Não consegui controlar a ansiedade e já estou atualizando para o Ubuntu 24.04

Estava bem curioso de como o Ubuntu 24.04 ficaria em meu computador, e sei que ele saiu ontem e que provavelmente pode estar com alguns probleminhas, mas mesmo assim eu decidi forçar a atualização usando as instruções da Wiki do Ubuntu que estão aqui: NobleUpgrades - Community Help Wiki

E pela velocidade em que estão os servidores, isso vai demorar um tempão. No meu computador, está batendo no máximo 250 KB/s. Provavelmente só vai terminar de manhã.

3 curtidas

eita, o jeito é esperar, eu coloquei a versão antiga no hd externo, não pude ficar sem o linux ksks

1 curtida

Bom, acabei instalando muito mais pela curiosidade em ver como estava o novo Gnome 46 mesmo e as pequenas mudanças para laptops que terá no Ubuntu.

E como na instalação do Ubuntu 23.10 eu tinha feito a minha Pasta Pessoal numa partição separada e tenho um outro computador em caso de precisar reinstalar o sistema, não estou tão preocupado assim.

1 curtida

No finalzinho do download dos pacotes, a velocidade dos servidores aumentou bastante.

E agora está começando a aplicar as atualizações. É cruzar os dedos e torcer para tudo dar certo.

Atualização terminou [02:05]

A instalação das atualizações terminou. Foi para a limpeza dos pacotes da atualização, alertou de alguns pacotes obsoletos que optei por removê-los.

E às 02:04 a atualização terminou.

Reiniciei o computador e tudo parece estar funcionando, mas parte da tradução não foi instalada. E para integrar o Onedrive ao Nautilus, usei esse tutorial: How to Enable OneDrive File Access in Ubuntu 24.04 LTS - OMG! Ubuntu

Mas não sei o que poderia ser, mas a integração com o Nautilus parece ser um pouco mais lenta que o Onedriver.

2 curtidas

Rapais, minha att do 22.04 deu certo não, wifi quebro e placa de som quebro, vou ter que formatar. Não fiz snapshot.

So que quando atualizei ainda estava no beta.

1 curtida

Instalei o Ubuntu 24.04 LTS no dia do lançamento (25). Até agora, está funcionando super bem, suave e responsivo. :slight_smile:

As últimas versões do Ubuntu LTS me decepcionaram. Essa parece muito mais polida.

2 curtidas

Teste o Ubuntu 24.04 em uma VM (já estava testando as versões de desenvolvimento) e pelo que percebi foi o lançamento mais solido do Ubuntu até hoje assim como também o fedora 40 que inclusive será base para o Red Hat 10.

Deu até uma coceira de instalar na minha maquina mais seria trairagem com o Debian 12 que até esqueço que está aqui. :rofl:

Atualizei para a versão 24.04 a partir da versão 22.04 e o sistema simplesmente quebrou. A única solução para consertar isso foi fazer uma instalação limpa por meio de um pendrive bootável. Agora o sistema está funcionando bem, apesar de que algumas partes da interface ainda não foram totalmente traduzidas para o português. De fato, esses erros de atualização direta tem sido reportados aos montes nos canais de suporte do Ubuntu, principalmente para usuários que possuem placas NVIDIA. O recomendado é aguardar algumas semanas para atualizar ou então fazer uma instalação limpa com a imagem da versão 24.04.

1 curtida

A recomendação é esperar fazer o upgrade de uma versão para outra depois de 6 meses ou quando sair a versão 24.04.1 (que sai entre Julho e Agosto), nesse momento que a Canonical já terá corrigidos vários bugs iniciais do Ubuntu tornando-o mais estável e pronto para quem quiser fazer o upgrade. Nesse momento que os usuários do Ubuntu 22.04 recebem notificação sobre a nova versão do Ubuntu e o upgrade estará disponível.

Do contrario recomenda-se fazer uma instalação limpa.

Existe vários bugs relatados de pessoas ao realizarem upgrade para o Ubuntu 24.04.

1 curtida

Eu instalei também a nova LTS do Ubuntu, mas percebi que existe alguns bugs chatos para serem corridos, eu instalei o Chrome e quando vc maximiza a janela dele vc não consegue minimizar, nas aplicações, quando você cria uma pasta com várias aplicações e você quer fecha-la, bastava clicar fora que ela fechava automaticamente, em algumas pasta tem que apertar ESC. Vou aguardar mais um pouco. Mas sem sombras de dúvidas ele ficou mais fluído.

A primeira vista, a atualização deu bastante certo e o sistema está bem responsivo e estável. Apesar de que aparentemente ele está consumindo mais RAM do que a versão 23.10. Não sei se é isso mesmo, ou se é apenas impressão minha.

Por aqui a atualização foi bem tranquila. E não sei também se foi porque eu optei por instalar o Ubuntu 23.10 na instalação padrão (que é a antiga “Instalação Mínima”) e instalei a minha pŕopria seleção de softwares no sistema, do jeito que eu gosto.

E de todos os aplicativos que eu tenho, aparentemente apenas o Geary que deu problemas. Eu já tinha adicionado as minhas contas antes, mas ele apenas fica assim.

Vou verificar se é alguma outra configuração que tenho que fazer nele. Aparentemente é apenas o Geary e a Tradução que não estáo funcionando corretamente.

Isso de fato está muito chato mesmo.

É, mas sempre terão aquelas pessoas que vão querer atualizar no primeiro dia, mas tirando uma coisa e outra (como as pastas no Aplicativos, Tradução e o Geary), a primeira vista está funcionando super bem. E também atualizei seguindo o tutorial na Wiki do Ubuntu, que é pelo Atualizador de Programas, e com a consciência de que poderia dar ruim e que eu deveria esperar as atualizações oficiais. Não sei se isso influenciou em algo na atualização.

E acabo sendo uma dessas pessoas. E até poderia instalar o Ubuntu 24.04 numa outra partição, mas o notebook tem só 256 GB de espaço em disco.

E um detalhe sobre as extensões do Gnome: Duas das extensões que eu uso, não estão funcionando, pois não são compatíveis com o sistema. a Battery Time, que coloca o tempo restante da bateria nas Ações Rápidas e a “Window is Ready - Notification Remover” que remove aquelas notificações chatas de “Programa tal está pronto”.

Apesar de que tem uma atualização para a “Window is Ready - Notification Remover”.

EDIT: A atualização da extensão deixou ela compatível com o Gnome 46. Agora só falta atualizar a Battery Time.

@rapoelho instalei o 24.04 do zero, agora é só testar.

1 curtida

Tã que nem eu!!! a ansiedade era tanta que no dia 25 mesmo eu tentei ir direto para a atualizaçao pelo comando no terminal, resultado, quebrou o sistema inteiro!!! isso era de madrugada. 3h da manha!!! ai no mesmo dia formatei, ja que a instalacao e rapida, e fiz tudo de manha antes de ir para o trabalho. tirei o ubuntu do dual-boot do Windows que eu tinha feito, so deixei o grub, mas nao era problema, ja que eu ia reinstalar ele… baixei a iso e meti um pendrive no PC, e formatei do zero. tinha feito isso nos 2 PCs. (Notebook e Desktop) o que eu tinha a meu desfavor era o tempo. ja que eu nao podia demorar muito, ja que corria o risco de eu chegar atrasado no serviço. a noite tentei configurar do jeito que eu queria. e deu tudo certo. agora to aqui com o sistema liso liso!!! estou amando o sistema!!! so de estar com o sistema atualizado para a ultima versao, ja me alegra muito!!!

Bom, outra coisa que eu percebi é que a minha instalação local do Wordpress quebrou. Nada acontece a não ser uma tela em branco. Mas já estou tentando reinstalar.

Atualização

Consegui reinstalar o Wordpress no meu Ubuntu 24.04.

1 curtida

Eu acabei nem fazendo essa atualização pelo Terminal, mas sim pelo próprio Atualizador que o Ubuntu tem.

Comecei a atualizar um pouco antes da Meia Noite e a atualização terminou às duas da manhã.

E sinceramente não sei se por eu ter feito a atualização pelo Atualizador fez alguma diferença.

Alguém encontrou a tal integração com o OneDrive?

No vídeo do Dio, ele mostra:

É na opção “Microsoft 365 Account” no Contas Online.

Apesar de ter o nome ali do Microsoft 365, aparentemente qualquer conta da Microsoft entra ali e fica no Arquivos.

E por falar nisso, não é que o Geary quebrou. O problema estava entre o Monitor e a Cadeira: Eu removi a conta do email do Contas on-line", e não vi que o Geary puxava as contas de email por lá.

the naked gun facepalm GIF