Não estou conseguindo instalar aplicações Windows via Wine que dependem do NET.Framework

@rasolar, acessei a tal janela, usando o comando winecfg e esperava encontrar como padrão o Windows XP, porém estava definido como Windows 7, então teoricamente a última versão estável do Wine (4.0.1), já vem com o Windows 7 como padrão, também não era para dar a mensagem abaixo: :thinking:

image

O Pinta 1.6 é um clone do Paint. NET para Linux, na teoria me atenderia, mas na pratica instalei ele pela loja de aplicativos do Mint e quando abro o programa e tento editar uma imagem, simplesmente o programa fecha do nada, mais rápido que a luz!
O programa parece ter sido abandonado, a ultima atualização foi em 1 de março de 2015.

Tentei instalar via repositório oficial, veja:

Quanto ao Krita irei testar, mas não preciso de um editor complexo, sabe me falar se no Krita tem a ferramenta de criar setas e contornos de formas geométricas (retângulo, circulo)?

Quem sabe poder ser uma alternativa, mas essas duas aplicações windows aí são só algumas de que necessito profissionalmente, rodar um AutoCAD, SolidWorks, Pacote Office mais recente, etc… em uma maquina virtual em meu computador idoso sem chance, já tentei isso no Windows a uns anos atrás!
Atualmente estou usando o Dual Boot entre Linux Mint 19.1 e Windows 10, para amenizar a situação!

Estou me esforçando ao máximo para me ver livre do Windows profissionalmente, mas tá difícil…para uso pessoal, tem me atendido muito bem!

Aí lascou. Não sei como te ajudar a resolver isso.

.

Outra aulinha: Toda vez que acontece isso de um programa abrir (ou nem sequer abrir!) e fechar sem nenhum motivo aparente, abra o programa pelo terminal para que você possa ver as informações de funcionamento do mesmo e tentar diagnosticar o problema. Parece difícil, mas geralmente é simples.

Para abrir um programa pelo terminal faça o seguinte:

1. Abra o terminal

2. Digite o comando que chama o programa. Vamos fazer um teste com outro programa para você entender, qual programa usamos para teste? Apesar de nós termos sistemas com base no Ubuntu 18.04 (eu Kubuntu LTS e no seu caso é Linux Mint, o Linux Mint é baseado na versão LTS do Ubuntu), muitos programas são diferentes, não sei que aplicativos temos em comum com exceção de um, LibreOffice. No terminal digite o comando libreoffice. Depois que o LibreOffice for aberto, você pode fechá-lo.

3. Nesse caso creio que não aparecerá nenhuma mensagem no terminal, a não ser que você futuque demais no LibreOffice, mas suponho que você já tenha entendido.

4. Agora tente abrir o Pinta que você tem instalado. Acredito que o comando seja pinta, mas se não o for, abra o menu (não sei se isso será possível no seu ambiente gráfico, mas vamos tentar), clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Pinta e selecione qualquer opção que se pareça com “Editar Aplicativo”, “Visualizar propriedades do programa” ou qualquer coisa do gênero. Na janela que abrir, tente procurar por “Comando” para você descobrir como chamar o Pinta pelo terminal.

.

Não sei dizer, ainda não uso esse programa.

.

Procure ver se para as suas necessidades os programas citados não possuem alternativas no Linux à altura.

O que eu vejo muito é que os programas no Linux na verdade até atendem as necessidades, mas como são diferentes o pessoal não quer se dedicar a se adaptar. O GIMP é um bom exemplo, talvez ele não tenha tantos recursos quanto o Photoshop (a reclamação que vejo em relação ao GIMP não é nem questão a recursos, que ele tem, mas que você precisa dar mais cliques para fazer a mesma coisa que o Photoshop faz em bem menos cliques).

Pacote Office mais recente? Microsoft Office 2016? Microsoft Office 2019?! Sobre o Microsoft Office, até onde eu sei o Wine normal só suporta até a versão 2013, mas via CrossOver (é meio que uma versão paga do Wine) você consegue instalar a versão 2016. Mas na boa, as pessoas no seu circulo social usam geralmente qual pacote office e em que versão? No meu caso, por exemplo, lido com pessoas da área de agronomia na universidade e revistas científicas, lá o pessoal geralmente usa o Microsoft Office 2010, e há quem use a versão 2007 dessa suíte de escritório (óbvio que tudo piratão porque ninguém lá vai pagar 400 conto numa suíte de escritório) ou até mesmo use a de outra empresa! Vejo muita gente cmo o WPS Office lá. Então veja mesmo se você precisa mesmo da última versão do Microsoft Office.

Sobre os demais programas, dê uma chance ao Wine. Você teve problemas com o NET Framework, mas ainda assim pode instalar algumas versões. Veja se você terá sorte com esses outros programas.

Seguindo a dica do terminal, teoricamente está tudo bem, programa abri perfeitamente:

Basta abrir uma imagem qualquer, já tentei com várias, algumas poucas vezes permiti usar uma ou duas ferramentas de edição, mas na grande maioria das vezes ao abrir uma imagem fecha instantaneamente o programa! Talvez seja um problema com a aplicação da loja do Mint, depois posso tentar baixar de outras fontes, pelo repositório oficial também não é possessível, quem sabe um Snap, Flatpack ou Appimage…

image

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Pinta no Menu, aparece as seguintes opções:

Usei a opção de “Adicionar á área de trabalho” e em seguida cliquei com o direito do mouse sobre o atalho da área de trabalho e fui em “Propriedades”, copiei o conteúdo do capo “Comando” que é “pinta %F”:

Ao usar o comando “pinta %F” no terminal a aplicação abriu, porém com uma mensagem de erro, justamente por conta do “%F”, não sei qual o significado do mesmo, gostaria de saber, mas foi só elimina-lo que a aplicação abriu sem a mensagem de erro:

Uso a versão 2016 do Office e as pessoas do meu circulo também (ramo automobilístico), pelo que andei olhando teoricamente o PlayOnLinux instala a versão 2016, pelo menos está listada entre os programas suportados por ele!

Apesar de não ter resolvido o problema específico do tópico até o momento, gostaria de agradecer os colegas @rasolar, @Keviny, @diegocosta250, @Natanael.755, aprendi muita coisa ao longo desses dias… mais uma vez muito obrigado e boa noite a todos!

2 curtidas

e o PlayOnLinux 5.0 alpha 1 sera que tem suporte a esses aplicativos ?

2 curtidas

Não sei, o Wine está pra lançar a versão 5.0 a daqui aproximadamente 6 meses, quem sabe…

1 curtida

Os Net Frameworks 4.5 e superior são mais complicados no Wine, (se bem que aqui no Wine 4.8-stagging o NetFramework 4.6.1 não deu pau mas vou testando) , e sobre o Paint.Net só a versão mais antiga parece funcionar (já que essa versão depende desse :face_with_symbols_over_mouth: NetFramework 4.7)
Captura%20de%20ecr%C3%A3_2019-05-29_22-59-31

1 curtida

Aqui o Whatsapp deu certo aparentemente :smiling_face_with_three_hearts:

Mas ele não parece tão diferente da versão de navegador :thinking:

1 curtida

Aqui deu ruim em quase tudo :rofl:

Porque é a q versão do navegador em cima de uma gambiarra grotesca

1 curtida

Mano, na boa… o Pinta nao te atende nao ?!

Excelente observação @Keviny, uso o Paint. NET a mais de 10 anos e ao longo dos anos presenciei varias atualizações e nenhuma delas acrescentou uma nova funcionalidade ou mesmo uma mudança de interface, a não ser a deste ano que aconteceu a poucos meses e mudou toda a interface, então nessa linha de raciocínio a versão mais antiga do programa além de me atender, deve fazer uso de um .NET Framework mais antigo!

Também consegui instalar o .NET Framework 4.6.1 via terminal com o comando winetricks dotnet461, apesar de que, quando apareceu a janela de “Instalação Concluída” e cliquei no botão “Concluir” ele iniciou automaticamente a instalação do “.NET Framework 4.5” e essa congela!

A versão mais antiga para download do Paint. NET que achei foi a 3.5.10 que foi lançado em 08/10/2011, baixei e instalei sem problemas!
O programa abriu, porém detectei alguns, veja abaixo:

Não aparece a miniatura na janela de camadas (canto inferior direito), na de documentos abertos (canto superior direito) e também não é possível salvar qualquer imagem editada no programa! :pensive: :sob:

Vou ir tentar instalar essas outras versões, quem sabe alguma delas funciona corretamente, a esperança é a última que morre!

Olha que estranho na Wikipédia fala que o Microsoft .NET Frameworks é compatível com o Linux.

image

:raised_hands: :raised_hands: :raised_hands:

Como você conseguiu esse feito?

Realmente não é muito diferente da versão web, porém com ele não é necessário ter um navegador aberto, você tem um ícone do programa na barra de tarefas que mostra se você tem uma nova mensagem e quantas.
Existe soluções de terceiro pra esse mesmo fim, como alguns colegas já citaram, porém essa é a versão oficial e como uso para fim profissional, tenho que prezar pela segurança e privacidade.

Não @Superman, além dele não esta funcionando corretamente, veja abaixo:

Ele não tem a possibilidade de redimensionar uma imagem adicionada usando a opção, Menu => Camada => Importar de arquivo

Ele não possui essas oito vamos chamar “alças”, que possibilita, aumentar/diminuir a imagem e nos quatro vértices girar!

1 curtida

Para configurar o PlayOnLinux para rodar o Whatsapp, primeiro eu instalei a última versão do wine-staging (4.8-staging) para instalar é só procurar na aba Ferramentas por Gerenciar versões do wine , criei um novo disco virtual de 32 bits depois acessei o diretório do drive virtual na Aba diversos e acessei os diretórios drive_c e Program Files, e dento do diretório copiei o do WhatsappSetup.exe da pasta Downloads, após isso procure a opção de Faça um novo atalho a partir deste drive virtual e escolha o WhatsappSetup.exe

1 curtida

Isso está acontecendo comigo também, felizmente achei a solução que também funcionará com você porque essencialmente usamos o mesmo sistema.

Pausa para aulinha: A cada 6 meses há uma versão nova do Ubuntu nos meses de abril e outubro, o suporte a cada uma delas geralmente dura apenas 9 meses com exceção das versões LTS, cujo suporte geralmente tem a duração de 5 anos. Portanto, é recomendável que você use para trabalho as versões LTS, que teoricamente são para serem mais estáveis, atualmente a versão LTS do Ubuntu é a 18.04, a anterio foi a 16.04 (que ainda terá suporte até abril de 2021) e a próxima versão LTS será a 20.04 (que será lançada em abril de 2020). O Linux Mint é 19 é baseado no Ubuntu 18.04 da mesma forma que o Linux Mint 18 foi baseado no Ubuntu 16.04 e o Linux Mint 20 será baseado no Ubuntu 20.04. O que eu quero dizer é que você, assim como eu, também usa o Ubuntu 18.04 :slight_smile:

A solução para rodar o Pinta sem problemas:

1. Abra o terminal

2. Use o comando: sudo apt install gnupg ca-certificates

3. Use o comando: sudo apt-key adv --keyserver hkp://keyserver.ubuntu.com:80 --recv-keys 3FA7E0328081BFF6A14DA29AA6A19B38D3D831EF

4. Use o comando: echo "deb https://download.mono-project.com/repo/ubuntu stable-bionic main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/mono-official-stable.list

5. Use o comando: sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

6. Percebi que o mono-runtime e outros pacotes não foram atualizados, pontando você terá que também usar o comando sudo apt install mono-runtime (ele automaticamente selecionará outros pacotes que precisam ser atualizados)

7. Agora o programa Pinta parece estar funcionando normalmente

8. Fonte onde encontrei a solução: Bug #1786822 “Pinta constantly crashes in Ubuntu fresh install [...” : Bugs : Pinta

.

Para chamar um programa pelo terminal você usa apenas uma palavra, que no caso é pinta, palavras a mais são parâmetros que você usa. Nesse caso o %F significa uma lista de arquivos. Há mais alguns parâmetros desse tipo, se você souber inglês dê uma lida no tópico do link abaixo:

Mais uma aulinha: Lendo o artigo do link acima você verá que %f e %F são diferentes. Pois bem, isso me lembrou de ensina-lo outra coisa. Linux é case sensitive, o que isso significa? Você sabe que uma pasta não pode conter dois arquivos ou pastas com o mesmo nome, ou seja, eu não posso ter numa mesma pasta duas pastas com os nomes “Documentos” e “Documentos” ou dois arquivos com os nomes “lista.txt” e “lista.txt”, isso é regra tanto no Windows quanto no Linux. Mas o Windows e o Linux tem uma diferença: para o Windows os arquivos (é a mesma coisa pra pastas) “lista.txt” e “Lista.txt” são iguais, portanto você não os pode tê-los numa mesma pasta no Windows, entretanto no Linux isso é possível.

Quer ver outtro parâmetro? Rode o comando pinta --version e veja o que acontece. Uso muito esse parâmetro --version para saber a versão de um programa que não tem interface gráfica para me informar sua versão ou sua interface gráfica não me mostra esta informação.

.

Faça uma tentativa com o PlayOnLinux pra ver se você tem sorte. Se não der e você realmente precisa usar o Microsoft Office 2016 no Linux, considere comprar a licença do CrossOver.

Rapaz, qual é a configuração do seu computador? Tem certeza que ele não aguentaria rodar um Windows 7 32bit com um Microsoft Office 32bit? Meu computador é um i3 (placa de vídeo compartilhada) com 4GB de RAM e rodo isso tudo muito bem mesmo com o Firefox com 15 abas abertas. É claro que ficaria complicado para você usar a máquina virtual mais dez programas pesados abertos, mas será que mesmo com só apenas a máquina virtual aberta (até o navegador estaria fechado) não quebraria os eu galho?

.

Meu amigo, posso queimar a língua (ou os dedos…), mas tenho certeza que esse “programa” Whatsapp é na verdade um navegador travestido de aplicativo. Vejo isso só pelo tamanho, já desconfio de todo programa “simples” com mais de 40MB e a versão 64bit do Whatsapp tem 134MB!

O que está acontecendo é o seguinte, hoje em dia está aparecendo muito programa sendo construído sobre tecnologias Web, como Javascript. Então o aplicativo é meio que uma página web hiper funcional que roda sobre a base de um navegador, geralmente Chromium. Uma ferramenta muito utilizada para fazer tais programas é o Electron, veja o link abaixo para mais informações:

Não estou dizendo que o aplicativo do Whatsapp para PC foi feito exatamente através do Electron, mas se não foi pelo Electron, foi feito por tecnologia similar.

Meu problema com tais navegadores aplicativos é que eles consomem mais memória (tanto RAM quanto ROM) em comparação as suas hipotéticas versões feitas numa tecnologia mais tradicional (C++, Pascal ou até mesmo Java). Como não sou programador (nem sequer sou da área de TI), creio que não tenho muito direito de ficar reclamando dos rumos tomados no desenvolvimento de software, mas como usuário final não gosto de ter vários navegadores abertos ao mesmo tempo, o único navegador que gosto é o Firefox cuja função seja apenas para navegar em páginas Web. Eu mesmo uso muito o Whatsapp no PC, mas a versão Web que me atende divinamente bem e só ocupa apenas mais uma aba, melhor do que mais um trambolho comendo minha pouca memória.

Desculpa, acabei me estendendo demais nesse ponto.

2 curtidas

@Keviny, não consegui localizar a opção acima, mas usei a destacada abaixo e selecionei o WhatsappSetup.exe que copiei da pasta Download para o diretório: /home/d3xt3r/.PlayOnLinux/wineprefix/Whatsapp_Web/drive_c/Program Files .

Iniciou o Wine e deu erro.

image

1 curtida

A configuração do meu Computador da NASA é essa: :rofl::joy::rofl:

Qual versão do wine?

Verifique se o programa é a versão de 32bits e a versão do Wine é essa :thinking:
Caso não der certo tente instalar o dotnet4.6.1

1 curtida

Acho que descobri o porque deste erro, não tinha habilitado a “Permissão” de “Permitir execução do arquivo como um programa”, marcando essa opção inciou porém deu esse erro agora:
Detalhe sempre que clico no botão “OK” e “Fechar,” a aplicação reinicia automaticamente e fica nesse loop eterno… :scream: Tive que encerrar todos os processo referente ao Wine no Monitor do sistema!

@Keviny, você conseguiu escanear o QR Code, conectar e usar a aplicação Whatsapp Web normalmente?

Wine 4.8-staging!

Todos os erros acima foram com o componente “dotnet461” já instalado via PlayOnLinux!

E aí, @D3XT3R, conseguiu por o Pinta pra funcionar com as instruções que te dei?

Cara, a não ser que seu computador seja muito velho, sua configuração é bem melhor que a minha. EU nem sequer tenho placa de vídeo dedicada e ainda assim uso o Microsoft Office 2013 no Windows 7 instalado na máquina virtual enquanto estou com o Firefox aberto no Linux com mais de 10 abas abertas.

Aqui a configuração do computador que faz essa grande coisa:
Screenshot_20190601_190743

2 curtidas

Vejo ao menos três vantagens em desenvolver uma aplicação que rode na nuvem, sem levar em conta custo/tempo de desenvolvimento, infraestrutura e o quão madura está tal tecnologia no momento… também não sou programador, nem ao menos da área de TI, apenas meu ponto de vista como usuário.

Vantagens:

• Poder rodar em multiplataformas (Windows, Mac, Linux, Android, iOS, etc…).

• Estar sempre executando a última versão estável do software, desfrutando dos mais novos recursos, sem a necessidade de instalar, atualizar, desinstalar e reinstalar a aplicação caso a mesma seja corrompida, não precisar se preocupar com o armazenamento interno, em possuir um hardware avançado, ter acesso aos arquivos em qualquer lugar, momento e dispositivo disponível (desde que lógico tenha uma conexão com a internet, esse item poderia ser desmembrado em vários outros pontos positivos).

• E por último uma vantagem para as desenvolvedoras, acabar ou pelo menos minimizar o problema com pirataria.

Se esse conceito estivesse maduro e em prática atualmente, esse tópico não teria nem nascido e pra falar a verdade Sistema Operacional seria indiferente…

Atuo na área de projeto no ramo automobilístico e nessa área posso citar o Onshape (Software CAD, Desenho Assistido por Computador) como um exemplo de software que já nasceu nesse conceito de nuvem, mas lógico que existem outros como a suíte Adobe Creative Cloud, a Google com a iniciativa dos Instant Apps, o Stadia, a Microsoft com a suíte Office 365, etc…

Um novo modelo de negocio, plano de assinaturas para o software: 15 dias, 1, 3, 6 meses, 1 ano ou mais, vitalicia…

Tem um pouco mais de 10 anos, já é um idoso :older_man:, DDR2 de 600 mhz e a placa mãe suporta no máximo 800mhz e também não suporta nenhum processador da serie “i”…