Normal não, já que o monitor permanece piscando (acredito que seja um problema no kernel), mas pelo menos o bug do tiling some.
E qual é o chip gráfico da Intel que você está usando?
Aparentemente esse bug ocorre desde a 22.04 com a Intel UHD 620: intel graphics - Screen flicker after fresh install of Ubuntu 22.04 - Ask Ubuntu
Meu chip gráfico é exatamente esse daí. Eu também tive o mesmo problema quando o Ubuntu 22.04 foi lançado KKKKK.
Reportei o bug das piscadas.
Já existia um bug report contra o problema da extensão.
Aqui estava acontecendo a mesma coisa… fora outros bugs. tipo se eu abrir 2 terminais no gnome terminal e tentar desanexar eles… aí buga e fecha o gnome terminal.
instalação limpa aqui
Eu voltei ao Kubuntu e agora estou mais tranquilo. O Ubuntu está bem bugadinho.
A extensão está quebrada KKKKKK.
Além da integração com o Onedrive estar bem zoada. E hoje perdeu novamente o login. Acho que vou simplesmente tirar a minha conta do Contas Online e usar o Onedriver mesmo, como eu já vinha fazendo.
Mas fora esses dois pequenos bugs, o sistema parece estar bem estável no meu notebook.
Esse gnome-terminal é bem ruinzinho viu. Não uso o Ubuntu, estou com o Fedora 40, mas arranquei logo o gnome-terminal daqui e estou com o Tilix.
Quando adiam alguma etapa, como lançar a versão Beta, e mantêm a data final de lançamento, tenha certeza que a coisa vai sair “meia boca”, com vários bugs.
O melhor é esperar algumas semanas após o lançamento.
Para um sistema que foi meio que lançado às pressas, está me parecendo bem estável. Até agora só tive três problemas:
- A integração do Onedrive, que não está funcionando direito. Voltei a usar o Onedriver que eu estava usando antes.
- A minha instalação do Wordpress que tinha quebrado, mas consegui resolver.
- E o Bug dos Ladrilhos Aprimorados no Wayland, mas que ocorreu apenas uma única vez desde que atualizei o sistema.
To usando o 24.04 e, até agora, está maravilhosamente excelente.
O sistema tá bem fluído
A gestão de bateria está muito melhor (pra mim, dobrou o tempo de duração da bateria )
O Ubuntu finalmente esconde os boot logs ( eu ouvi um amém )
Mas Agora o Ubuntu Unity…
O ubuntu unity tá praticamente inutilizável
Problema na opção de fazer log off
problema com trackpad
travamentos constantes
Eles massacraram meu xodózinho
Rodando o Ubuntu-Mate 24.04 LTS em VM e até agora tudo ok.
Estou sentindo essa mesma sensação mesmo. E também sinto que a gestão da bateria está melhor do que no 23.10 que eu tinha instalado antes aqui.
Mas eu nunca tinha feito um teste mais a sério com a versão anterior para comprovar isso.
O Rudra Saraswatque, mantedor do Ubuntu Unity (ou era) ficou sumido por tempos, nem achei que sairia um novo sabor com o Unity, então não espere algo muito polido.
Por aqui, não consegui instalar o Wine, tive bugs de tiling e não consigo habilitar a luz noturna. É intermitente.
Minha atitude é oposta do que está no título desse post. Minha intenção é sempre aguardar pelo menos três meses depois de um grande lançamento para providenciar o upgrade. Será assim com o Mint que tenho instalado aqui.
Também faço isso, a não ser que, passados as primeiras semanas, a versão lançada não possua muitas reclamações.
Muitas vezes, não compensa a dor de cabeça de ter que resolver problemas, ainda que sejam “bobos”. Aqui, não vale o ditado “quem chega primeiro bebe água limpa”.
Bom, nem todo mundo age como eu agi. Sempre gostei de testar aa coisas assim que elas são lançadas, as vezes testar no mesmo dia do lançamento.
Tem algumas vezes que dá problemas insolúveis e preciso voltar atrás? Sim, mas pra mim dá certo, no geral.
Apenas tiveram três ocasiões onde isso não deu certo pra mim: Lançamento do Ubuntu 12.10 (que ficou muito pesado no netbook que eu tinha na epoca), do Windows 10 RTM 1507 (pesado demais para o notebook fraco que eu tinha na epoca) e o Windows 10 Creators Update 1703 (ficou bem bugado).
Até mesmo a minha instalação do LMDE atualizei na marra, alterando a sources.list do Debian Bullseye para o Bookworm e não tive grandes problemas. Isso foi algumas semanas antes do lançamento oficial do LMDE baseado no Bookworm.
Bom, acabo fazendo isso pela mais pura curiosidade mesmo.
Tranquilo. Entendo, perfeitamente.
Experimentar o sistema, ver as novidades, como ficou o desempenho etc… também, faz parte e é instigante.
Minha consideração foi mais no sentido de a pessoa, sem conhecimento razoável, substituir o sistema principal. Muitas vezes, a pessoa está com o sistema funcionando perfeitamente, instala uma nova versão e “ganha” diversos problemas que a fazem perder tempo e se frustrar. Neste caso, esperar um pouco pode livrar de ter dores de cabeça e perder tempo, principalmente no caso de um “iniciante”.