@steph, não apareceu nada de sorteio para mim, mas ele redirecionava minhas pesquisas para o Yahoo, sendo que eu tinha configurado para direcionar para o Google. E aparecia um link de “coolnewtabtheme” antes de me direcionar.
Até agora não sei o que aconteceu nem como foi resolvido kkk. Tava olhando seu post e tbm tive problemas na instalação da ClamAv e tbm deu erro quando fui limpar o Google pelo terminal. Mas quando reiniciei, fui deslogada do Google, loguei novamente e o problema tinha sumido.
Muito estranho, navegadores diferentes e situações diferentes mas com a mesma intenção, redirecionamento. Que loucura!
Você conseguiu resolver o problema do clamav? Eu consegui graças a ajuda do @ewertonurias . Rode o clamav por descargo de consciência.
Pior que isso é desde ontem/ante-ontem, fiquei com tanto medo de ser vírus que formatei kkkkk e ontem funcionou normal mas hoje aconteceu o problema que deu antes de formatar. Medo.
Eu acabei de instalar, atualizei primeiro pelo terminal e dps pelo GUI e foi tranquilo. Agora é escanear pra ver se tem algo… E o navegador, tudo bem, acho que pelo Brave não sincronizar com a nuvem (só entre os instalados pelos servidores dele), mesmo tendo login Google, acho que pode ter a ver com não ter sido afetado. Mas pode ser tudo coincidência também…
Quem estiver com problemas com ClamAV fiz um post explicando como solucionar a maioria dos problemas comuns ligados ao mesmo, de forma simples e detalhada, ficou como solução.
Geralmente em casos de navegador @Ana, está realmente relacionado com o próprio browser, alguma extensão bugada, ou até algum site que você visitou que deixou algum cookie FDP que faz redirecionamento: php - Redirecionar via COOKIE - Stack Overflow em Português
Creio que seja menos mal então, né? Só achei estranho porque nunca tinha acontecido algo assim desde que passei a usar linux e parece que tem acometido os computadores de algumas outras pessoas que usam linux também. Será só coincidência?
Um ponto sujeito à invasão é o roteador/modem. Já aconteceu comigo de estar alterado o DNS do roteador, então quando entrava em netflix.com ele abria o site netflix.com (sem ser por conexão segura) e pedia o cartão de crédito para “reativar a conta”.
Fiquei na dúvida se o roteador antigo que tinha falha de segurança e foi invadido, ou se foi um vazamento da senha pelo lado do provedor onde hackers fizeram um acesso e alteraram essa característica, ou ainda se descobriram a senha do wifi e fizeram acesso com a senha padrão do roteador…
Depois dessa passei a configurar o meu próprio IP FIXO e configurar servidor DNS para todos os dispositivos (inclusive celulares). Também altero todas as senhas padrão dos modem/roteadores que eu configuro. Por último a senha do WiFi sempre com mais de 20 caracteres, estilo “serial do windows” para facilitar a digitação.
Por último, invasão do roteador ou extensão maliciosa do navegador vão atingir o usuário qualquer que seja o sistema operacional usado por ele.
Extensões maliciosas ou em desacordo com as políticas de uso do navegadores de internet são algo recorrente, lembre-se que as extensões em si são coisas de terceiros, então sempre é um risco a se correr.
Tirando o Ecosia, todos os outros estão como recomendados na loja de extensões do Firefox.
Fui no histórico pra ver se achava algum comportamento meu que fugisse o nornal. Pelo que vi, durante uma pesquisa eu fui abrir um site aleatório e acabei sendo redirecionado para esse página.
Porém essa foi a única vez que tive esse problema e como tem muito site de download pira… download de conteúdo não original que abrem essas páginas eu achei que tivesse sido algum erro do uBlock Origin, já que o mesmo sempre bloqueia esse tipo de conteúdo.
Eu também utilizo essas mesmas extensões que você:
uBlock Origin
Bitwarden
E essas outras aqui:
Blocksite
Google Tradutor
Botão Salvar do Pinterest
Video Speed controller
Marinara - Pomodoro
xTab
PocketTube para gerenciar inscrições do Youtube
Acho que das minhas extensões, as mais confiáveis são a do Google Tradutor, Bitwarden, Pinterest e uBlock Origin. Mas coincidentemente, parece que todo mundo que tá com esse problema usa o uBlock Origin rs
Se tem uma relação com a uBlock, então seria somente a extensão ou através de alguma “lista” de bloqueios que eles usam nativamente (mudaram algo nas sources e foi recebido através das atualizações internas)? Quem apresentar o problema acho que valeria a pena o teste e reportar no GitHub deles.