Lubuntu e o LXQt: linux minimalista (e otimizações opcionais)

Se você, assim como eu, procura um sistema que seja leve, mas que ainda sim não deixa de ter um visual limpo e moderno, o Lubuntu (e sua interface LXQt) podem ser uma ótima escolha. Esse sistema geralmente é indicado para quem procura dar uma nova chance á um computador antigo, mas não se restringe necessariamente à esse público, funcionando e sendo ainda mais responsivo em novos computadores. Mesmo para novos usuários, não é díficil de usar.

Foi a distribuição que escolhi para meu computador, pois à princípio eu usaria alguma distribuição com o ambiente gráfico KDE (testei muitas nos últimos dias), mas precisava de algo mais leve. O LXQt lida bem com aplicativos do universo KDE, pois ambos usam a tecnologia Qt.

O Lubuntu herda as os principais benefícios do Ubuntu, como os de ser compatível com um grande número de computadores (e peças) diferentes e ter uma grande quantidade de aplicativos disponível. Outra vantagem de usar um Linux oficial da família Ubuntu é poder contar com atualizações de rotina (updates) e de versão (upgrade) de forma bem fácil.

Fique à vontade pra comentar sua opinião sobre o LXQt e se você concorda comigo que o LXQt pode ser uma boa opção para além das máquinas antigas!

Lubuntu 24.04 personalizado com o tema lo LXQT “Frost” e o wallpaper de Atlantic Ambience.

EXTRA - OPCIONAL (avançado): Se você deseja deixar seu Ubuntu ainda mais otimizado e não se importa de usar o terminal do Linux, aqui vão alguns procedimentos que vão melhorar o seu uso diário. Abra o QTerminal no Menu de Aplicativos, na categoria “Sistema” ou teclando Ctrl + Alt + T.

1. Priorizar o uso da RAM (principalmente se seu computador ainda contar com um HD mecânico): O Linux tende a usar o “Swap” (espaço no disco) mesmo quando ainda tem RAM. A ideia é fazer com que o sistema use a RAM antes de tocar no disco.

Copie e cole os comandos no terminal, aperte ENTER e digite sua senha quando solicitado.

sudo nano /etc/sysctl.conf

Vá até o fim do arquivo e adicione esta linha:

vm.swappiness=10

Salve (Ctrl + O, Enter) e saia (Ctrl + X). Isso fará o sistema evitar o uso do disco pra memória temporária.

1. Ativar o ZRAM: O ZRAM cria uma partição comprimida na sua RAM, funcionando como um “turbinador”. Copie e cole o comando no terminal:
sudo apt install zram-config
  1. Pré-carregamento (Preload): O preload é um serviço que “aprende” quais programas você mais usa e deixa as bibliotecas deles pré-carregadas na memória RAM. Copie e cole o comando no terminal:
sudo apt update && sudo apt install preload
  1. Instale o PSD: O PSD gerencia o seu perfil na RAM enquanto você usa e salva no disco apenas de vez em quando. Copie e cole os comandos no terminal:
sudo apt install profile-sync-daemon
psd parse
systemctl --user enable psd && systemctl --user start psd
  1. Se você usa o Firefox, troque para a versão .DEB: O Lbuntu vem com o Firefox em formato Snap instalado. Snaps demoram muito mais para abrir em HDs mecânicos. Os comandos a seguir rocam o Firefox Snap pela versão oficial em .DEB, que funciona melhor em HDs. Copie e cole os comandos no terminal, nessa sequência:
sudo snap remove firefox
sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/ppa

Copie e cole este comando inteiro no terminal (para o sesitema dar prioridade à versão .DEB):

echo '
Package: *
Pin: release o=LP-PPA-mozillateam
Pin-Priority: 1001

Package: firefox*
Pin: release o=Ubuntu*
Pin-Priority: -1
' | sudo tee /etc/apt/preferences.d/mozilla-firefox

Digite mais esses comandos para terminar de instalar o Firefox .DEB:

echo 'Unattended-Upgrade::Allowed-Origins { "${distro_id}:${distro_codename}-security"; "LP-PPA-mozillateam:${distro_codename}"; };' | sudo tee /etc/apt/apt.conf.d/51unattended-upgrades-firefox
sudo apt update && sudo apt install firefox

Fazendo esse procedimento você tornará a experiência de usar o Firefox em um HD mecânico melhor, fazendo com que ele seja atualizado junto com o sistema.

Todos os procedimentos foram feitos na prática em meu computador (Lenovo Tinkcentre M76 AMD Phenon II X2 B57 com 4 GB de RAM e HDD mecânico de 500 GB). Os comandos foram retrirados de duas pesquisas no Google Gemini 3, são elas: “Otimizar o Lubuntu” e “Fazer o Firefox abrir mais rápido no Lubuntu”. Feitas em 01/01/2026.

7 curtidas

Quando eu defendi o Lubuntu com LXQt muitos aqui no passado me criticaram, porque né, para muitos o LXDE era ainda mais leve… mas não tem comparação, o LXQt tá muito bom. Eu penso em usar alguma distro com essa interface, quando esse pc que utilizo não tiver rodando o Plasma. O Plasma é bem otimizado, meu Core i3 6006U com 4GB de RAM, roda muito bem… os engasgos é por contra do Chrome, no Firefox ou Brave, roda muito melhor.

4 curtidas

Gosto mais do lxqt do que o xfce e o suporte ao wayland ja tá usavel

4 curtidas

É verdade meu amigo, o Plasma é realmente bem otimizado. Na minha máquina em específico, AMD Phenon II X2 e HDD mecânico, o KDE Plasma fica um pouco pesado, aí o LXQt vem como uma opção muito bem vinda, principalmente porque é do mesmo universo Qt. Alguns dos programas pré instalados no Lubuntu são da equipe do KDE. Também tem a aparência, que é bem minimalista e bonita na minha opinião, bem mais bonita que o XFCE.

3 curtidas

Meu amigo, que bonito! Quero deixar o meu assim também! Você sabe que tema é esse? Sobre o suporte ao wayland não havia pesquisado, é ótimo saber que já esta bom no Lubuntu!

3 curtidas

O tema é o arch-colors a fonte adwaita-sans em italico icones breeze-dark agora as janelas tive que instalar o labwc tweaks para poder mudar o theme usando labwc wm.
Esse é no arch acho q a versão do lxqt do lubuntu ainda ta 2 versões atrazadas então não sei se vai funcionar tudo tão facio como no arch.

sudo pacman -S lxqt-wayland-session labwc qt6-wayland
yay -S labwc-tweaks

sudo apt install lxqt-wayland-session labwc labwc-tweaks qt6-wayland
2 curtidas

Ainda acho o LXQt muito limitado na capacidade de “ajustes finos” e ainda precisando de um capricho visual. Levou muito tempo até apresentar uma alternativa ao tosco menu padrão, por exemplo. O Xfce dá show de flexibilidade, e por isso continuo a preferi-lo ao LXQt, mas este é, sim, uma ótima opção de ambiente gráfico leve e simples, principalmente para quem gosta mais do Qt e da coleção de aplicativos do KDE.

O Lubuntu, a meu ver, faz uma bela implementação do LXQt, embora suas edições LTS estejam quase sempre atrasadas quanto à versão do LXQt que adotam.

Há um Fedora Spin em LXQt que talvez seja uma boa pedida. Nunca experimentei.

O LXQt no Debian eu acho esquisito. Por padrão, vem combinado ao gerenciador de janelas do Xfce, em vez de vir com o Openbox, e isso pode confundir novatos na hora de ajustar o visual do ambiente gráfico, dado que o gerenciador do Xfce precisa ser configurado pelas adaptações aos aplicativos GTK. Para mim fica uma Criatura de Frankenstein.

1 curtida

Eu testei e não achei vantajoso frente ao KDE.
Vale lembrar que no KDE você não precisa instalar os daemons de serviços que você não utilizará, ou pode desativar esses serviços.

Assim sendo, o desempenho e o consumo de memória entre o KDE e o LXQT podem ser bem similares.

A única distribuição Linux que eu vi entregar um desktop funcional e realmente leve foi o Antix, pois ele usa gerenciador de janelas leve e substitui alguns serviços do sistema por scripts simples e fáceis de usar.

2 curtidas

Obrigado Marcos. Fiz todos os procedimentos. Vamos acompanhar agora. Abraço e bom ano.

1 curtida

Olha outro teste usando o compositor wayfire ao invez do labwc

wayfire é cheio de efeitos visuais tipo o falecido compiz mas no wayland

3 curtidas

Nunca usei lxqt, mas estou usando o raspberry pi OS no meu raspberry pi. Ele é lxde, mas usa labwc no wayland.

Da pra usar o labwc-tweaks no lxde? E, nesse caso, posso instalar com os mesmos comandos (usando apt ao inves se pacman)?

Pergunto pq ainda nao descobri como mudar o tema e os icones do sistema, o que é basicamente minha unica reclamação com o OS, todo o resto me surpreendeu positivamente. Funciona suave e é super intuitivo.

3 curtidas

E muita gente considerando o LXDE praticamente morto, hein?
Quem diria…
Aliás, existe até hoje um Fedora Spin em LXDE.
Que, aliás, nunca deixou de ser uma opção na instalação do Debian.

2 curtidas

Por enquanto so testei no arch r o labwc-tweak está no aur não sei não tentei no ubuntu
Acho q no ubuntu vai ter q compilar fedora e aur tem

2 curtidas

Eu achei o sistema da raspberry muito bom.

A primeira vista parece limitado, mas é só pegar o jeito.

Tem vários atalhos de teclado, o menu permite pesquisar, os repositórios do debian são bem completos, o tema é agradável para os olhos. Só não gostei muito dos icones, achei muito coloridos.

E com as otimizações feitas no sistema, não consome nem 1gb de ram, no geral. Claro que eu faço um uso mais básico, uso para email, calendário, tarefas, notas e outras tarefas de escritório e escrita, além de navegador. Mas mesmo assim, achei que ele iria engasgar mais, e tem sido uma experiência bem suave.

2 curtidas

Olá amigos! Uma distribuição que conquistou meu coração, pouco depois de desbravar o Lubuntu, foi o Mageia. Eu até criei um blog, pra compartilhar, dentre outras coisas, minha experiência de como será usar ela no dia a dia, e dicas de otimzação. Quem quiser acompanhar e comentar lá, fique à vontade. Vou deixar o link aqui abaixo, mas o instagram onde notifico as atualizações do blog é o @blogdomarcosmarcelino

Ontem refiz um teste que eu já tinha feito.

Tenho um Ultrabook antigo (2015).

É um AMD x4 Quad (1.4GHZ) com 4GB de RAM e NVME M.2.

Ao instalar XFCE e LXQt, a diferença é grande. Não é no consumo da memória (os dois são praticamente iguais). A diferença está na fluidez do sistema. O XFCE já apresenta lentidão logo após a instalação. Acho que o gargalo pode está sendo para o processador.

O LXQt não é assim. Funciona muito responsivo. Testei os dois em base Arch.

Então estes testes em VM podem não conseguir simular direito o hardware que a distro será realmente instalada. A melhor opção é instalar e ver como fica.

O Arch tem compatibilidade com muitas DEs e bem leves para meu caso. Mas prefiro o Lubuntu pq é só instalar e usar. Já vem bem configurado.

2 curtidas

Experimentei LXQt e Xfce num computador muito modesto e não vi diferença significativa. O LXQt vem sem compositor ativado, No Lubuntu, se quisermos efeitos como sombras e transparência, precisamos ligar o Picom. O Xfce pode ficar mais leve justamente se desativarmos seu compositor.

2 curtidas

Pois eh, pode ser só pq eu deixei as duas instalações sem mexer em nada, ou ser característico do meu hardware em si… por isso que é bom cada um fazer seu teste, a nível do próprio conhecimento. Eu, por exemplo, não faço ideia como manipular os compositores, mas com o tempo, e ajuda da comunidade, aprendo.

Quanto ao fato do picom vir desativado, nas versões a partir da 23.04, o picom vem ativado por padrão. Não chequei essa informação na própria distro, foi num site os.watch:

Lubuntu 22.10 and earlier run with no X compositor by default. (An X compositor is an application that can help provide various graphical effects and possibly smooth out screen tearing.) For those who benefited from X compositing, the Compton compositor was provided. We began also providing the Picom compositor (which is based on Compton but is more well-maintained) in Lubuntu 21.04. Starting with Lubuntu 23.04, we have switched entirely to Picom, and have enabled X compositing by default.

1 curtida

O Picom é o Compton atualizado. Um projeto que veio de onde o Compton parou a seguiu adiante desenvolvendo a base. Posso estar enganado, mas o Picom vem instalado no Lubuntu, mas não vem ativado. Escrevo isso porque a gente não consegue aplicar transparência na barra/painel do Lubuntu no padrão. É preciso ir até o item Picom no menu e habilitar algo lá.

Quanto ao Xfce, de cara permite aplicação de transparência na barra/painel. Mas isso é perdido se eu desabilitar o compositor. Com essa desabilitação, percebo que o Xfce consome uns 100 Mb de memória a menos.

1 curtida

Talvez em versões anteriores, mas na versão atualmente disponível (24.04), a transparência do painel, e dos menus já está presente por padrão. O menu do picom nas configurações já é ativo por padrão quando entrei (acabei de reinstalar pq estou fazendo uns testes).

Estou tentando ver se o note que falei fica legal com o LMDE 7. Vi nesse post

que vc disponibilizou que foi umas das distros que vc testou. Resolvi dar uma olhada. Como é cinnamon, ficou um pouco lento. Mas a qualidade é muito melhor em organização e qualidade. Vou tentar usar um tempo. Se me atrapalhar, vou voltar para o LXQt.

1 curtida