Lubuntu e o LXQt: linux minimalista (e otimizações opcionais)

Experimente desabilitar os efeitos do Cinnamon. Animações, sombreamentos. No Mint, pode desabilitar clicando em Configurações de sistema e depois em Efeitos.

1 curtida

Não adiantou muito. Mesmo o gerenciador de arquivos está demorando uns 2s para abrir. E vai aparecendo os detalhes depois. Acho que a vantagem do LXQt eh por usar o openbox, que eh mt leve em relação ao Muffin. Essa máquina é fraca demais… quem dera ficar no cinnamon, mas não vai dar…

1 curtida

O LXQt já vem com o Openbox no Lubuntu e no SparkyLinux. Se instalar o Debian em LXQt, o gerenciador de janelas será, curiosamente, o Xfwm4, do Xfce.

1 curtida

Ontem eu testei o hyprland. Olha, o desempenho foi muito bom. Eu só não fico nele pois tudo tem que ser implementado manualmente. Até para ligar um monitor secundário tem que editar .conf. Se ele tivesse um pouco mais de funcionalidade já implementada, eu ficaria por lá.

1 curtida

Seguindo a dica dos colegas aqui, resolvi instalar o KDE no note fraco que citei, e dar uma modificada no compositor. O resultado foi ótimo. O note está tranquilo e só usa swap quando abro muita coisa ao mesmo tempo. Realmente o ambiente Desktop mudou muito pouco msm. Os grandes vilões são os aplicativos de hj, que precisam de muitos recursos.
Obg as dicas a todos aqui!

1 curtida

Imagens! :sweat_smile: :clap:

Eu desisti de usar DE leves, pois para elas ficarem funcionais o consumo de memória é o mesmo de um Gnome ou KDE. A vantagem talvez seja ter menos exigência de GPU.

Porém, o Antix me surpreendeu por oferecer um baixo consumo de memória e um desktop totalmente funcional mesmo usando JWM/ICEWM como desktop.

1 curtida