Manjaro é bom? Como funciona?

Irei testar agora o Manjaro, e queria saber mais ou menos como é seu funcionamento, seus diferenciais, vantagens, desvantagens, etc…

5 curtidas

Na minha opinião o Manjaro vai contra a filosofia do Arch Linux, no qual ele é baseado. A filosofia do Arch Linux é manter tudo simples e dar ao usuário a possibilidade de criar um sistema customizado, feito sob medida, o Manjaro é o extremo oposto disso, tendo muitos aplicativos inúteis instalados por padrão, o famoso bloatware. Outro ponto negativo do Manjaro é que ele atrasa os updates do Arch Linux, incluindo correções de bug e segurança, com a desculpa de tornar o sistema mais “estável”.

5 curtidas

cara o foco do manjaro é ser user friendly claro que vem muitos programas pra ajudar os usuarios iniciantes, e apesar de vim muitos programas neles ele é bem mais leve que o arch (eu achei) memoria ram consome muito pouco! e o manjaro nao atrasa os updates do arch! afinal nao é ele que controla os servidores do arch! e não é desculpa o manjaro nao atualiza tudo de uma vez pois pode dá merda em todas as atualizações como acontece no arch!
Na minha opnião o manjaro é uma das melhores distros pronto pra uso e ainda voce pode escolher que tipos de drivers quer usar na live! eu tenho nvidia no notebook e consigo testar ela sem precisae instalar os drivers coisa que nas distros ubuntu/mint não faz! manjaro é muito bom e não esse horror que vc tá falando!

11 curtidas

O Manjaro tem repositórios próprios, que são clonados dos repositórios do Arch Linux, ele não utiliza os repositórios oficiais, ele atrasa os updates por esse motivo. O Manjaro já esteve envolvido em problemas de segurança por conta disso.

Falar que o Manjaro consome menos RAM que o Arch Linux não tem cabimento, o Manjaro tem muito mais aplicações instaladas e processos rodando no background, ele consome mais RAM, não menos.

6 curtidas

Como que um sistema full pode ser mais leve do que um que vem só na linha de comando? Isso não faz o menor sentido!
E os updates do Arch não acontecem de uma vez, por ele lançar tudo com muita rapidez vc geralmente vc tem 4 ou 5 pacotes sendo atualizado por dia, não 40 ou 50 que nem rola com o openSUSE, Fedora ou o próprio Manjaro! Dizer isso é muito misleading.

5 curtidas

por incrivel que parece ele nao consome tanta ram como vcs dizem! eu usei manjaro e arch! e acho o desempenho do manjaro muito melhor que o arch! um exemplo é rodando jogo nesse notebook! tenho mais fluidez jogando no manjaro que no arch linux! e o consumo de ram é extremamente baixo no manjaro! os caras fazem um exelente trabalho nessa distro!

3 curtidas

Apesar de não ser minha distro friendly preferida, eu concordo que o Manjaro seja uma excelente distro.

Em relação a consumir menos memória RAM do que o Arch, pode até acontecer de fato, mas isso significa que você está usando o Arch bem errado, amigo, pode ter plena certeza disso. Não faz o menor sentido para mim o Manjaro consumir menos RAM do que o Arch.

Enfim, você precisa atentar a possibilidade do seu arch está mal configurado, pq o desempenho do meu aqui é sensacional em todos os aspectos, inclusive em jogos, pois já fiz o teste entre Arch e Mint e o desempenho em jogos foi o mesmo, sendo o Mint uma das distros mais recomendadas para jogos.

7 curtidas

Depois do Debian, Manjaro foi a principal distro a rodar 100% no meu note. Claro que tem questões técnicas e de conf que poderiam ser feitas, mas tô falando mais pelo aspecto prático pra quem não tem muito conhecimento. Sim, confirmo que no Manjaro notei um menor e melhor uso da RAM… vamos lembrar também que usar pouca RAM não significa usar melhor. RAM é pra ser usada mesmo, mas no Manjaro notei uma boa junção desses pontos, ao menos no meu note guerreiro de 2012 (Acer 5750, 12GB RAM, SSD 240GB UV400 Kingston).

4 curtidas

Pode até ser que vá contra a filosofia do Arch, mas é por isso que é outra distro. Pode até ir contra a filosofia do Arch, mas está plenamente de acordo com a do software livre e open source, faça o que quiser, como quiser, pelo motivo que quiser e compartilhe, se pessoas gostarem, você está fazendo algo bom.

22 curtidas

Na verdade o Manjaro, diferente do Arch, não ter obriga a seguir essa filosofia, nem a ter tudo customizado.
No Manjaro você pode pegar tudo pronto ou instalar o Manjaro Archtect, que seria uma instalação mais parecida com a do Arch, so que grafica.

O Manjaro atrasa os updates justamente por causa disso, pra manter o sistema estável.
No Arch você precisaria checar manualmente os pacotes, pra ver se eles não vão quebrar o sistema, ja no Manjaro você não precisa, justamente pq os desenvolvedores atrasam pra verificar isso.

4 curtidas

melhor distro na minha opinião.

2 curtidas

Na verdade, nenhuma distro te obriga a seguir filosofia nenhuma, você pode instalar o Arch e transformar ele num Manjaro se quiser, só não faz nenhum sentido shaushausaa. É o mesmo que instalar o ubuntu minimal e instalar todos os pacotes da versão completa. Não seria mais fácil instalar logo a versão completa ?

8 curtidas

E quem disse que essa vida precisa de sentido? LOL :rofl::rofl::joy:
Zoeiras à parte, é isso aí mesmo. :slight_smile:

12 curtidas

Acho que me enrolei com as palavras :grimacing:
De fato o Arch não te obriga a seguir o KISS, mas ele te obriga a seguir o “faça você mesmo”.
Por mais que você possa burlar isso, usando o Anarchy linux por ex, mas oficialmente o Arch não te da opção.

Acho o Arch uma distro bem interessante, mas isso de você ter que fazer tudo na unha, me desmotiva a usar a distro.

3 curtidas

Concordo, o propósito do Arch é ser uma distribuição pouco automatizada, sendo assim, muita coisa é feita na unha mesmo e você pode automatizar escrevendo scripts específicos.

Enfim, o Arch é uma distro que te faz ter um pouquinho de trabalho hsuahsaa, não tanto quanto um slackware ou essas distros source-based da vida, mas dar um trabalhinho.

4 curtidas

Nem é tão na unha :v pessoal faz bastante terrorismo, única coisa feita mais na mão é o install, mas ainda assim a iso vem com vários scripts e utilidades que facilitam muito o trabalho e o grub gera a própria config com 2 comandos, vc só tem que saber que pacotes além do sistema base vão ser necessários na tua máquina (tipo gerenciador de rede, gerenciador de impressoras, drivers, utilidades em geral, etc) e isso exige um pouquito de pesquisa, o que é realmente bem chatinho, mas não é dificil :v
Hardcore mesmo é instalar um Linux from Scratch kek

4 curtidas

Arch Linux não é o bicho de sete cabeças que as pessoas falam, é só ler a wiki com atenção e fazer suas próprias anotações. A primeira instalação será mais demorada mesmo, mas com um pouco de prática o processo se torna bem mais rápido, eu instalo o sistema e logo no ambiente gráfico em menos de 20 minutos.

4 curtidas

Certamente, será um bicho de sete cabeças para quem está chegando agora no linux, você não sai direto do windows e vai para o Arch, isso é óbvio. Mas é só adquirir um pouquinho de experiência com linux para você conhecer os comandos, entender o que está fazendo, pesquisar um pouco para entender o propósito dos pacotes para que possa decidir quais precisará e seguir a wiki que não tem erro. O Arch Linux é trabalhoso sim se comparado a distros mais populares, mas não é difícil, depois de instalado é mamão com açúcar. Aqui também eu faço a instalação toda e logo no ambiente gráfico em menos de 20 minutos se a internet estiver boa.

Enfim, minha conclusão é: O Arch não é tão fácil, principalmente para quem está iniciando no mundo do pinguim, mas também não é esse terror biológico todo que algumas pessoas fazem parecer ser. É uma distro para quem sabe o que quer, para quem quer ter instalado somente o que realmente precisa, mas não é a única com esse intuito.

4 curtidas

Se o cara quer um Arch recomendo muito o Manjaro mesmo, meu primeiro contato com o linux foi ubuntu 7.04 mas quando comecei efetivamente no linux foi o manjaro KDE depois disso testei varias outras mas sempre volto para o manjaro e recentemente voltei para o KDE tambem.

3 curtidas

Eu usei por um tempo o Manajro XFCE e achei maravilhoso, só troquei ele pelo próprio Arch e nunca mais usei outra distro hsuahsaa. Achei a minha ^^

4 curtidas