Lubuntu e o LXQt: linux minimalista (e otimizações opcionais)

Se você, assim como eu, procura um sistema que seja leve, mas que ainda sim não deixa de ter um visual limpo e moderno, o Lubuntu (e sua interface LXQt) podem ser uma ótima escolha. Esse sistema geralmente é indicado para quem procura dar uma nova chance á um computador antigo, mas não se restringe necessariamente à esse público, funcionando e sendo ainda mais responsivo em novos computadores. Mesmo para novos usuários, não é díficil de usar.

Foi a distribuição que escolhi para meu computador, pois à princípio eu usaria alguma distribuição com o ambiente gráfico KDE (testei muitas nos últimos dias), mas precisava de algo mais leve. O LXQt lida bem com aplicativos do universo KDE, pois ambos usam a tecnologia Qt.

O Lubuntu herda as os principais benefícios do Ubuntu, como os de ser compatível com um grande número de computadores (e peças) diferentes e ter uma grande quantidade de aplicativos disponível. Outra vantagem de usar um Linux oficial da família Ubuntu é poder contar com atualizações de rotina (updates) e de versão (upgrade) de forma bem fácil.

Fique à vontade pra comentar sua opinião sobre o LXQt e se você concorda comigo que o LXQt pode ser uma boa opção para além das máquinas antigas!

Lubuntu 24.04 personalizado com o tema lo LXQT “Frost” e o wallpaper de Atlantic Ambience.

EXTRA - OPCIONAL (avançado): Se você deseja deixar seu Ubuntu ainda mais otimizado e não se importa de usar o terminal do Linux, aqui vão alguns procedimentos que vão melhorar o seu uso diário. Abra o QTerminal no Menu de Aplicativos, na categoria “Sistema” ou teclando Ctrl + Alt + T.

1. Priorizar o uso da RAM (principalmente se seu computador ainda contar com um HD mecânico): O Linux tende a usar o “Swap” (espaço no disco) mesmo quando ainda tem RAM. A ideia é fazer com que o sistema use a RAM antes de tocar no disco.

Copie e cole os comandos no terminal, aperte ENTER e digite sua senha quando solicitado.

sudo nano /etc/sysctl.conf

Vá até o fim do arquivo e adicione esta linha:

vm.swappiness=10

Salve (Ctrl + O, Enter) e saia (Ctrl + X). Isso fará o sistema evitar o uso do disco pra memória temporária.

1. Ativar o ZRAM: O ZRAM cria uma partição comprimida na sua RAM, funcionando como um “turbinador”. Copie e cole o comando no terminal:
sudo apt install zram-config
  1. Pré-carregamento (Preload): O preload é um serviço que “aprende” quais programas você mais usa e deixa as bibliotecas deles pré-carregadas na memória RAM. Copie e cole o comando no terminal:
sudo apt update && sudo apt install preload
  1. Instale o PSD: O PSD gerencia o seu perfil na RAM enquanto você usa e salva no disco apenas de vez em quando. Copie e cole os comandos no terminal:
sudo apt install profile-sync-daemon
psd parse
systemctl --user enable psd && systemctl --user start psd
  1. Se você usa o Firefox, troque para a versão .DEB: O Lbuntu vem com o Firefox em formato Snap instalado. Snaps demoram muito mais para abrir em HDs mecânicos. Os comandos a seguir rocam o Firefox Snap pela versão oficial em .DEB, que funciona melhor em HDs. Copie e cole os comandos no terminal, nessa sequência:
sudo snap remove firefox
sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/ppa

Copie e cole este comando inteiro no terminal (para o sesitema dar prioridade à versão .DEB):

echo '
Package: *
Pin: release o=LP-PPA-mozillateam
Pin-Priority: 1001

Package: firefox*
Pin: release o=Ubuntu*
Pin-Priority: -1
' | sudo tee /etc/apt/preferences.d/mozilla-firefox

Digite mais esses comandos para terminar de instalar o Firefox .DEB:

echo 'Unattended-Upgrade::Allowed-Origins { "${distro_id}:${distro_codename}-security"; "LP-PPA-mozillateam:${distro_codename}"; };' | sudo tee /etc/apt/apt.conf.d/51unattended-upgrades-firefox
sudo apt update && sudo apt install firefox

Fazendo esse procedimento você tornará a experiência de usar o Firefox em um HD mecânico melhor, fazendo com que ele seja atualizado junto com o sistema.

Todos os procedimentos foram feitos na prática em meu computador (Lenovo Tinkcentre M76 AMD Phenon II X2 B57 com 4 GB de RAM e HDD mecânico de 500 GB). Os comandos foram retrirados de duas pesquisas no Google Gemini 3, são elas: “Otimizar o Lubuntu” e “Fazer o Firefox abrir mais rápido no Lubuntu”. Feitas em 01/01/2026.

Quando eu defendi o Lubuntu com LXQt muitos aqui no passado me criticaram, porque né, para muitos o LXDE era ainda mais leve… mas não tem comparação, o LXQt tá muito bom. Eu penso em usar alguma distro com essa interface, quando esse pc que utilizo não tiver rodando o Plasma. O Plasma é bem otimizado, meu Core i3 6006U com 4GB de RAM, roda muito bem… os engasgos é por contra do Chrome, no Firefox ou Brave, roda muito melhor.

Gosto mais do lxqt do que o xfce e o suporte ao wayland ja tá usavel

É verdade meu amigo, o Plasma é realmente bem otimizado. Na minha máquina em específico, AMD Phenon II X2 e HDD mecânico, o KDE Plasma fica um pouco pesado, aí o LXQt vem como uma opção muito bem vinda, principalmente porque é do mesmo universo Qt. Alguns dos programas pré instalados no Lubuntu são da equipe do KDE. Também tem a aparência, que é bem minimalista e bonita na minha opinião, bem mais bonita que o XFCE.

Meu amigo, que bonito! Quero deixar o meu assim também! Você sabe que tema é esse? Sobre o suporte ao wayland não havia pesquisado, é ótimo saber que já esta bom no Lubuntu!

O tema é o arch-colors a fonte adwaita-sans em italico icones breeze-dark agora as janelas tive que instalar o labwc tweaks para poder mudar o theme usando labwc wm.
Esse é no arch acho q a versão do lxqt do lubuntu ainda ta 2 versões atrazadas então não sei se vai funcionar tudo tão facio como no arch.

sudo pacman -S lxqt-wayland-session labwc qt6-wayland
yay -S labwc-tweaks

sudo apt install lxqt-wayland-session labwc labwc-tweaks qt6-wayland

Ainda acho o LXQt muito limitado na capacidade de “ajustes finos” e ainda precisando de um capricho visual. Levou muito tempo até apresentar uma alternativa ao tosco menu padrão, por exemplo. O Xfce dá show de flexibilidade, e por isso continuo a preferi-lo ao LXQt, mas este é, sim, uma ótima opção de ambiente gráfico leve e simples, principalmente para quem gosta mais do Qt e da coleção de aplicativos do KDE.

O Lubuntu, a meu ver, faz uma bela implementação do LXQt, embora suas edições LTS estejam quase sempre atrasadas quanto à versão do LXQt que adotam.

Há um Fedora Spin em LXQt que talvez seja uma boa pedida. Nunca experimentei.

O LXQt no Debian eu acho esquisito. Por padrão, vem combinado ao gerenciador de janelas do Xfce, em vez de vir com o Openbox, e isso pode confundir novatos na hora de ajustar o visual do ambiente gráfico, dado que o gerenciador do Xfce precisa ser configurado pelas adaptações aos aplicativos GTK. Para mim fica uma Criatura de Frankenstein.

Eu testei e não achei vantajoso frente ao KDE.
Vale lembrar que no KDE você não precisa instalar os daemons de serviços que você não utilizará, ou pode desativar esses serviços.

Assim sendo, o desempenho e o consumo de memória entre o KDE e o LXQT podem ser bem similares.

A única distribuição Linux que eu vi entregar um desktop funcional e realmente leve foi o Antix, pois ele usa gerenciador de janelas leve e substitui alguns serviços do sistema por scripts simples e fáceis de usar.

Obrigado Marcos. Fiz todos os procedimentos. Vamos acompanhar agora. Abraço e bom ano.

Olha outro teste usando o compositor wayfire ao invez do labwc

wayfire é cheio de efeitos visuais tipo o falecido compiz mas no wayland

Nunca usei lxqt, mas estou usando o raspberry pi OS no meu raspberry pi. Ele é lxde, mas usa labwc no wayland.

Da pra usar o labwc-tweaks no lxde? E, nesse caso, posso instalar com os mesmos comandos (usando apt ao inves se pacman)?

Pergunto pq ainda nao descobri como mudar o tema e os icones do sistema, o que é basicamente minha unica reclamação com o OS, todo o resto me surpreendeu positivamente. Funciona suave e é super intuitivo.

E muita gente considerando o LXDE praticamente morto, hein?
Quem diria…
Aliás, existe até hoje um Fedora Spin em LXDE.
Que, aliás, nunca deixou de ser uma opção na instalação do Debian.

Por enquanto so testei no arch r o labwc-tweak está no aur não sei não tentei no ubuntu
Acho q no ubuntu vai ter q compilar fedora e aur tem

Eu achei o sistema da raspberry muito bom.

A primeira vista parece limitado, mas é só pegar o jeito.

Tem vários atalhos de teclado, o menu permite pesquisar, os repositórios do debian são bem completos, o tema é agradável para os olhos. Só não gostei muito dos icones, achei muito coloridos.

E com as otimizações feitas no sistema, não consome nem 1gb de ram, no geral. Claro que eu faço um uso mais básico, uso para email, calendário, tarefas, notas e outras tarefas de escritório e escrita, além de navegador. Mas mesmo assim, achei que ele iria engasgar mais, e tem sido uma experiência bem suave.

Olá amigos! Uma distribuição que conquistou meu coração, pouco depois de desbravar o Lubuntu, foi o Mageia. Eu até criei um blog, pra compartilhar, dentre outras coisas, minha experiência de como será usar ela no dia a dia, e dicas de otimzação. Quem quiser acompanhar e comentar lá, fique à vontade. Vou deixar o link aqui abaixo, mas o instagram onde notifico as atualizações do blog é o @blogdomarcosmarcelino

Ontem refiz um teste que eu já tinha feito.

Tenho um Ultrabook antigo (2015).

É um AMD x4 Quad (1.4GHZ) com 4GB de RAM e NVME M.2.

Ao instalar XFCE e LXQt, a diferença é grande. Não é no consumo da memória (os dois são praticamente iguais). A diferença está na fluidez do sistema. O XFCE já apresenta lentidão logo após a instalação. Acho que o gargalo pode está sendo para o processador.

O LXQt não é assim. Funciona muito responsivo. Testei os dois em base Arch.

Então estes testes em VM podem não conseguir simular direito o hardware que a distro será realmente instalada. A melhor opção é instalar e ver como fica.

O Arch tem compatibilidade com muitas DEs e bem leves para meu caso. Mas prefiro o Lubuntu pq é só instalar e usar. Já vem bem configurado.

Experimentei LXQt e Xfce num computador muito modesto e não vi diferença significativa. O LXQt vem sem compositor ativado, No Lubuntu, se quisermos efeitos como sombras e transparência, precisamos ligar o Picom. O Xfce pode ficar mais leve justamente se desativarmos seu compositor.

Pois eh, pode ser só pq eu deixei as duas instalações sem mexer em nada, ou ser característico do meu hardware em si… por isso que é bom cada um fazer seu teste, a nível do próprio conhecimento. Eu, por exemplo, não faço ideia como manipular os compositores, mas com o tempo, e ajuda da comunidade, aprendo.

Quanto ao fato do picom vir desativado, nas versões a partir da 23.04, o picom vem ativado por padrão. Não chequei essa informação na própria distro, foi num site os.watch:

Lubuntu 22.10 and earlier run with no X compositor by default. (An X compositor is an application that can help provide various graphical effects and possibly smooth out screen tearing.) For those who benefited from X compositing, the Compton compositor was provided. We began also providing the Picom compositor (which is based on Compton but is more well-maintained) in Lubuntu 21.04. Starting with Lubuntu 23.04, we have switched entirely to Picom, and have enabled X compositing by default.

O Picom é o Compton atualizado. Um projeto que veio de onde o Compton parou a seguiu adiante desenvolvendo a base. Posso estar enganado, mas o Picom vem instalado no Lubuntu, mas não vem ativado. Escrevo isso porque a gente não consegue aplicar transparência na barra/painel do Lubuntu no padrão. É preciso ir até o item Picom no menu e habilitar algo lá.

Quanto ao Xfce, de cara permite aplicação de transparência na barra/painel. Mas isso é perdido se eu desabilitar o compositor. Com essa desabilitação, percebo que o Xfce consome uns 100 Mb de memória a menos.

Talvez em versões anteriores, mas na versão atualmente disponível (24.04), a transparência do painel, e dos menus já está presente por padrão. O menu do picom nas configurações já é ativo por padrão quando entrei (acabei de reinstalar pq estou fazendo uns testes).

Estou tentando ver se o note que falei fica legal com o LMDE 7. Vi nesse post

que vc disponibilizou que foi umas das distros que vc testou. Resolvi dar uma olhada. Como é cinnamon, ficou um pouco lento. Mas a qualidade é muito melhor em organização e qualidade. Vou tentar usar um tempo. Se me atrapalhar, vou voltar para o LXQt.