Não somente o Google e a Microsoft mas como também o próprio Facebook quebra essa privacidade porque cargas d’agua, tudo que você curte seja postagem ou até página, a própria rede social sabe do seu gosto e faz as sugestões.
Ouve um caso de um usuário no FB que relatou uma mensagem bizarra no celular dele, ele tava fazendo aquelas coisas com a namorada e quando eu terminou passando um tempinho ele recebeu uma notificação do google escrito “fique esperto, use camisinha” como assim vei?
Caramba, até o google dando conselhos para jovens dinâmicos wtf
Tecnicamente temos o AOSP que é a base das ROMs custom.
No android vc não necessariamente precisa de uma conta, eu não uso por ex. Não uso nada do google, a não ser o YT(mas nunca logado, até pq não tenho conta). Tenho outras medidas contra as bigtechs, mas é aquilo, quanto mais longe delas, mais isolado você fica e mais ‘engessado’ vai ficando suas interações com certos serviços, mesmo os que não são fornecidos por elas. Vai do modelo de ameça de cada um, todos tem sua balança interna.
Também, já usei o smartphone sem estar logado.
É uma escolha entre privacidade e comodidade.
Mas, dá pra usar, perfeitamente.
Lembrei de uma vez que, por curiosidade, estava lendo comentários de avaliação da Alexa (não tenho a mínima vontade de ter).
O cliente feliz gravou um vídeo, pedindo a Alexa para baixar a intensidade da luz e colocar música romântica. Após “obedecer”, a Alexa respondeu: “cuidado, saf**inho, estou escutando tudo”. E o sujeito riu da resposta. Pensei: o idi*ta mal se dá conta de que o que ela disse é verdade.
Nem ferrando veio KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E o maluco se pagou tanto de inocente
ele recebeu uma notificação do google escrito “fique esperto, use camisinha”
Golpe da barriga?
Agora voltando a conversa sobre o youtube que vai exibi anúncios durante as pausas o usuário poderia configurar como esses anúncios podem ser exibidos ou o tipo do anúncio como por exemplo:
Eu gosto de pesquisar sobre jogos, vídeo-games, novos hardware de PC, linux e o meu favorito é claro que é o maravilhoso sistema operacional melhor do mundo o peppermintOS.
Já que o YT exagera nos anúncios, seria ótimo se tivesse como configurar os tipos de anúncios para esse propósito, assim não ficaria tão chato as propagandas.
Até o que você fala no microfone do seu celular o Facebook usa. Lembro de uma vez que estava eu e um colega de trabalho conversando sobre um assunto, e horas depois quando cheguei em casa, tinham diversos anúncios no Facebook relacionados a esse assunto.
Wtf bicho, isso pra mim é novidade, não sabia dessa
O google só perde para as fofoqueiras aqui da minha rua, elas tem uns 500GB de ram kkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKK só se for de 1TB
Se juntar o linux, windows, google e facebook eles ainda ficariam pra trás das fofoqueiras kkkk
Só no Youtube, tem essa quantidade bloqueada e é uns 12%
Quem pára pra pensar percebe que o modelo de negócios do YouTube é difícil de monetizar. Aliás, os serviço de streaming estão sofrendo como um todo.
O nosso sistema foi criado com base no paradigma de obter ganhos de escala pela produção de bens através da serialização, conhecido como revolução industrial. A partir do momento que os bens passaram a ser digitais e facilmente duplicáveis, esse paradigma não consegue ser aplicado. A saída apresentada atualmente é o serviço por assinatura com conteúdo protegido (criptografado especialmente para cada usuário, dificultando a duplicação não autorizada). O YT (e outros serviços de streaming de conteúdo não protegido) é atingido fortemente justamente por não poder fazer essa proteção criptográfica, ou em outras palavras, por permitir difusão para dispositivos não logados.
Por outro lado, embora a monetização seja bem difícil através da atividade fim (tele difusão), ela acontece na outra ponta: Com praticamente o monopólio do mercado, as informações de cada usuário pode ser monitorada, mapeada e vendida para outras empresas. A informação dos vídeos vistos, pesquisas na internet, sites visitados, info de celular e outras ainda que nem consigo imaginar, ficam consolidadas no mesmo grupo. O dinheiro vem mesmo dos anúncios e sugestões da pesquisa google. Colocando de outra forma: o YT não precisa dar dinheiro, ele precisa fornecer informações sobre cada um para serem monetizadas quando essa pessoa pesquisa (ou em anúncios direcionados).
Isso partindo do pressuposto que o google é uma empresa ética e não está usando essa informação para seu próprio benefício, onde há muito questionamento e teorias conspiratórias sobre enviesamento de seus algoritmos não auditáveis.
As pessoas esforçadas (que se mantêm incógnitas ou usam bloqueadores) são a pequena minoria. As outras que “apenas usam” são aquelas de interesse.
A tática do Google foi clara, fornecer bons serviços de fachada sem possível concorrência, monopolizar o mercado e coletar o máximo de dados possível. Depois de monopolizado, precarizar o produtor de conteúdo e sugar o máximo possível dos que consomem.
Aliás, não só o Google fez isso, Amazon, iFood, Uber, Meta, etc etc etc… Tá cheio de exemplos. Os caras fornecem um serviço subsidiado muito barato pro consumidor, quebram toda a concorrência e “obrigam” (não tem escolha já que todo mundo tá usando o negócio) praticamente todo mundo a usar o aplicativo deles, depois que já tá consolidado o monopólio vão sugando cada vez mais do trabalhador e do consumidor. Entregador de iFood e motorista de Uber tão cada vez mais f* e o serviço ficando cada vez mais caro e ruim.
Você falando disso, acabei me lembrando desse post:
https://sol2070.in/2024/02/bostificação-enshittification-cory-doctorow/
Ainda não li esse livro dele mas concordo plenamente. Vou ver se consigo colocar na minha fila de leitura aqui.
Fui fazer uma pesquisa aqui no Google agora pouco e me lembrei desse tópico. Apareceram, literalmente, TODOS os resultados de propaganda ou baboseira gerada por IA. Fui até quase a terceira página e não tinha um resultado relevante. Fiz a mesma pesquisa no duckduckgo e logo na primeira página encontrei.
Acho que vou experimentar esse tal de DuckDuckGo