de boas? pq aqui congelava quando reiniciava

2 curtidas

Esse PPA fornece os últimos drivers da Nvidia, é isso?
Qual PPA é esse?

1 curtida

sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
é esse ae

1 curtida

Reinicia de boas , o meu ta com driver 560 , gráficos híbridos no mint com kernel 6.8 padrão dele

1 curtida

Isso , @aguamole @diegorodrigues .
So adicionar o ppa do Proprietary GPU Drivers : “Graphics Drivers” team e dar um sudo apt update , vai aparecer os drivers open da nvidia, testei o 560 , o 565 e 570 tem uns bugs ainda.

Estou no arch com kernel 6.13.7 rodando sem problemas.
Testei em alguns jogos e está normal. Para quem tem problemas de congelamento, pode ser por estar usando o módulo de kernel proprietário da nvidia, nos chips gráficos mais recentes é recomendado o uso do nvidia-open, lembrando que esse nvidia-open é apenas o módulo do kernel, pelo que eu entendi, o firmware e o userspace continuam sendo o proprietário da nvidia, não confundam com o driver open nouveau.
Para mais detalhes técnicos, segue NVIDIA Transitions Fully Towards Open-Source GPU Kernel Modules | NVIDIA Technical Blog e https://developer.nvidia.com/blog/nvidia-releases-open-source-gpu-kernel-modules/

Eu tbm tenho um Dell G15 5530 com GPU nvidia 3050, alguém testou ele com o kernel longterm: 6.12.19 e com drive proprietário da Nvidia. Estou com windows instalado nele, e estou pensando em fazer um dualboot se for possível com Zorin OS.

Entendi então o ideal pra esse é usar o kernel da nvidia , certo ?
E aí sim instalar os drivers da nvidia, o open é só que esta em teste, são mais recentes, no caso dele o ideal são kernels da própria nvidia ?

Usando aqui

Big linux com gnome? Como isso?