O youtube está implementando um novo formato de publicidade, que exibirá anúncios diretamente na tela do player quando o vídeo for pausado. Ela já foi aprovada nos testes e mostrou-se bastante eficaz, atraindo um grande número de empresas interessadas.
O objetivo dos anúncios pausados é oferecer uma experiência de usuário menos intrusiva, mas não se sabe se este novo formato substituirá os anúncios tradicionais, que interrompem a reprodução dos vídeos.
É importante acompanhar os próximos passos da empresa para entender como essa nova modalidade de publicidade irá se integrar à plataforma e quais serão os seus impactos a longo prazo.
Não há nada mais irritante do que ter o vídeo interrompido com propaganda. Mas o youtube tem de dar dinheiro e, como sempre digo, não existe almoço grátis.
Portanto, se obter uma experiência realmente suave, assinar o plano básico pode ser o melhor caminho, comparando-se com a quantidade de conteúdo que se tem.
Eu: pauso o vídeo para ir ao banheiro
YT: toca um anuncio
Eu: volto e dou play
YT: … (that’s illegal)
Piadas aparte, esse tipo de tática é simplesmente frustrante do lado do cliente. Eu sei que não existe almoço grátis, mas o YT na posição de dominância total do mercado, certamente poderia recorrer a outros métodos, 2 anúncios de ~15-30s seguidos, anúncio no meio do vídeo, anúncio quando pausa… Assistir um vídeo de 1h no YT, hoje, é o mesmo que assistir um programa na TV aberta.
Fora isso, para que quer escapar enquanto ainda é tempo, recomendo invidious(web/desktop) e NewPipe no android.
Para celular, o projeto ReVanced é fenomenal também: a proposta é fazer patches no app original do Youtube para remover ads e ter uma experiência nativa ao mesmo tempo.
Eu não sei se essa informação procede mas os navegadores mais utilizados são o firefox e chrome e suas configurações de privacidade de banir anúncios e bloquear sites indesejados não resolve em nada, o recurso não funciona, exceto o “Opera e Vivaldi”.
Até agora não fui barrado com propagandas no navegador vivaldi no YT e Dailymotion.
Apesar que eu já fui notificado pelo YT para eu permiti a exibição de anuncios como se fosse obrigação.
Uso firefox e tanto no Linux quando no Windows ele tem funcionado. Eu uso ublock origin e o privacy badger juntos, não testei se é a combinação dos 2 que funciona ou somente um dels já seria suficiente.
Só está faltando um concorrente à altura e as pessoas desapegaram para o YouTube perder o posto, vivem dificultando a vida do usuário, vejo todo mundo reclamando, o Google ignorando e ninguém fazendo nada para a mudança pró usuário.
O mais engraçado disso tudo é a Netflix que também tá na onda de propagandas e anúncios, ela criou um plano que você, nós pagamos para vê comerciais, anúncios e propagandas, exceto para quem já é antigo na assinatura que é o meu caso desde 2020 que ainda pago o plano básico que hoje não existe mais para os novos assinantes.
No pc eu uso o uBlock Origin a muito tempo, porém teve um problema no inicio deste ano com os blocks, assinei o premium só para não ter anuncio no pc e principalmente no celular que é complicado de driblar (iphone).
De bônus tem a opção de rodar vídeo em segundo plano no celular.
Será que esta modalidade de anuncio vai abranger o premium?
Eu simplesmente decidi pagar o YT premium, é minha plataforma preferida de consumir conteúdo, simplesmente intankável não pagar ou por bloqueador de anúncio. Até nos conteúdos os caras põe propaganda.
Porque tecnicamente é obrigação mesmo. Usar adblock viola os termos de uso da plataforma. Legalmente, a utilização do serviço é um privilégio, e não um direito. Ou seja, o Google pode bloquear o seu acesso e até mesmo excluir a sua conta por violação de contrato (embora muito dificilmente o faça no caso deste último cenário).
Como mencionado anteriormente, essa restrição contratual existe justamente porque o YouTube precisa gerar receita para pagar os produtores de conteúdo, os custos de operação e os acionistas.
Não chegou a durar nem um dia e já driblaram isso.
A internet no geral e praticamente impossível navegar sem bloqueador de anúncios, diria que 90% dos sites são insuportável com anúncios invasivos e a impressão que dá que não mudou nada de quando não existia adblocks.
Sei que muitos dependem de anúncios para sobreviver, mais tem que ter um bom senso também, do contrario não perca seu tempo com internet.
Exatamente. Antes, os anúncios eram toleráveis. Mas, a coisa foi a tal nível que as páginas ficavam pesadas e imagens saltando na tela o tempo todo. No Youtube, a história não foi diferente.
"Toda ação provoca uma reação de igual intensidade e direção, porém, em sentido contrário.”