Tenho dois HDs na minha máquina, em um eu tenho o Ubuntu e no outro o Windows 10. Fui instalar o Pop!_OS no lugar do Ubuntu e simplesmente não foi. Seleciono o HD na bios e ele entra no Windows direto. Fiz tudo certinho na instalação, no Easus Partition Tools o HD aparece todo particionado mas a instalação não acontece. Já é a terceira vez que tento e não consigo. Alguém pode me ajudar?
Olá @anon291687 tudo beleza?
É possível que você esteja tentando instalar o Pop! com UEFI em um sistema configurado para usar BIOS. Para verificar se o HD está como BIOS ou GPT é bem simples, inicie o computador usando um live pendrive - como o que você deve ter usado para instalar - abra o Gparted e clique em “View > Device Information”.
Será exibida uma nova aba onde poderá ser visto o formato do HD que deverá ser MSDOS ou GPT.
Sugiro dar uma olhada neste tópico.
Opa, tudo bem? Reinstalei o Ubuntu aqui e segundo o gparted o HD é gpt. Eu sou leigo nesse assunto, o que faço a seguir pra poder instalar o Pop? Quando eu “instalo” ele, uma das partições que ele cria fica visível no windows. Sabe o que pode ser?
Em tese não há segredo, basta gerar um pendrive e seguir as dicas do instalador.
Talvez este vídeo te ajude.

É que eu sigo tudo certinho (é bem intuitivo, não tem como errar) e no fim ele não é instalado. Meu PC não lê o POP. As outras distros são instaladas com êxito, só o Pop que não.
Às vezes acontecia isso comigo. Resolveu quando eu utilizei o Rufus para criar um pendrive bootável.
Olá @anon291687 Não entendi muito bem o que está acontecendo!
Você criou um pendrive da live do PoP presumo, ai efetuou o boot com o PoP no seu computador certo, porque ao invés de particionar no Easus você não particiona no próprio instalador?
Em que ponto exatamente falha a instalação?
Saudações,
Gabriel (Utherbone)
Eu não particiono o HD no instalador. Tenho 2 HDs no meu PC. Um eu uso pro Windows e outro pro Linux. Outras distros eu consigo instalar no HD destinado ao Linux mas o Pop eu não consegui por alguma razão que desconheço. Usei o Rufus primeiramente pra fazer um pendrive bootável e depois o Etcher e deu o mesmo problema. Eu faço a instalação normal do Pop, escolho o HD certo e na hora de reiniciar, o PC vai direto pro Windows. Ele não “lê” o HD que foi instalado, ou seja, simplesmente não instala. E pelo Windows, vendo através do Easus Partition Tools o HD do Linux ta todo particionado e uma das partições ta em NTFS. Eu só queria saber porque isso acontece e o que eu faço de errado pra poder instalar o Pop direito.
Já que vc disse que mesmo selecionando o HD no boot ele entra no windows, experimente desligar o HD que está com o windows e veja o que acontece, ou ainda, faz a instalação com o HD do windows desligado e veja se o POP sobe.
Confira se não há uma tecla no seu computador para abrir uma lista de opções de boot, comigo foi necessário fazer isso. No meu caso, é um Acer, então a tecla dedicada para isso é F12, se não me engano no Dell também (ajudei um amigo meu com isso hoje).
Outra coisa, eu instalei o Pop em UEFI mesmo, além do mais você deve desmarcar a opção de “security boot” na BIOS. Posso estar enganado, mas pelo que li (acredito que no Pop Planet) o Pop não roda em securty boot. Então eu faria o teste: colocaria em modo UEFI, ao invés de Legacy, e desmarcaria o securtiy boot. Além de testar a tecla de boot.
O “security boot” já estava desmarcado. Como instala em UEFI? Tentei de novo e não consegui
n consegui tb nem em dual boot nem em vm
Voce nao estao entendendo o problema. É o mesmo do meu. Na hora de formatar o pen drive pra partiçaõ GPT lê, o RUFUS não esta dando essa opção quando a iso eh o Pop OS 19.70. O Rufus só ta permitindo gravar para particoes com MBR. O que é muito esquisito pois meu note tb esta com UEFI habilitado e o secure boot desativado. Tive q ir pra outra distro
a partição de boot dele tem que ser mais de 700Mb com 500Mb da erro, na minha se me lembro bem coloquei 800Mb
Eu consigo chegar até a tela de configuração das partições, mas paro ali. O sistema simplesmente não ativa o botão para instalar se eu não tiver um disco GPT.
Já criei as partições seguindo todos os tutoriais disponíveis na internet, dos mais recentes aos mais antigos.
Criei as partições:
512Mb para boot usando fat32
8000 para swap
E o restante do disco para root.
Atualmente tenho Windows 10 na máquina, e gostaria de fazer um dual boot.
Mas o sistema mostra a seguinte informação para o disco de boot: “efi partition is not on a gpt disk”, ou seja, a partição não está em um disco gpt.
O problema é que não encontrei ninguém que tenha passado por isso no Google, ao menos até agora.
Será que alguém aqui no fórum já passou por isso?
Desde já, obrigado!
Encontrei pessoas relatando a mesma situação, mas em inglês.
https://www.reddit.com/r/pop_os/comments/9tkar6/trying_to_install_pop_os_in_dual_boot_with_win10/
Numa wiki de terceiros, obtive a informação de que o instalador utiliza GPT por padrão e, aparentemente, não é compatível com o esquema de particionamento pré-EFI.
Sendo assim, algumas perguntas:
- Realmente precisa ser o Pop!_OS?
- Você está disposto a refazer o particionamento (particionamento destrutivo, pois apaga a tabela existente)?
- Se estiver disposto a refazer, já verificou se a sua máquina suporta inicializar via EFI?
Muito obrigado por sua contribuição!
Eu não preciso do Pop OS obrigatoriamente. Preciso de uma distro Linux porque quero sair do Windows aos poucos. A maioria das aplicações que eu uso funcionam via navegador. Não tenho motivos para me manter usando Windows. Vou instalar o Ubuntu ou Mint.
Mais uma vez, obrigado!
A dica que vejo o pessoal dando é criar uma nova partição EFI somente para o Pop.
Mas atente que se o windows estiver instalado em modo legacy, você precisará instalar o seu gnu/linux também em modo legacy!
O disco não aparece como opção de boot, na bios ?
Quero dizer, no mesmo lugar que você escolheu dar boot no pendrive, não aparece o outro disco ?
Mesmo em discos diferentes, Rui ?