Se o cara quer um Arch então ele deveria usar um Arch, se uma pessoa quer um sistema minimalista ela sabe bem o que vai encontrar lá, não tem pq mandar pro Manjaro só pq é mais fácil kek
Lembrando que o autor do tópico não disse em nenhum momento que queria um Arch hsuahsaa. Estamos perdendo é o foco da coisa.
só não usei o Arch ainda pq ainda tenho um pouco de receio durante a instalação, mas ate arrumei uma maquina p testar aqui e se eu conseguir instalar em EFI e configurar certinho faço de vez na minha e quem sabe fica a minha padrão também.
Esse é um bom tutorial em português se você quiser fazer o teste algum dia desses.
Basicamente eu esperava outras respostas aqui, mas… valeu a discussão da galera, agradeço a todos, estou com o Manjaro XFCE há uns 2 dias e gostando muito (apesar de estranhar por ser minha primeira distro sem ter como base o Debian/Ubuntu). Meu foco é a usabilidade, facilidade, fluidez e estabilidade do sistema que é algo que eu consegui nela como em nenhuma outra distro.
Acho que a beleza do software livre/open source é que o cara não DEVERIA nada. Ele pode instalar/usar o que ele quiser, quando ele quiser, pelo motivo que ele quiser e não há nada de errado nisso. E de fato o Manjaro é mais fácil, principalmente para iniciantes é muito mais fácil que o Arch, então por quê seria errado recomendar o Manjaro? Seguindo essa linha de pensamento ninguém deveria usar Ubuntu ou Mint, à final vem tudo da base Debian.
Virou um tópico sobre Arch kkkk
Falando sobre minha experiencia com o manjaro.
Usei por muito tempo e achei uma distro fantastica. Ela combina os repositorios e updates do Arch com uma cara mais “normal” de distribuiçao. Já tem varias ferramentas instaladas, como de instalaçao de drivers, mudança de kernel, detecçao de hardware, e muito mais.
Aconselho vc fazer parte da comunidade no forum oficial deles. Cada novo update é anunciado com antecedencia lá e os usuários reportam problemas com a arualização. Dependendo se alguem teve problema, vc até pode atrasar o seu update. A comunidade lá é realmente bastante amigavel, eu aprendia bastante. (Claro que vc precisa saber ingles pra interagir)
Procure aprender os comandos do Pacman. Acho um gestor de pacotes fantastico e muito pratico. Não que seja melhor que o apt-get, mas tem coisad que pra mim sao mais praricas no pacman, como pesquisar pacotes.
Sugiro vc estudar um pouco sobre o AUR tbm. Usuarios novos começam a usar o AUR de forma adoidada sem ser devidamente alertados que esse repositorio possui riscos, uma vez que nao é mantido pelos devs. A estabilidade do sistema vem dos repositorios oficiais e nao do AUR.
Unico problema que tive com o manjaro: talvez devido ao manjaro instalar o a pasta do boot numa partiçao separada, sempre que eu mudava alguma partiçao do HD (como redimensionar o windows ou qualquer partiçao) o grub desaparecia. Nunca fui atras de como resolver mas acredito que seria necessario reinstalar o grub.
Bom, a MINHA experiência em relação ao Manjaro é a seguinte (dito que uso em hardware um pouco antigo):
Sempre gostei de linux e sempre trabalhei com ele em servidores, mantinha o windows por jogar lol, Archeage e Black Desert, nenhum dos 3 eram jogáveis no Linux até que a uns 2 anos eu consegui rodar o lol usando Wine, como eu tinha pouco tempo, um jogo era o suficiente para o meu lazer, instalei o Ubuntu por ser minha paixão e a distro sugerida pela Valve, mas logo o desempenho dele em meu hardware e sua interface padrão me fizeram migrar para o Mint, usei ele até pouco tempo, mas assim que saiu o Proton e eu comecei a testar os jogos de Windows que muitas pessoas estavam dizendo rodar em Linux eu tive muita frustração pelo baixo desempenho e por muitos deles nem iniciarem. Nesse momento eu decidi que iria testar o Arch e controlar todo o ambiente (acredito que se for pra ter que encher um sistema de tweak ou plugins, é melhor montar o sistema do zero), por preguiça e por já ter afinidade com o Manjaro, decidi testar ele antes, tive um susto com o desempenho absurdo que ele teve em relação ao Ubuntu e Mint (não esqueçam da parte que eu me refiro ao MEU HARDWARE), fiquei tão satisfeito que não parei mais de usar e troquei o sistema dos computadores da família que usava Ubuntu para Manjaro.
Eu disse que quem quer usar o Arch deveria usar o Arch
Não mencionei nada de distros derivada, chill
O Manjaro é um Arch facilitado para iniciantes, então vc n terá muita dificuldade em usar (principalmente se está acostumado com outras distros).
Algumas coisas são diferentes de outras distros, como para instalar programas e atualizar o sistema pelo terminal, mas nd d muito complicado: sudo pacman -Sy para sincronizar os repositórios (é tipo o sudo apt update), sudo pacman -Su para baixar e instalar as atualizações (tipo o sudo apt upgrade), tem também o comando sudo pacman Syu pra atualizar os repositórios e instalar as atualizações, e sudo pacman -S “programa” para instalar um programa (tipo o sudo apt install “programa”, dá p instalar o pamac q os comandos é tipo o do apt, aí fica mais simples. A loja (Octopi) para instalar programas por interface gráfica não é tão interessante assim (visualmente falando), é tipo o Synaptic, mas funciona de boas, o Pamac é mais bonito, mas tbm n muda tanto assim.
Uhum, exatamente, é a isto que estou tentando me adptar.
Se tu entender um pouco de inglês pode ver esse vídeo, explica tudo que tu precisa saber sobre o pacman.
Caso não, a única coisa que eu recomendo é usar sudo pacman -Rns
pra remover pacotes, assim tu remove o pacote (-R), dependências que não são necessárias pra outros pacotes (-s) e os arquivos de configuração (-n, e não os que ficam na tua home), o resto já foi explicado
Hmm, muito bom! Deu pra pegar os comandos, vlw!
Também tenho curiosidade em testar o Manjaro, mas não sou muito fã de usar comandos (falando de modo geral), aprendo para poder entender, mas gostaria de ter um sistema que esteja “pronto” e preocupar-me mais com a parte gráfica do que configurar para ter desempenho de Hardware…
Você usa comandos no Manjaro tanto quanto no Ubuntu ou Mint, o Manjaro pode ser utilizado somente por interfaces gráficas (salvo as exceções como todo distro).
Se escolher utilizar o KDE, recomendo trocar o Octopi pelo Pamac até que a versão Qt dele esteja pronta para uso, no momento o Pamac Qt está em testes.
Os comandos do Pamac mudaram já tem um tempinho e estão bem parecidos com os das distros com base Deb, o Dio fez um vídeo que informa isso.
Você pode conferir alguns comandos do Pamac aqui.
Vejo muita gente falando hoje de assuntos que existiam no Manjaro antigamente, não sei se por falta de informação, ou por desonestidade mesmo.
Saudações.
Gostava muito do Manjaro Linux. Já fui utilizador do Manjaro Linux KDE e do Antergos Linux Budgie. Migrei do Manjaro para Antergos porque Manajro era muito pesado e consumia mais RAM no meu computador portátil. Antergos instalou menos aplicações se eu desmarquei tudo.
Mas como Antergos faleceu, migrei para Arch Linux.
Na minha humilde opinião, o Manjaro é uma das melhores RR (se não a melhor) que existe por ser:
- User friendly
- Tem opção de download com praticamente todas as intefaces(Fora Window Managers)
- Tem o pamac que é uma mão na roda, pode instalar vários programas com poucos cliques, além do AUR
- Tem um programa lá que faz tudo desde instalar drivers a criar users.(infelizmente não faz sopa rsrs)
- Tem uma seleção de programas boa até, acho que todo mundo precisa de um programa de office, um navegador ou um editor de imagens
Também acho esse negócio de filosofia uma tremenda besteira, pois se a pessoa fosse nessa onda, não faria sentido instalar o Arch Linux e depois instalar o KDE Plasma por exemplo.
Não faria sentido usar o próprio o Arch Linux, pois o mesmo carrega o Systemd com init padrão. Systemd que é muito além de um simples init, o famoso “bloatware”.
Manjaro é uma excelente distro, eu usaria ela sem problemas, na minha opinião, o pessoal devia apoiar esses projetos que vem ajudar e não meter o pau.
Abraços.
E quem disse que a filosofia do Arch envolve evitar bloatware? Envolve ter controle e instalar somente aquilo que vc sabe que precisa, se eu quero ter controle máximo então faz todo o sentido eu preferir Arch com KDE doq Manjaro e + 1000 pacotes que eu nunca vou usar, é uma questão de escolha e obviamente não é besteira.