Keep OS é um outro Satux?

Infelizmente a maioria das pessoas que compram um computador com Linux no Brasil não tem uma boa experiência pois geralmente o sistema é desatualizado, ou simplesmente é uma distro desconhecida, que ninguém utiliza. O Satux é um exemplo e se encaixa perfeitamente nisso. Entretanto descobrimos outra distro brasileira com proposta similar, de oferecer um sistema Linux personalizado à fabricantes, que seja mais barato de implementar do que o Windows, chamado Keep OS.

Não podemos julgar o livro pela capa e confesso que ainda não testei o Keep OS, mas analisando o site oficial deles, podemos encontrar algumas coisas interessantes. Primeiro, que o sistema não é como as distro Linux que estamos acostumados, ele é feito especialmente para as empresas incluírem em seus produtos e não visa os usuários que desejam testar o sistema em seu computador. Tiro esta conclusão a partir da página de downloads do sistema, que disponibiliza as ISOs mais “recentes”, personalizadas para os fabricantes.

Note que o termo “recentes” está entre aspas, pois aparentemente a última versão é de 2014 e não há informações sobre se ele ainda recebe suporte, mas existem postagens mais recentes a respeito dele pela internet, como esta que ASUS fez para ajudar os usuários a tirarem melhor proveito do sistema em seus computadores, escrita em 2021.

Falando da ASUS, encontrei um notebook novo a venda com o Keep OS, que está com um preço surpreendentemente barato, para sua configuração robusta, o que alimenta a dúvida se este sistema ainda é mantido.

Outra curiosidade interessante é que na página de downloads, há uma referência à chave de ativação do sistema, o que foge completamente do padrão, quando o assunto é Linux.

Algumas páginas do site não funcionam corretamente e seu conteúdo tem referências à tecnologias ultrapassadas, como a instalação do sistema através de DVD e sobre como configurar a internet 3G no Keep OS.

Você já conhecia o Keep OS? Já viu algum notebook rodando ele? Toda informação complementar é bem vinda!

3 curtidas

Comprei um notebook asus há 1 mês com o Keep os e como já conhecia o linux decidi experimentar. As atualizações automáticas são semanais e já instalei alguns programas pelo terminal e outros pela loja.
O note é modesto,processador celeron4020,4 gigas de ram e ssd de 128 gigas mas roda legal o linux,que já vem com libreoffice,firefox e chromme instalados.
Já tive um netbook asus (o mesmo do video RESSUSCITANDO O PIOR PC DO MUNDO NO CANAL YOUTUBE NO DIOLINUX) e esse é bem melhor. Lembrando que uso basicamente pra acessar internet,office, videos e emuladores de consoles antigos.
Já tive um notebook CCE com SATUX que não durou 3 dias! Formatei e instalei winxp.
Mas vou manter o keepOS,estou gostando dele! Ainda falta testar compatibilidade do meu multifuncional hp quando voltar pra casa…

3 curtidas

Se der tudo certo, ainda essa semana estarei entrando em contato com os fabricantes (todos), para oferecer uma parceria para que instalem o TigerOS nas máquinas.

O @Natanael.755 criou um esquema muito bom para novatos: um painel com videoaulas ensinando o básico de uso do sistema.

6 curtidas

Parece uma ótima jogada para qualquer fabricante, já que sua equipe parece ser muito mais empenhada com a usabilidade do sistema de facto do que a do Satux por exemplo (se é que existe alguma)

4 curtidas

@Ariel_Bonfim O KeeP-OS vem mantendo-se atualizado, provavelmente você acessou algum portal antigo, e o portal atualizado é o http://www.keepsoftware.com que é redirecionado http://oem.dev.br. Sucesso!

2 curtidas

Entendi, realmente, eu havia aberto este site. Obrigado pelo esclarecimento!

1 curtida

Caramba, o site é marcado como inseguro, tá com problemas com SSL

Caramba, o site é marcado como inseguro por causa de um certificado SSL mal executado me pergunto o nível do sistema :expressionless:

Comprei um Notebook da Ultra (Multilaser) recentemente, o Ultra UB233 que vem com o KeepOS, ele atualmente roda o Debian 11 Bullseye com interface Cinnamon 4.8.1, a questão é que essa interface vem com um pacote de ícones bem antigos, no geral parece um sistema de 2010, muito diferente do quanto o Cinnamon pode ser belo a exemplo do Linux Mint, resumindo, é um Debian com Cinnamon “puro” que vem com uma logo de boot diferente e configurado pra abrir o site da Netflix pelo botão dedicado no teclado…
Também não dá a opção de configurar seu usuário sudo, no primeiro boot ele já vai pra área de trabalho direto.

2 curtidas

Todos os componentes desse notebook o KeepOS reconhece normalmente?

E é espantoso os responsáveis por instalar esse sistema de fábrica terem descaracterizado o Cinnamon com ícones retrô. Poderíamos contar com imagens de captura de tela que nos permitam “apreciar” essa barbeiragem?

Sim, tudo funciona normalmente, inclusive já testei algumas distros baseadas no Ubuntu 22.04 e fica sem funcionar o Wi-Fi e o Som dele
Se eu tivesse que descrever como essa interface é, eu diria que é igualzinha ao Cinnamon 3 puro

1 curtida

Na realidade, é o Cinnamon com o zero cuidado que a equipe do Debian tem com a parte visual. Pacote de ícones horrorosos e antiquados.
Tantos temas Gtk e de ícones bonitos, a equipe do Keep nem pra aproveitar isso.

1 curtida

Os ícones são Adwaita. Ficam feios no Cinnamon, de fato. (Dica: Papirus, ePapirus e assemelhados. Caem muito bem, como podemos ver no Manjaro Cinnamon.)

Dado que som e wi-fi desse computador não estão sendo reconhecidos em live de certas distribuições, pelo jeito, os instaladores do KeepOS tiveram um mínimo de cuidado, devem ter cuidado de instalar o devido firmware.

Sabemos de notebooks que vêm com Debian customizado mas que não contêm o mínimo para o wi-fi funcionar e mesmo teclas de atalho.

@Jhonatan_Melo, por favor, conte para a gente quais distros foram testadas no seu equipamento e quais reconheceram todos os componentes e quais falharam com som e wi-fi.

Fabricante q trás hardware exótico da China, daí precisa homologar na remaster parceira. Resultado: só funciona nela.

1 curtida

Cheguei a instalar o Ubuntu 22.04.2 (padrão com gnome) nele, o Wi-Fi é fácil de deixar funcionando pois tem vários repositórios no Github pro Realtek 8723DU, problema é que a cada atualização no Kernel ele deixa de funcionar, atualmente tá no 5.19, sobre o áudio eu ainda não consegui deixar funcionando, apenas aparece como Dummy Output ou saída fictícia, pretendo ainda testar o Mint e o último Fedora, recebi o notebook essa semana e ainda não pude ficar trocando de sistema

1 curtida

Dá uma testada nesse meu projeto:
http://tigeros.com.br
Se o Firefox flatpak ficar muito pesado, pode substituir pelo .deb da Mozilla.

Sem funcionar Wi-Fi e som também, e com o adicional do tearing agora, já descarto distros baseadas no Ubuntu 22.04

1 curtida

Link para Download do KeepOS: http://keep.oem.dev.br/downloads/ultra/live-ultravarejo-2021-v6.3.zip (Aqui precisei abrir em uma nova janela e dar F5 pra começar a baixar)
Esssa versão eu recebi após contatar o suporte deles atrás do sistema original do meu Notebook Ultra (Multilaser), creio que em outros computadores consigam rodar do mesmo jeito , as diferenças são: o wallpaper é o da Ultra e ele vem configurado um atalho pra abrir a Netflix, de resto é algum kernel de 2021 que consegue reconhecer todo o hardware desse notebook sem problemas, mas pra quem quiser testar e ter uma ideia de como o sistema é tá ai :slight_smile:

3 curtidas