Não estou conseguindo instalar aplicações Windows via Wine que dependem do NET.Framework

Boa tarde pessoal;

Instalei a última versão estável do Wine, para instalar algumas aplicações Windows (Whatsapp Desktop e Paint.NET), ambas dependem do NET.Framework e é neste ponto que está sendo o problema, em nenhum dos dois casos a instalação do NET.Framework prossegui…

Instalação do NET.Framework no Paint. NET
NET)

Instalação do NET.Framework no Whatsapp Desktop
NET%20Framework%20no%20prossegui%20com%20a%20instala%C3%A7%C3%A3o%20(Whatsapp%20Desktop)

Pelas imagens é possível notar que não se trata da mesma versão do NET.Framework, embora a barra de progresso de instalação congele visualmente no mesmo ponto, já a do progresso do download congela em um arquivo diferente!

Gostaria que os senhores me ajudassem com a solução deste problema, desde já agradeço pela atenção de todos!

Tennte instalar o NET Framework via Winetricks, baixe esse programa e use o comando abaixo para baixar e instalar o NET Frameword 4.5:

winetricks dotnet45

image

Tradução (Google Tradutor):

Você está usando um WINEPREFIX de 64 bits. Observe que muitos verbos instalam apenas versões de pacotes de 32 bits. Se você encontrar problemas, repita o teste em um WINEPREFIX limpo de 32 bits antes de relatar um erro.


Usando winetricks 20180217 - sha256sum: 1b156c616174f41df79d72a90c52eb2b110c63a6e8ecb865d303a8f9f0908924 com wine-4.0.1 e WINEARCH = win64
Executando w_do_call dotnet45


erro: o dotnet45 entra em conflito com o dotnet40, que já está instalado.

O programa (ou programas) que você que instalar são 64bits?

Se sua resposta for SIM:

Se você realmente não está conseguindo atualizar o NET Framework, só posso sugerir a você deletar todo esse drive wine (no caso você deletaria a pasta ~/.wine) e desta vez instalaria a versão mais recente do NET Framework (não necessariamente a versão 4.5 que eu citei, use o comando wineticks list-all para ver quais componentes o Winetricks pode instalar pra você).

Se sua resposta for NÃO:

Crie um prefixo 32 bits do Wine. Para isso use o comando abaixo:

WINEPREFIX='~/.wine32' WINEARCH='win32' wine 'wineboot'

Não se esqueça de trocar esse ~ pelo caminho da sua pasta de usuário. Por exemplo, se seu nome de usuário é lucas, então o comando seria

WINEPREFIX='/home/lucas/.wine32' WINEARCH='win32' wine 'wineboot'

Abra o arquivo ~/.bashrc e inclua a linha abaixo (não se esqueça de substituir o ~!).

alias wine32="WINEPREFIX='~/.wine32'"

Para usar o prefixo 32 bits do Wine sempre use o wine32 antes do comando Wine, por exemplo, para executar o arquivo programa.exe você escreveria no terminal:

wine32 wine programa.exe

Agora você só precisa instalar os componentes nesse novo prefixo via Winetricks, vou usar o NET Framework 4.5 como exemplo (isso é só um exemplo, veja se o Winetricks não instala uma versão mais nova do NET Framework).

wine32 winetricks dotnet45

Se tudo der certo, creio que você possa se virar a partir daqui.

Use o Instalador offline

1 curtida

@Natanael.755, assim que tentei instalar as duas aplicações via Wine e o progresso congelou no download do NET.Framework, a primeira coisa que me veio a cabeça e que tentei foi justamente baixar o instalador offline no site oficial da Microsoft, tentei instalar desde a versão 3.5… a 4.7.2 e sem sucesso!
Para falar a verdade a ultima versão 4.7.2 deu uma mensagem de erro durante o processo de instalação, mas concluiu.

Instalador%20Offline%20baixado%20no%20site%20da%20Microsoft

Porém mesmo assim não foi possível instalar nenhuma das duas aplicações, efetuei reinicialização do sistema, baixei o instalador da aplicação novamente e nada, para falar a verdade até piorou, o instalador ao ser executando via Wine já da mensagem de erro instantaneamente!

Mensagem%20de%20Erro

Pensei que o Wine seria a solução dos meus problemas, que com ele conseguiria instalar aplicações Windows, mas no momento esta sendo meu maior problema… :sob:

Ue, tem algo de errado, tá usando como administrador?

1 curtida

E o programa que você está tentando instalar é o Whatsapp Web? Como assim? Por que não usa o do navegador?

O Whatsapp é uma das aplicações Windows que estou tentando instalar e não estou conseguindo!
Não é a versão Web e sim a versão Desktop, veja:

Minha conta é de Administrador, mas não tenho certeza se por padrão ao executar um instalador, o mesmo é feito com privilégio de Administrador!
No Windows era só clicar com o direito do mouse sobre o instalador da aplicação e selecionar a opção “Executar como Administrador”, mas no Linux não sei se existe algo similar, existe?

Nunca execute um programa Wine como administrador

1 curtida

Não consigo usar a versão Web, não acho nem um pouco produtiva.
Na loja de aplicativos de toda Distro existe uma gambiarra onde rodam uma versão Web do Whatsapp em uma janela de aplicação, porém não confio na privacidade e segurança dessa solução de terceiro!

Uso o Whatsapp para fins profissionais.

É a versão Web só que com um “navegador embutido” o electron, o Facebook simplesmente não quer que o WhatsApp tenha suporte ao Linux desktop, só pelo navegador, no entanto uma galera conseguiu fazer rodar a mesma versão do OS X no Electron pra Linux ou seja a versão apesar de ser extra oficial, tecnicamente falando é a mesma Oficial, ela já está com suporte ao tema escuro: Baixe aqui

Pode confiar o equivalente a abrir o Chrome e adicionar o App no menu

Como fazer para não executar como Administrador?

Usa a versão que eu te passei:

Note a linha 59:

A mesma do OS X

Para o Paint .NET considere um programa chamado Pinta, literalmente um clone do Paint .NET

Teoricamente sim… poderia me ensinar como não rodar uma aplicação via Wine como administrador?
Tá aí outra coisa que nunca fiz instalar uma aplicação .AppImage, terei que pesquisar a respeito…

Sim literalmente um Clone, baixei da loja de aplicativos do Mint e o Clone não é funcional!!! :rage: :triumph:, faz um rabisco e já não funciona mais nada…
Será que tem como instalar ele via repositório?