Você está procurando um notebook que rode Linux com perfeição? Então você veio ao lugar certo!
Informação de UTILIDADE PÚBLICA!
Só que não.
Cara, eu não tenho frescura com marca, inclusive gosto bastante dos celulares da multilaser na faixa dos 400 reais pois valem muito apena para quem só usa o whatsapp e o despertador, mas é difícil imaginar que não molharam a mão de quem escreveu o artigo para por um positivo como melhor opção.
Dito issom garimpar todos os dias por uns 3 meses com uma lista de filtros costuma ser melhor do que ir por esses artigos. O preço oscila demais.
queria ler um artgo com uma avaliação honesta dos produtos da positivo. pode ter coisa ruim, como os “notebooks” que são tablets, mas deve ter muita coisa boa.
Achei interessante colocar um positivo como primeira opção. Obviamente o colega colocu considerando o custo-benefício. maldades escritas sobre o trabalho devem ser desconsideradas…
O autor da resenha lista modelos que vêm com Linux Gutta, Keep OS…
O Keep OS que vai nos Asus parece mais bem trabalhado que Gutta e Satux, mas isso não quer dizer muito. Temos relato de que carrega sem habilitar o touchpad…
Computador compatível com Linux, para mim, é máquina que funciona plenamente, e bem, sob instalação de algumas das principais distribuições disponíveis: Debian, Ubuntu, Mint, Fedora, OpenSUSE, Manjaro…
Tem uns lixos da Positivo, mas tem muita coisa boa também. Problema real é o brasileiro que chega numa loja, observa um Positivo de 2500,00 ao lado de um HP/Lenovo/Acer por 6000,00 e acha que só muda o preço.
No Brasil a Dell é a única fabricante que vende modelos que vêm com uma distro de verdade, o Ubuntu.
Tem isso ainda: a pessoa procura um note com Linux e a maioria vem com distros bizarras, forçando o cliente a ter, se quiser usar Linux mesmo, a instalar uma distro decente. Estou achando que é como já disseram aqui: Vendem com essas distros pra pessoa formatar e colocar Windows mesmo.
Tem SAC de fabricante que responde: “só prestamos suporte a Windows”…
Há casos em que a distro não reconhece ou não opera bem os componentes do próprio computador que a traz instalada…
E há casos em que a máquina vem com diretório contendo os drivers para Windows (o que indica que o fabricante sabe que, provavelmente, o dono desse computador vai trocar o Windos “de fábrica” pelo sistema da Microsoft).
Quanto aos Asus com Keep OS, parece haver modelos que operam perfeitamente sob essa distro, mas que operam com problemas de compatibilidade caso seja instalada outra distribuição, mesmo que seja o bem disseminado Ubuntu.
Trabalhei na FeniX System por 14 meses, no auge de vendas do Computador para Todos. Então posso dizer que tenho conhecimento do assunto.
SIM! Esse é o objetivo.
Para os fabricantes, o que interessa é a venda do hardware, se os programas que vc instala estão legalizados ou não, o problema é única e exclusivamente seu.
Dá uma lida nesse post:
O Lux que veio no meu notebook tinha repositórios próprios que não eram atualizados desde dezembro de 2023, sendo que eu comprei o notebook no mês passado.
Acho que os melhores notebooks pra Linux são os clássicos no estilo ThinkPad e tals. Comprei um em 2016 por aí, modelo antigo de 2013, era de empresa e tavam vendendo baratinho, super conservado, uso o bicho até hoje. O hardware é modesto (i3 e 8GB de RAM) mas com Debian funciona muito bem, ainda mais se fizer uma instalação minimalista com netinstall e colocar só o XFCE sem os bloats. Já testei o Fedora 40 nele também e esses Gnomes atuais são incrivelmente amigáveis com hardware velho, O Fedora 40 nele ficou quase tão responsivo quanto minha workstation com Ubuntu 22.04. (Um Ryzen 1700 velhasso com uma cacetada de memória RAM), só me mantenho no Debian pela boa e velha estabilidade (e pq odeio derivados de RHEL hehe)