Não está fácil pra ninguém: youtube exibirá anúncios durante as pausas

Não tá fácil nem para quem usa a deep web e dark web, pois lá você entra num site e o servidor te direciona para outro sem ter nada haver.

1 curtida

Porque tecnicamente é obrigação mesmo. Usar adblock viola os termos de uso da plataforma. Legalmente, a utilização do serviço é um privilégio, e não um direito. Ou seja, o Google pode bloquear o seu acesso e até mesmo excluir a sua conta por violação de contrato (embora muito dificilmente o faça no caso deste último cenário).

Putz… e la se vai o meu histórico de gaymeplais do Minecraft registrado no meu histórico do YouTube :rofl: :rofl:

Brincadeiras a parte, eu entendo que os anúncios são o sustento para os criadores de conteúdo, porém, essa forma que eles estão aderindo é um verdadeiro esculacho ainda mais que nem todo mundo tem saco para ver anúncio completo. Dá pra relevar uns 15 segundos, até 1 minuto de propaganda… Mas hoje em dia, tem gente que bota até anúncio de mais de 2 minutos… ai sim eu diria que esse tempo de anúncio ou mais é um teste de resistência para não cairmos para o asilo arkham :rofl:

4 curtidas

Eu concordo que a situação dos anúncios no YouTube e em outros lugares tem se tornado abusiva. E eu diria que o principal problema é a qualidade dos anúncios em si: se você é brasileiro, a chance de ver coisas como “jogo do tigrinho”, bets esportivos e outras pragas é de 100%. Fora os anúncios com “música” de gosto duvidoso. Então existe um problema de ética grave por parte das redes de anúncios (e do Google) por estarem permitindo esse tipo de coisa. Protestar e querer bloquear isso é perfeitamente compreensível e válido.

Por outro lado, o Dio e outros produtores de conteúdo não têm culpa, e prestam um serviço de grande relevância para a sociedade. Ao bloquear os anúncios em sites como este e o YouTube, o produtor do conteúdo também sofre (e pode acabar aumentando o número de anúncios para tentar compensar). Os fóruns Diolinux Plus e Clube do Hardware são, inclusive, atualmente deficitários: mesmo contando com poucos anúncios, o percentual de pessoas com adblock ativo é imenso.

Enfim, essa é uma discussão extremamente complexa e que já ocorreu aqui no Diolinux em outras ocasiões. Acho que existem os dois lados. Acho também que existem dois tipos de pessoas: aquelas que realmente deixariam de usar o adblock se a situação dos anúncios melhorasse, e aquelas que continuariam usando de qualquer forma (o adblock já existe há muito tempo).

Eu, pessoalmente, optei por não usar adblock no computador. No celular comecei a usar (apenas no navegador, ou seja, sem bloquear o YouTube) por um motivo simples: meu smartphone é muito antigo - ou seja, limitado - e eu uso pouco. Ao invés de comprar outro, melhor economizar cada pedacinho de poder de processamento - que não é muito - e rede ao carregar páginas na web. :wink:

8 curtidas

Eu concordo que a situação dos anúncios no YouTube e em outros lugares tem se tornado abusiva. E eu diria que o principal problema é a qualidade dos anúncios em si: se você é brasileiro, a chance de ver coisas como “jogo do tigrinho”, bets esportivos e outras pragas é de 100%. Fora os anúncios com “música” de gosto duvidoso. Então existe um problema de ética grave por parte das redes de anúncios (e do Google) por estarem permitindo esse tipo de coisa. Protestar e querer bloquear isso é perfeitamente compreensível e válido.

Eu só digo que o dono da Google deve apostar na Blaze e ta buscando os trocados :rofl: :rofl: :eyes:

Eu discordo:

Alphabet (NASDAQ:GOOGL) Second Quarter 2024 Results

Revenue: US$84.7b (up 14% from 2Q 2023).
Net income: US$23.6b (up 29% from 2Q 2023).
Profit margin: 28% (up from 25% in 2Q 2023).

YouTube advertising revenues of $8.7 billion were up 13%, driven by brand, followed by direct response advertising.

Isso é só o Q2 de 2024. A google vem minerando dados de todos os seres humanos no mundo há ~20 anos, agora, com o advento da IA, os caras tem O MAIOR DATAPOOL jamais visto na história do universo, e eu vou perder meu tempo tendo que assistir anúncios pq o YT tá falindo? Nós pagamos pelo YT, sempre pagamos e sempre pagaremos, mas não com dinheiro diretamente.

5 curtidas

O que é muito pior que pagar com dinheiro.

6 curtidas

O valor que o Google repassa para os produtores de conteúdo por vídeo depende da quantidade de pessoas que assistiram ao determinado vídeo sem o uso de adblock.

A questão aqui nunca foi “ajudar” o Google - que é uma empresa com graves problemas de ética. A questão é não retirar do valor repassado ao Dio e outras pessoas que colaboram - e muito - com conhecimento gratuito para a sociedade.

É evidente que há problemas com o próprio sistema de monetização em si (tanto aquele que está visível quanto o que não está). Mas tem muita gente no meio do “fogo cruzado” entre o Google e os adblocks e é importante colocar isso no debate.

4 curtidas

Dizem que o comercial é a alma do negócio mas para isso acontecer teria que ter um pouco de ética para ambos os lados pois assim todo mundo sai ganhando porém não é o que acontece na prática, o android por exemplo, os jogos gratuitos tem anúncios dentro do game, imagine vocês se a steam fizer o mesmo?
Agora o que mais me chamou atenção foi a netflix que criou um plano onde você paga para assisti filmes e séries junto com anúncios e propagandas.

3 curtidas

Isso é verdade. A questão é como nossa mente funciona. O excesso de anúncios afeta a emoção das pessoas, provocando uma forte reação adversa. E, no fim, as pessoas agem pela emoção e não pela razão.

4 curtidas

Não sou YTber, mas já vi muitos dizendo que não, não importa para eles se você viu ou não o anúncio, o importante mesmo é o engajamento. Mesmo se vc não viu, se o vídeo teve engajamento, outras 10 vão ver e, dessas, 8 não tem ADB.

Até por que, não faz sentido, e simplesmente não é justo, um criador não receber por uma view que existiu, mas o YT foi “incapaz” de entregar o anúncio. O criador cria o conteúdo, mas quem monetiza é o YT, é problema do YT entregar os anúncios direcionados.

É só analisar criadores que tem público mais técnico, 70% do público estará usando ADB(por exemplo). Você acha que a receita dele vai ser -70% das views totais? Isso é conversa justamente para o pessoal ter “pena” dos criadores e parar de usar ADB. edit.: Aparentemente, sim, me enganei.

Enfim, se eu sentar para mexer no seu PC, vou sair deixando o uBO instalado :slightly_smiling_face:

1 curtida

Sim, isso é compreensível. E minha mensagem acima não deve ser vista como algo para “demonizar” o uso de adblocks. Eu mesmo afirmo que existe sim abuso por parte do Google. Eu acho lamentável ver anúncios como o “jogo do tigrinho” rodando por aí.

Existe um problema na própria maneira com que o mundo digital foi estruturado. Mas essas coisas não se resolvem de uma hora para a outra.

O uso de adblocks impacta sim e muito na receita recebida pelo YouTuber, assim como já foi dito pelo próprio Dio aqui no fórum:

“Eu entendo o problema do YouTube com bloqueadores de anúncios, a gente mesmo tem esse problema, pelos dados do analytics quase entre 40-55% das views do canal não são monetizadas por causa de ad-block e semelhantes dependendo da época…”

Cito também o relato do Gabriel Torres sobre o Clube do Hardware: Os efeitos do “adblock” no Clube do Hardware - Redes - Clube do Hardware

Não é justo, mas infelizmente é assim que funciona. O lado mais fraco é sempre o que sente a maior pancada.

“O machado esquece; a árvore recorda.”

Imaginar que usar adblock não afeta negativamente seus criadores de conteúdo preferidos é uma ilusão.

Como eu disse, não estou condenando o uso do adblock, porque há sim um abuso que justifica isso. Inclusive eu mesmo citei que estou usando adblock no celular (uBO). Mas também não dá para simplesmente ligar o adblock pensando que o “alvo” é apenas a Alphabet.

6 curtidas

Pessoalmente sou desse tipo. Quando eu usava o Vivaldi, eu deixava o Adblock desativado por padrão e apenas ativava ele naqueles sites que abusavam muito dos anúncios.

4 curtidas

Hoje em dia uso mais adblock por conta desses fatores citado, quando não tem muito anúncio abusivo, eu deixo desativado.

3 curtidas

Se ao menos os anúncios fossem relevante com o tipo de conteúdo que você está assistindo no Youtube tipo assisitir um vídeo no Diolinux e ver anúncios da Red hat como acontece no X/Twitter. Mais não, aparece a porcaria de um video do triguinho ou uma influencer semi-nua com alguma musica funk ridícula oferecendo algo. Isso da um Adblock na certa.

5 curtidas

É uma pena… O pior é o seguinte, estamos argumentando aqui e tal, mas o YT assim como o Google são empresas privadas que não tem que dar satisfação a ninguém além de seus acionistas. “Tá achando ruim? Muda de plataforma, se é que tem alguma igual melhor que a nossa.” Esse é o poder do monopólio. No mais, manterei e continuarei incentivando o uso de ADB, hora ou outra o YT vence essa guerra, mas morrerei lutando!

4 curtidas

Pois é. Isso acontece porque, mesmo com a sua conta logada, o algoritmo é preparado para inserir, com uma certa probabilidade, vídeos que estão “bombando” no seu país ou até mais localmente. E o valor que o anunciante pagou certamente interfere nessa probabilidade. A (baixa) qualidade dos anúncios me incomoda bem mais que a quantidade, para ser sincero. E isso tem piorado.

É triste ver isso. Tanto em termos do funcionamento do algoritmo quanto em termos da situação do País. Esses cassinos e sites de apostas esportivas, em especial, estão faturando horrores no Brasil, e se aproveitam bastante da liberdade que têm para anunciar. Nenhum desses anúncios deveria ser permitido.

A realidade é bem essa mesmo: no fundo, eles não dão a mínima para nós. Tanto para os usuários quanto para os produtores de conteúdo.

Não sei se você alguma vez precisou depender do suporte deles também. Se você tiver qualquer dúvida ou problema, é difícil sequer conseguir contato com um ser humano para te auxiliar.

Enfim, é uma situação muito complicada. Virou, de fato, um monopólio, e é difícil encontrar uma saída para fazer pressão sem prejudicar os criadores de conteúdo. Até existem outras plataformas de vídeos com proposta semelhante, mas ainda estão engatinhando.

5 curtidas

Foi por essa razão que os estados unidos até hoje ficam irados com os chineses pois eles construíram o próprio youtube com o nome YUU**(o nome do site de vídeos deles é um pouco forte de dizer)
Além é claro que eles não mais dependem dos recursos do ocidente como google, windows já que eles criaram tudo para si próprio.

Nota: É o que dizem.

3 curtidas

Mas a China é a China e o mundo é o restante, não dá pra levar em consideração. Mas é isso, todos estamos na corrida dos ratos.

2 curtidas

Uso um fork dele com root :grin:

Se eu tivesse opções para abandonar o google eu faria sem nem pensar duas vezes começando pelo meu celular que usa android para colocar outro sistema pois não me entra na cabeça o google saber de tudo o que a gente faz por aí, só basta ter o celular conectado a rede e uma conta no gmail e assim o google sabe de todos os seus passos. Ouve um caso de um usuário no FB que relatou uma mensagem bizarra no celular dele, ele tava fazendo aquelas coisas com a namorada e quando eu terminou passando um tempinho ele recebeu uma notificação do google escrito “fique esperto, use camisinha” como assim vei?

Pois é, acabou a privacidade, o google já fazia isso a muito tempo e depois veio a microsoft com o seu recall.

6 curtidas