Distros “amigáveis” sob Celeron e 2 Gb de RAM

Estou às voltas com um portátil da Compaq, modelo de uns dez anos atrás, Presario CQ-23. Seu processador é um Celeron N2830, e é de uma versão que com apenas 2 Gigas de RAM. A maquininha em questão tem um SSD SATA que substituiu o HD original de fábrica.

Estava com o Windows 10, que rodava decentemente (menos quando havia atualizações sendo instaladas em segundo plano, pois aí era uma sucessão de delays e engasgos irritantes). Mas dado que o Win10 chegou ao fim da efetiva vida útil, essa maquininha passou a ser um bom espaço para a testagem de distribuições de Linux.

Por suas especificações, poderia muito bem receber uma distro daquelas projetadas para computadores muito antigos e/ou modestos, como AntiX, LegacyOS, Loc-OS, Watt OS etc. Porém, esses ótimos projetos não são feitos para usuários novatos em Linux, e o notebook em questão continuará passando pelo uso de leigos. O ideal, portanto, é que acolha um sistema bem polido na praticidade.

Já experimentei o SparkyLinux e o Debian em LXQt e o Lubuntu, mas o LXQt é chatinho. Já cheguei a elogiar esse ambiente gráfico, mas hoje eu o tenho como muito incompleto e limitado, e meio que um monstro de Frankenstein, pegando partes do KDE Plasma e misturando-as a elementos GTK…

Estou testando o LMDE 7. Achava que o Cinnamon faria a maquininha “sofrer” um pouco, mas fiquei muito bem impressionado com o desempenho! O Mint está rodando macio, e isso dá match com suas possibilidades de configuração para deixá-lo “fácil para toda a família”.

Há quem olhe torto para Mint, Zorin, Linux Lite etc., mas para mim são trabalhos de tirar o chapéu e aplaudir de pé. Esses sistemas são muito bem organizados e caprichados na praticidade.

Posso ficar no LMDE, com o Cinnamon desprovido de animações e outros efeitos em favor da economia de recursos. Mas há mais uma distro que eu gostaria de testar: o TigerOS. Sei que, hoje, adota o Plasma, mas acredito que numa configuração mais amigável a máquinas legadas. Voltarei com o resultado de mais esse experimento.

2 curtidas

O Tiger OS é uma boa !

1 curtida

Adendos:

1. Experimentei o Q4OS, na edição que acabou de sair, baseada no Debian 13. Não gostei do desempenho sob o Plasma. Sob o Trinity Desktop a maquininha reagiu bem, mas uma e outra coisa no sistema davam crash numa frequência alta demais para me deixar à vontade. Vale dizer, de todo modo, que o Trinity em sua atual edição consome recursos do computador num nível próximo ao do LXQt, mas, comparado a este, é sensivelmente melhor em interface amigável e coerência e apelo visuais.

2. O que pode atrapalhar a experiência com o Tiger OS é que este Compaq Presario CQ-23 tem “birra” do Ubuntu 24.04.x. Seja na instalação do Lubuntu, seja na do Xubuntu ou do Mint Xfce, o processo falha, e no momento de pôr o Grub. Reparem que as três distros citadas usam instaladores diferentes entre si. A aplicação do Boot Repair deixava os sistemas acessíveis, de todo modo. O Debian e as distribuições baeadas diretamente no Debian (LMDE, Q4OS, SparkyLinux, MX Linux…) instalaram-se de boas.

Continuarei defendendo o Debian com mate para hardware modesto, basta mudar a fonte de Cantarell para Ubuntu fonts ou noto, mudar o tema para o tradicional ok(azul) e um pacote de ícones como papirus e tá feito xD

1 curtida

Eu ainda removo o painel pra cima e adiciono o plank pra ficar estilo MacOS

1 curtida

Reforço a minha positiva surpresa quanto ao Cinnamon 6.4.13 e seu bom desempenho nesta máquina de processador bem fraquinho e pouquíssima RAM!

Olha, eu acho que o Openbox poderia ser uma boa. Ele é meio chatinho de configurar no início, pois ele é bem vazio, mas acho que ele rodaria bem nessa máquina aí.

E até tenho um Script que instala o Openbox já configurado no Arch/CachyOS/EndeavourOS, o que poderia facilitar bastante. E também, fico curioso em ver como a minha configuração se sairia em máquinas como a sua:

2 curtidas

O SparkyLinux oferece uma edição trabalhada só com o Openbox. É a Minimal GUI. Outro projeto que toma o Debian como base e oferece um ambiente bem montado so com Openbox é o BunsenLabs.