Infelizmente a maioria das pessoas que compram um computador com Linux no Brasil não tem uma boa experiência pois geralmente o sistema é desatualizado, ou simplesmente é uma distro desconhecida, que ninguém utiliza. O Satux é um exemplo e se encaixa perfeitamente nisso. Entretanto descobrimos outra distro brasileira com proposta similar, de oferecer um sistema Linux personalizado à fabricantes, que seja mais barato de implementar do que o Windows, chamado Keep OS.
Não podemos julgar o livro pela capa e confesso que ainda não testei o Keep OS, mas analisando o site oficial deles, podemos encontrar algumas coisas interessantes. Primeiro, que o sistema não é como as distro Linux que estamos acostumados, ele é feito especialmente para as empresas incluírem em seus produtos e não visa os usuários que desejam testar o sistema em seu computador. Tiro esta conclusão a partir da página de downloads do sistema, que disponibiliza as ISOs mais “recentes”, personalizadas para os fabricantes.
Note que o termo “recentes” está entre aspas, pois aparentemente a última versão é de 2014 e não há informações sobre se ele ainda recebe suporte, mas existem postagens mais recentes a respeito dele pela internet, como esta que ASUS fez para ajudar os usuários a tirarem melhor proveito do sistema em seus computadores, escrita em 2021.
Falando da ASUS, encontrei um notebook novo a venda com o Keep OS, que está com um preço surpreendentemente barato, para sua configuração robusta, o que alimenta a dúvida se este sistema ainda é mantido.
Outra curiosidade interessante é que na página de downloads, há uma referência à chave de ativação do sistema, o que foge completamente do padrão, quando o assunto é Linux.
Algumas páginas do site não funcionam corretamente e seu conteúdo tem referências à tecnologias ultrapassadas, como a instalação do sistema através de DVD e sobre como configurar a internet 3G no Keep OS.
Você já conhecia o Keep OS? Já viu algum notebook rodando ele? Toda informação complementar é bem vinda!