Irei testar agora o Manjaro, e queria saber mais ou menos como é seu funcionamento, seus diferenciais, vantagens, desvantagens, etc…
Na minha opinião o Manjaro vai contra a filosofia do Arch Linux, no qual ele é baseado. A filosofia do Arch Linux é manter tudo simples e dar ao usuário a possibilidade de criar um sistema customizado, feito sob medida, o Manjaro é o extremo oposto disso, tendo muitos aplicativos inúteis instalados por padrão, o famoso bloatware. Outro ponto negativo do Manjaro é que ele atrasa os updates do Arch Linux, incluindo correções de bug e segurança, com a desculpa de tornar o sistema mais “estável”.
cara o foco do manjaro é ser user friendly claro que vem muitos programas pra ajudar os usuarios iniciantes, e apesar de vim muitos programas neles ele é bem mais leve que o arch (eu achei) memoria ram consome muito pouco! e o manjaro nao atrasa os updates do arch! afinal nao é ele que controla os servidores do arch! e não é desculpa o manjaro nao atualiza tudo de uma vez pois pode dá merda em todas as atualizações como acontece no arch!
Na minha opnião o manjaro é uma das melhores distros pronto pra uso e ainda voce pode escolher que tipos de drivers quer usar na live! eu tenho nvidia no notebook e consigo testar ela sem precisae instalar os drivers coisa que nas distros ubuntu/mint não faz! manjaro é muito bom e não esse horror que vc tá falando!
O Manjaro tem repositórios próprios, que são clonados dos repositórios do Arch Linux, ele não utiliza os repositórios oficiais, ele atrasa os updates por esse motivo. O Manjaro já esteve envolvido em problemas de segurança por conta disso.
Falar que o Manjaro consome menos RAM que o Arch Linux não tem cabimento, o Manjaro tem muito mais aplicações instaladas e processos rodando no background, ele consome mais RAM, não menos.
Como que um sistema full pode ser mais leve do que um que vem só na linha de comando? Isso não faz o menor sentido!
E os updates do Arch não acontecem de uma vez, por ele lançar tudo com muita rapidez vc geralmente vc tem 4 ou 5 pacotes sendo atualizado por dia, não 40 ou 50 que nem rola com o openSUSE, Fedora ou o próprio Manjaro! Dizer isso é muito misleading.
por incrivel que parece ele nao consome tanta ram como vcs dizem! eu usei manjaro e arch! e acho o desempenho do manjaro muito melhor que o arch! um exemplo é rodando jogo nesse notebook! tenho mais fluidez jogando no manjaro que no arch linux! e o consumo de ram é extremamente baixo no manjaro! os caras fazem um exelente trabalho nessa distro!
Apesar de não ser minha distro friendly preferida, eu concordo que o Manjaro seja uma excelente distro.
Em relação a consumir menos memória RAM do que o Arch, pode até acontecer de fato, mas isso significa que você está usando o Arch bem errado, amigo, pode ter plena certeza disso. Não faz o menor sentido para mim o Manjaro consumir menos RAM do que o Arch.
Enfim, você precisa atentar a possibilidade do seu arch está mal configurado, pq o desempenho do meu aqui é sensacional em todos os aspectos, inclusive em jogos, pois já fiz o teste entre Arch e Mint e o desempenho em jogos foi o mesmo, sendo o Mint uma das distros mais recomendadas para jogos.
Depois do Debian, Manjaro foi a principal distro a rodar 100% no meu note. Claro que tem questões técnicas e de conf que poderiam ser feitas, mas tô falando mais pelo aspecto prático pra quem não tem muito conhecimento. Sim, confirmo que no Manjaro notei um menor e melhor uso da RAM… vamos lembrar também que usar pouca RAM não significa usar melhor. RAM é pra ser usada mesmo, mas no Manjaro notei uma boa junção desses pontos, ao menos no meu note guerreiro de 2012 (Acer 5750, 12GB RAM, SSD 240GB UV400 Kingston).
Pode até ser que vá contra a filosofia do Arch, mas é por isso que é outra distro. Pode até ir contra a filosofia do Arch, mas está plenamente de acordo com a do software livre e open source, faça o que quiser, como quiser, pelo motivo que quiser e compartilhe, se pessoas gostarem, você está fazendo algo bom.
Na verdade o Manjaro, diferente do Arch, não ter obriga a seguir essa filosofia, nem a ter tudo customizado.
No Manjaro você pode pegar tudo pronto ou instalar o Manjaro Archtect, que seria uma instalação mais parecida com a do Arch, so que grafica.
O Manjaro atrasa os updates justamente por causa disso, pra manter o sistema estável.
No Arch você precisaria checar manualmente os pacotes, pra ver se eles não vão quebrar o sistema, ja no Manjaro você não precisa, justamente pq os desenvolvedores atrasam pra verificar isso.
melhor distro na minha opinião.
Na verdade, nenhuma distro te obriga a seguir filosofia nenhuma, você pode instalar o Arch e transformar ele num Manjaro se quiser, só não faz nenhum sentido shaushausaa. É o mesmo que instalar o ubuntu minimal e instalar todos os pacotes da versão completa. Não seria mais fácil instalar logo a versão completa ?
E quem disse que essa vida precisa de sentido? LOL
Zoeiras à parte, é isso aí mesmo.
Acho que me enrolei com as palavras
De fato o Arch não te obriga a seguir o KISS, mas ele te obriga a seguir o “faça você mesmo”.
Por mais que você possa burlar isso, usando o Anarchy linux por ex, mas oficialmente o Arch não te da opção.
Acho o Arch uma distro bem interessante, mas isso de você ter que fazer tudo na unha, me desmotiva a usar a distro.
Concordo, o propósito do Arch é ser uma distribuição pouco automatizada, sendo assim, muita coisa é feita na unha mesmo e você pode automatizar escrevendo scripts específicos.
Enfim, o Arch é uma distro que te faz ter um pouquinho de trabalho hsuahsaa, não tanto quanto um slackware ou essas distros source-based da vida, mas dar um trabalhinho.
Nem é tão na unha :v pessoal faz bastante terrorismo, única coisa feita mais na mão é o install, mas ainda assim a iso vem com vários scripts e utilidades que facilitam muito o trabalho e o grub gera a própria config com 2 comandos, vc só tem que saber que pacotes além do sistema base vão ser necessários na tua máquina (tipo gerenciador de rede, gerenciador de impressoras, drivers, utilidades em geral, etc) e isso exige um pouquito de pesquisa, o que é realmente bem chatinho, mas não é dificil :v
Hardcore mesmo é instalar um Linux from Scratch kek
Arch Linux não é o bicho de sete cabeças que as pessoas falam, é só ler a wiki com atenção e fazer suas próprias anotações. A primeira instalação será mais demorada mesmo, mas com um pouco de prática o processo se torna bem mais rápido, eu instalo o sistema e logo no ambiente gráfico em menos de 20 minutos.
Certamente, será um bicho de sete cabeças para quem está chegando agora no linux, você não sai direto do windows e vai para o Arch, isso é óbvio. Mas é só adquirir um pouquinho de experiência com linux para você conhecer os comandos, entender o que está fazendo, pesquisar um pouco para entender o propósito dos pacotes para que possa decidir quais precisará e seguir a wiki que não tem erro. O Arch Linux é trabalhoso sim se comparado a distros mais populares, mas não é difícil, depois de instalado é mamão com açúcar. Aqui também eu faço a instalação toda e logo no ambiente gráfico em menos de 20 minutos se a internet estiver boa.
Enfim, minha conclusão é: O Arch não é tão fácil, principalmente para quem está iniciando no mundo do pinguim, mas também não é esse terror biológico todo que algumas pessoas fazem parecer ser. É uma distro para quem sabe o que quer, para quem quer ter instalado somente o que realmente precisa, mas não é a única com esse intuito.
Se o cara quer um Arch recomendo muito o Manjaro mesmo, meu primeiro contato com o linux foi ubuntu 7.04 mas quando comecei efetivamente no linux foi o manjaro KDE depois disso testei varias outras mas sempre volto para o manjaro e recentemente voltei para o KDE tambem.
Eu usei por um tempo o Manajro XFCE e achei maravilhoso, só troquei ele pelo próprio Arch e nunca mais usei outra distro hsuahsaa. Achei a minha ^^