Foi brincadeira mesmo. A distribuição é alemã, então esse trocadilho foi pura coincidência
Não conheço ninguém que use Ubuntu ou Mint que, após testar um Manjaro ou Fedora, não troque de sistema operativo.
GRANDA DICA! - Se és Manjaro User, o modo correto de instalar pacotes no teu sistema é assim: sudo pacman -Syu NomeDoPacote
Não uses o sudo pacman -S NomeDoPacote, pois podes quebrar o teu sistema.
Isto consta nas recomendações do Manjaro Team.
OUTRA GRANDA DICA! Fedora + Deepin-Desktop is GREAT! Vale a pena experimentar.
Cptos
Pois é, aqui depois que vim para o Manjaro não sai mais.
Sobre instalar pacotes, uso a maneira mais prática (pra mim) que é o Pamac e tem me atendido excelente, sem precisar abrir o terminal e digitar uma linha sequer.
Eu ![]()
Gostei muito do Manjaro e achei interessante o Fedora, porém não vi motivos pra mudar da base Ubuntu/Debian ![]()
Ó, pá. Como hei te de dizer?! Eu,… (pensando no que dizer…), eu (continuo pensando no que dizer…), eu, eu espero sinceramente que um dia raie a luz da inteligência para ti também.
Amém, irmão? ![]()
![]()
Apenas prefiro a base Debian/Ubuntu ![]()
O fedora (tirando a spin kde) é um sistema meio alien, o gnome por exemplo tem uma usabilidade horrível, e o dnf é limitado pakas
O Gnome do Fedora não muda muita coisa do Gnome puro
Instalem a merda do Manjaro ArchiTect e pronto
Quer um sistema mais completo vai de Manjaro normal (só tirar os programas que não quer depois, por mais que vá da mais trabalho).
Quer um sistema mais cru por assim dizer vá de ManjaroArchiTect (esse não vem basicamente nada, no máximo o básico do básico como: Okular(Visualizador de documento), Gwenview(visualizador de imagem), Falkon(Navegador Web), VLC(Sem comentários), e alguns que talvez não vá usar como o Spectable(Captura de tela) e o Qt, o que nesse caso é basicamente só desinstalar, simples assim, vocês acreditam? mais enxuto que isso só tirando o que não quer como eu disse(por incrível que pareça dá pra remover pessoal), e nem vai dar tanto trabalho nesse caso, já que ele vem bem enxuto!
E só respondendo a sua pergunta: Sim Manjaro é muito bom para iniciantes que querem conhecer migrar pra esse mundo Arch da coisa, vai ser bem interessante pra você entender o funcionamento da coisa e eventualmente ir de Arch mesmo, lembrando que Manjaro não é só recomendado para iniciantes que querer conhecer mais sobre esse mundo, ele é recomendado pra qualquer um, sendo você leigo ou não, iniciante ou não, a praticidade que ele te oferece é incrível, e você pode deixar ele o mais puro possível com tempo e pesquisa, linux é isso, com tempo, pesquisa e esforço você pode fazer tudo praticamente, vá de manjaro sim, teste bastante, erre bastante, aprenda bastante, e depois se você se sentir confortável o suficiente tente o Arch para ver como é, ou não tente também, não tem nada de errado nisso, o pessoal quer colocar muito disso na sua cabeça de " Arch, Arch, Arch, que Arch isso Arch aquilo " e blá blá blá, sinta-se confortável para fazer o que quiser, ArchLinux não é tudo isso que o pessoal quer botar na sua cabeça, você pode fazer de tudo com qualquer distribuição!
E sobre como funciona, bem, normal na verdade, vai depender única e exclusivamente de você, quando você teve seu primeiro contato com o windows você precisou de tempo para entender o funcionamento da coisa não é mesmo? isso não quer dizer que foi difícil nem fácil.
Vocês tão fazendo a merda de um tópico de Arch sendo que o cara só fez uma pergunta simples, sobre Manjaro ainda por cima, sistemas diferentes com propósitos diferentes, mas ainda sim muito parecidos, pelo amor né galera!
-
“…meio alien…”, mas meio alien como?! Juro que não entendi nada, até porque nem eu e nem ninguém aqui sabe o que é um sistema alien!
-
Se o gnome tem uma usabilidade horrível no Fedora também tem em todas as outras Distros. Se gostas do KDE, isto é outra coisa, portanto não venhas com argumentos infundados!
-
Quais as limitações do dnf, por favor? Ele não consegue instalar, remover os pacotes? Não consegue atualizar o sistema inteiro? Não consegue fazer o upgrade da versão do Fedora?
Escreveste pouco, sim senhor, aliás só escreveste balela.
O backend dele é diferentes das outras distribuições seja deb, arch, o solus, o *suse… só a família RHL usa ou seja é um alien perto dos outros
Zorin OS, Endless, Ubuntu… todos tem uma usabilidade melhor que o Fedora
O APT é um versionador de arquivos, um gerenciador de repositórios e tem funções bem úteis pra usuários avançados e é muito mais prático pra programação
Se ele não fizesse o que você citou não seria um gestor de pacotes…
Com o APT com apenas uma linha eu posso por exemplo alternar entre repositórios, e entre instalações paralelas de sistemas e com diferentes sistemas de empacotamento, com o DNF eu não posso até onde sei fazer isso de um jeito simplificado
Outra coisa que eu esqueci, com o APT eu posso fazer tudo com pacotes rpm também
Ubuntu, Mint, Manjaro, Anarchy Linux… todos estes e mais outros não citados, todos deram problema ao executar as próprias atualizações. Ou falta isto, ou falta aquilo…
Prefiro 10mil vezes o Manjaro que os Ubuntus da vida, mas enquanto houver Fedora, não troco.
Respeito a preferência de cada um, mas quem procura estabilidade e atualidade, Fedora é a opção. Em segundo lugar, um Manjaro.
Mas NÃO funciona, amigo! Não me venha com tretas que eu já testei e nada. Instala mas não roda.
O que não funciona? Instalar pacotes rpm em ambientes deb ou usar o apt pra gerenciar rpms?
O que vai fazer os pacotes rodarem é o sistema, o apt só vai baixar e mandar instalar