Não consigo dar boot em UEFI

Galera, estou com um enrosco bem chato aqui e queria saber se tem alguém que consiga me ajudar.

  • Tenho 3 partições ext4 para distros Linux + 1 só para /home e 1 com o Windows.
  • Uso o Manjaro Gnome como OS principal, mas ainda necessito ter o Windows ali reservadinho.
  • Estava afim de reinstalar as distros que estava usando nas ext4, mas começou a dar uns bugs estranhos no final da instalação, especialmente no Manjaro usando o Calamares.
  • Só sei que era algo relacionado ao grub… que dava algum erro ao instalar ele, algo assim.
  • Lendo alguns tópicos na internet comecei a concluir que deveria ser algo relacionado ao UEFI.
  • Desativei o UEFI para instalar o Manjaro. Instalou certinho, ok, blz, obrigado… porém, ao reativar o UEFI na BIOS, a máquina não dava boot em nada mais.
  • Criei o pendrive de boot de várias maneiras e garanti que estava em GPT… garanti tbm que no final, o pendrive teria lá a partição EFI, mas mesmo assim dava fail.

Que tá rolando??? Alguém pode me ajudar?
Estou quebrando a cabeça aqui e não faz sentido eu criar um pendrive bonitinho em GPT com partição EFI (usando o Etcher) e ainda assim não dá boot, mesmo com o UEFI ativado na BIOS.

Talvez esse print ajude a identificar algo.

:point_up_2:t3: Obs.: Notei que no pendrive, está ‘dos’ como rótulo, ao invés de GPT como eu deixei ajeitado via gparted. Como fazer com que o criador de imagem não ‘delete’ o GPT?

Em poucas palavras: esse DOS, deve ser do iniciador do grub, depende qual App vc usou, já que pode ser, que esteja escrito tipo, até UNetbootin’, é tecnicamente impossível, virar DOS ao invés de GPT, exceto se o app que fez o pen drive bootável, fez algo…

Já se tem como instalar Manjaro no UEFI, até agora não tenho certeza (mesmo eu estando no Manjaro XFCE última versão)

Mais Detalhado:esse DOS acho que é do grub… Já na parte de colocar UEFI, acho que o linux não suporta UEFI, já que eu já tive o mesmo problema, aí fui tentar deixar minha BIOS o mais legacy possível, e, é o único jeito até agora que, eu consegui instalar o manjaro no meu PC, mas, pode ser que um dia, fazem UEFI em linux… Talvez… Mas acho que isso, ser oficialmente poderá demorar muito, mas isso ainda não tenho certeza, mas, só sei até agora, no caso o método, desse jeito sem a UEFI… Mas o Linux Mint se não for engano, pode ser que suporte o boot rápido, mas, eu não sei… Mas já que quer instalar o Manjaro Gnome, e eu instalei já Manjaro XFCE, consegui instalar, só desse jeito mesmo… Ainda não sei se tem como instalar com UEFI, mas acho que esse método, irá existir um dia, mas, como falado umas vezes, não tenho certeza

Não consigo listar como orientado no seu comentário. Talvez pq a indicação seja para rodar isso via terminal de live-usb. Seria isso que vc chama de “terminal virtual”? Se sim, ao conseguir listar, faço o que depois?

Agora eu estou com o Manjaro instalado em legacy e estou rodando de boas, mas ainda não consigo rodar o pendrive bootavel em UEFI para poder instalar neste modo como seria o correto, inclusive para eu poder iniciar o Windows 10 que está aqui, mas inacessível por enquanto.

Vc só vai conseguir listar o conteúdo do efivars se tiver dado boot por UEFI. Daí tanto faz se vc deu boot por pendrive ou se está na própria instalação via terminal virtual (Ctrl+Alt+F1…F6). Mas esse procedimento seria um chute meu porque não conseguiu terminar a instalação em modo UEFI.

Teoricamente se vc tinha a instalação anterior em UEFI, disco com partição GPT e partição EFI com o grub de qualquer distribuição, vc consegue manualmente iniciar o seu manjaro em modo UEFI…

Mas como o seu problema é conseguir iniciar o computador com o pendrive em modo UEFI, só vejo alguma configuração errada na firmware, ou então bug da firmware, ou pendrive defeituoso, ou pendrive confeccionado da forma errada…

Uma vez eu quis instalar todas as distros que gostava no meu pc junto com o Windows que ficava em outra parte. Basicamente, eu pegava o disco, dividia no meio, uma parte era pras distros linux e outra era pro Windows e suas partições. Isso deu um bug terrível, onde o kernel panic comia solto. Identificava o Ubuntu, mas cadê que ele abria?

No final, o problema era a partição do Win, pois mesmo tendo deixado uma só EFI pro Linux e uma só distro instalada no restante, o problema persistia.

A solução: entrar no gparted, recriar a tabela de partição em GPT (isso zera o seu disco), refazer as partições e abandonar o Windows. Sim, deixei o Windows por causa desse problema, e uso em VM caso necessitar.

Pode ser que você tenha sucesso fazendo isso e reinstalando o Windows primeiro, depois instalando suas distros em uma única EFI, se todas usarem GRUB. Garanta que está sendo instalado seu sistema na EFI correta, pois quando tem mais de uma o instalador se confunde (Ubiquity, Calamares, you name it).

Tive exatamente o mesmo problema que você. Desativei boot por UEFI no setup (opção: Legacy only), e depois não consegui voltar com o boot EFI, vou compartilhar minha experiência.

Na minha MB (Asus X-99 Pro), por algum motivo, não consigo usar boot UEFI nas portas USB3. Em resumo, este foi o meu maior problema para descobrir. Minha solução foi:

  • Habilitar CSM (Compatibility Support Mode) no Setup, e selecionar “UEFI and Legacy Boot”
  • Excluir a chave PK para desabilitar o “Secure Boot”, e selecionar OS Type “Other OS”
  • Entrar no sistema usando um Pen Drive com UEFI plugado em uma porta USB 2.
  • Executar ‘chroot’ e re-instalar o GRUB em modo UEFI a partir do meu sistema original (Arch Linux).

E só então, consegui inicializar o sistema usando UEFI no Linux sem problemas.
Se precisar de mais detalhes com qualquer passo, eu posso esclarecer.

Boa sorte!

Estou suspeitando que é necessário desabilitar o “secure boot” na BIOS… mas segura esse rojão: a tela do meu notebook está quebrada e dependo do monitor ligado por HDMI, porém o notebook não se comunica com o HDMI com a tampa aberta no comecinho da inicialização, qdo preciso do teclado para iniciar tela do firmware.

Se a encrenca for essa mesma, terei que esperar chegar o teclado USB que comprei para poder fazer o boot no notebook com a tampa fechada. A não ser q alguém aqui conheça algum comando via terminal para reiniciar a máquina direto para o firmware, pois no Windows, sei que esse comando existe… é algo como “shutdown.exe /e /o”.

Pois é… teoricamente rsrs. Eu tbm tinha essa certeza até dar o bug.

Existe somente se vc estiver em uma instalação UEFI!

Em legacy estou conseguindo entrar no KDE Neon que havia instalado previamente em UEFI. Achei que isso não era possível.

O GRUB maroto instala-se em UEFI e em legacy, afinal o header do particionamento GPT preserva o primeiro bloco do disco, conhecido como MBR. Provavelmente seu disco tem a partição de 1 MB para o “biosgrub”.

Meu disco não tem partição de 1mb.

Whatever… tô com uma buxa aqui que não sei como resolver rsrs.

Você tinha desativado o secure boot antes de começar a instalar o sistema? No youtube vi o pessoal dizendo que tinha que desligar antes pra conseguir instalar tranquilo :blush:

Talvez seja algum bug no firmware… Talvez tenha que usar a opção “Load factory defaults” para tentar um “soft reset” na firmware, ou se não der certo, fazer um “hard reset” com o processo de “Clear CMOS” através de jumpers na placa mãe.

Porém procedimento esse pode perder todas as entradas já configuradas na NVRAM, mas pode resolver… Seria a última tentativa, depois de mexer nas configurações possíveis e imagináveis da firmware.

Um outro grande problema é que a tela do meu notebook está quebrada e só consigo ver metade do menu do firmware, pois essa parte do boot não aparece na TV conectada via HDMI. Por enquanto não consigo visualizar as opções de secure boot, mas posso dizer que isso nunca foi um problema para eu formatar e instalar OS.

Pois é… estou considerando zerar minha máquina por total. Por enquanto estou aguardando chegar meu teclado para poder dar boot do firmware, visualizar na TV e verificar qq configuração zuada… ou então a esperança de que alguém apareça por aqui conhecendo uma solução.

Consegui!

Chegou o teclado e consegui dar boot pelo monitor ligado no HDMI e visualizar toda a tela do firmware.

Fiz várias alterações e uma delas era uma função chamado algo como “reset secure boot configuration” e deu certo. Consegui bootar o pendrive do Manjaro criado com UEFI.

…porém, estou com um outro problema que eu meio que esperava. O Windows 10 não aparece no GRUB. Fiz vários procedimentos encontrados neste e em outros foruns, como por exemplo reinstalar o os-probe… e nada. Alguém sabe como configurar/corrigir?

Dá uma olhada o que tem na partição efi pelo gerenciador de arquivos ou pelo terminal com sudo efibootmgr

Aqui está.

Captura de tela de 2021-01-18 22-17-39

Ish, seu bootloader do Windows morreu! Vai precisar restaurá-lo…

É então… lembro que na confusão do problema original dessa postagem, eu surtei e formatei a partição EFI só de raiva rsrs.

Eaí? Como restauro o bootloader do Windows?
Pelo pendrive de instalação do Windows ele não consegue… dá erro. Já tentei.

1 curtida