Hoje, para minha surpresa, depois de cinco ou seis anos usando Linux, levei um susto. Fui digitar uma pesquisa na barra do Google Chrome - que é configurada para fazer a pesquisa no próprio Google - e ele simplesmente me direcionou para um link chamado "coolnewtabtheme .com" que me leva para a página do Yahoo com o resultado da minha pesquisa.
Não instalei nenhum aplicativo novo recentemente, não acesso sites suspeitos. A única coisa que faço é instalar as atualizações que o próprio Linux Mint me mada Como isso foi possível? Alguém já passou por isso e alguém sabe como resolver? Eu já retirei a opção de pesquisa pelo Yahoo nas configurações do Google, mas não resolveu rs
Sei que o Linux não é 100% imune a essas coisas e nem sei se isso é malware ou não, mas foi um susto kkkk
O ClamAV é seguro de utilizar? Eu lembro que quando tinha recém saído do Windows para o Ubuntu, umas das primeiras coisas que fiz foi instalar ele. Porém, quando escaneava meu sistema, parece que ele excluía algumas coisas do sistema e sempre gerava instabilidades e bugs
Obrigada, daqui a pouco vou tentar aqui.
Procurando umas soluções aqui na internet fala para desativar as extensões tbm para ver se ter alguma relacionada a esse problema.
@Deleterium, não faço a menor ideia. Hoje acessei somente esse fórum e o Youtube. Somente quando fui fazer a pesquisa no Google é que percebi esse problema. Eu nunca dou permissão a site nenhum, não sei o que pode ter acontecido. Vou desinstalar minhas extensões para ver o que acontece.
Depois do erros dos comandos, eu decidi reiniciar o sistema antes de desisntalar as extensões e aparentemente o comando “rm -rf ~/.config/google-chrome” que o @fastos2016 me passou deve ter funcionado, apesar de ter apontado erro no terminal.
Quando abri o navegador, eu fui deslogada da minha conta do Google e algumas extensões ficaram com defeitos e outras ficaram como se fossem recém-instalada. Mas o problema parece que foi resolvido. Então acabou que eu não sei o que tava acontecendo, mas provavelmente era um problema com as extensões mesmo. Elas ficaram assim:
Bastou eu clicar em Reparo e ficou tudo certo. Agora está tudo funcionando normalmente.
Obrigada a todos pela ajuda.
Pelo que eu li esse Cool Vew Tab Theme é um tema pra Google Chrome gratuito que vem com um sequestrador que gera receita pra eles, não é exatamente um malware, é um grayware…
Você pesquisou pela aba ou pela barra de endereços?
@Ana Se você não deu nenhuma permissão de super usuário o suposto malware só vai ter acesso ao que você tem acesso sem super usuário então se a raiz do seu sistema não te da acesso então a única forma de a raiz ser infectada é o malware explorar uma vulnerabilidade do kernel.
Então deleta a sua pasta de config do navegador e passa um ClamAV ou outro antivirus online ai e segue a vida.
E continua seguindo o protocolo de manter a raiz como inacessível para o seu usuário.
Existe ate antvirus em LiveCD eu usaria este.
Olha só que estranho. É a segunda pessoa que fala disso aqui. Aí reiniciei a máquina e todas minhas contas deslogaram no Brave (como uso Bitwarden, foi de boas). Pelo menos as extensões permanecem OK, e não apareceu nenhuma janela estranha. As extensões também não foram danificadas. Espero ser apenas coincidência, mas pode ser o caso do fórum estar com algo errado. Poderiam ver isso, @umcarlinho, @thespation, @Jedi_Fonseca, @ricardoavbugim, @Dio?
@Rodrigo_Chile nossa, muito estranho isso. Esse tipo de coisa não é algo habitual no linux, né? Por isso estranhei muito. Nesse tempo todo usando esse tipo de sistema, nunca tinha acontecido algo assim e agora, de repente, tem dois casos aqui no fórum.