E mais visivel a instalação(principalmente pra quem usa HD em mal estado kkkkkk), considerando que hj as “massas” tem banda larga acima de 100mb, pelo menos no download varia do espelho onde ta puxando, infelizmente no brasil temos so o “resto do caldo” quando o assunto e espelho rapido
Boa tarde rapaz.
Concordo com o que diz mas no caso de memória perdoe-me, não é bem assim então vamos lá… Teve um tempo que a microsoft era casada com a Intel e a Intel com a nvidia, os 3 combinados era bons tanto em hardware e software sincronizados, o sistema dominava o outro e vice-versa, o consumo de recursos de ram eram equilibrados. Hoje temos Intel e AMD, Radeon e Nvidia. Esses hardware instalados se comportaram de maneira diferentes no Windows, vamos ao exemplo:
Placa-mãe intel com placa de vídeo radeon com 4GB de ram, o win não consegue enxergar o vídeo offboard sem genuíno da intel e aí ele vai consumir mais memória pois não há uma diretrize específica de comportamento, posso está enganado mas alguns usuários que possuem essas configurações reportaram o mesmo caso. Outro exemplo é o caso polêmico de 2005 que processadores da AMD eram instalados com drivers da Intel no WinXP.
Tenho 32GB de ram, placa de vídeo radeon
Processador AMD
Windows11
Consumo de Ram= 6.7GB
Memória Cache do disco= 8.7GB
O Win pode funcionar bem e ter redução de ram e recursos estando com especificações da própria empresa como os da Intel, apesar que a microsoft sempre recomendou equipamentos Intel.
Pcs 100% intel funcionaram muito bem com Windows.
Pcs 100% AMD simplesmente vão funcionar com Windows pois ela dá suporte mas não esperem bons desempenhos gritantes como é o meu caso mas tá valendo. No linux o meu PC parece que foi fabricado só pra ele que o desempenho tá uma “beleuza de maravilhoso”
Só tive um notebook 100% AMD, e sinto que os drivers desse notebook eram bem bugados. Se eu instalasse o driver da Fabricante, o Photoshop bugava, mas se eu instalasse o driver da AMD, o brilho do notebook simplesmente não abaixava.
Mas faz anos que eu tive esse notebook, então não faço ideia do estado atual dos drivers da AMD no Windows.
Se for em um notebook, é bem comum, pois o chip offboard é usado apenas para renderização e o integrado é usado para exibição. Até com a Nvidia é assim.
Agora, se for em um PC com uma placa de vídeo da AMD, nunca vi isso e nem sei como pesquisar sobre isso…
Se esse consumo de RAM for após o Boot, entra naquilo de “o Windows tenta aproveitar o máximo da RAM que ele consegue”.
No meu caso, que tenho um i5 4210U + HD Graphics 4400 + Nvidia 920M, esse é o consumo de RAM depois de dois minutos de uptime.
Mas no meu caso rapaz, a minha Radeon RX6500 XT 4GB de acordo com a fabricante, ela precisa de pelo menos, pelo menos (2x) 16GB de ram só para a placa de vídeo e olha que ela é offboard
Talvez peça mais RAM porque parte dessa memória RAM é compartilhada com a GPU mesmo com ela tendo memória dedicada. Como no caso dessa Nvidia.
E pelo o que vi, isso acontece para que a GPU possa usar a RAM do PC caso a me oria dela acabe (Pelo menos é o que consta na Comunidade da Microsoft)
No windows a vga tem o programa dela chamado Adrenaline que é o programa de configurações conforme seu desejo tipo: overclock, ajuste de tela, ajuste de jogo e etc…
No linux é só o driver, não tem o “Adrenaline” o que eu acho muito bom pois esse gerenciador é quase 1GB contando junto com o driver, depois de instalado 16GB já fica de prontidão caso a Vram estoure e isso é no Windows. No linux o Vulkan faz toda a mágica pois ele pega os recursos necessários da vga para processar o jogo depois disso ele desliga esses recursos para não sobrecarregar a vga.
Conclusão: O windows tem suas vantagens e desvantagens pois os recursos ficam de prontidão e prontos para usar o que é uma coisa boa e ao mesmo tempo não.
Meu processador é um FX 8350 4Ghz x8 (Turbo Core 4.2Ghz) e minha VGA está com 16GB de ram de prontidão no sistema com mais 4GB de vram esperando e estou aqui no fórum do Diolinux usando todos esses recursos desnecessariamente.
O linux tem muito mais vantagens do que desvantagens, já que estamos falando de um sistema leve e aproveita melhor o hardware utilizando menos recursos possíveis pois ele entrega os mesmos valores que os absurdos do windows, não está convencido ?
Visite esse site e veja os requisitos mínimos e recomendados do Dead Island Definitive Edition que mostra que na versão linux o mínimo é o mesmo que o recomendado e no Windows o hardware tem que ser mais forte.
Esse link acabou de mostrar o inverso kkkkk
Pra rodar o jogo no mínimo vai exigir um 1151 ao invés do 1155(o i5-2400 leva vantagem), e com uma 6850 que e mais velha que uma 460gtx(3x mais forte que ela)
Isso vc comprovou que o Linux e 3x mais exigente que o windows
O Hardware dos dois é basicamente o mesmo. O Windows pede um i5 de segunda geração lançado em 2010 e o Linux pede um i3 de quarta geração lancado em 2015. A diferença entre os dois é de apenas 10%, com a vantagem sendo do i5. Ou seja, dependendo da tarefa, é desprezível.
Já a GPU, a diferença é bem desprezível, com uma vantagem bem magra da GTX 460. Mas a diferença é tão irrisória, que na prática, as duas GPUs são iguais.
Ou seja, ao menos nos requisitos mínimos, não são coisas gritantes.
E nesse site não tem nada de que os requisitos recomendados do Linux são iguais aos Mínimos. Tem somente que são os requisitos mínimos.
Agora, pegar somente os números dos requisitos de um jogo e dizer que um sistema é eficiente apenas por causa disso, é ser muito raso. Tem jogos em que no Linux os requisitos são menores do que no Windows, tem outros em que os requisitos do Windows são menores que os do Linux e tem jogos em que os requisitos dos dois são iguais.
Essa RAM que está sendo compartilhada não afeta em absolutamente nada o uso do sistema. Então não está usando “recursos desnecessariamente”, já que essa memória não sumiu do computador e pode ser usada normalmente pelo sistema.
Bem provavelmente você não precisa instalar esse gerenciador no Windows. No meu caso, a Nvidia tem o Nvidia Experience e ele é absolutamente desnecessário para minha 920M do meu Notebook antigo funcionar. Aliás, o que tem de instalado é apenas o Centro de Controle da Nvidia que é muito mais simples, bem mais leve e tem os ajustes necessários.
Assim como no Linux, no Windows você pode apenas instalar o Driver.
Mais ou menos, o Windows usa ~6,8 GB de RAM em IDLE (parado) desses , 2 GBs são uso real protegido de RAM e 4,8 é cache/compartilhada, isso significa que todo novo processo usa 2 GB + RAM do processo
Se for o consumo via gerenciador de tarefas não vai marcar a quantidade exata, somente via monitor de recursos
Primeiro que eu estava falando era disso: Da memória RAM que é compartilhada pelo Windows com a GPU.
Nesse caso, o meu comentário está completamente certo: o meu notebook tem 12 GB de RAM, com duas GPUs: Uma HD 4400 (que rouba 128 MB da RAM e compartilha mais 1 GB) e uma 920M (com 2 GB dedicados e que compartilha 6 GB). Se essa memória fosse inutilizada, eu teria que ficar com apenas 5 GB de RAM disponíveis, mas não. Tenho 11,9 GB disponíveis para o sistema usar.
E se você pegou o bonde andando, mencionei isso nessa mensagem:
E segundo, parado em que condições? Pois eu posso muito bem falar que o meu Ubuntu 24.04 em Idle usa 6 GB com 3,2 GB em Cache e o meu Windows 11 utiliza 3,4 GB em Idle com 1,9 GB em cache.
Estarei mentindo? Não. Pois esse é o consumo do meu Ubuntu nesse momento, com 16 dias de Uptime, Com o Firefox (duas janelas, somando 7 abas), Telegram, Nautilus e o Monitor do Sistema abertos no momento em que eu registrei esse consumo.
E o do Windows? Registrei esse consumo com dois minutos de Uptime. Então colocar em quais condições, importa.
E também certos processos não aparecem no Gerenciador de Tarefas, somente no Monitor de Recursos.
Eu já respondi brother:
Ou seja pós boot real
Eu peço desculpas rapaz, me expressei mal.
a 6870 é mais forte que a gtx460 tipo:
6870 pciex 2.0 x16, gtx460 pciex 2.0 x16
Ambas tem a mesma vram 1024mb exceto isso aqui…
6870= gpu clock 900mhz, memory clock 1050mhz, bandwidth 134GB/s
GTX460= gpu clock 678mhz, memory clock 900mhz, badwidth 115GB/s
Ambas GDDR5
A minha 6500xt nem deveria rodar esse jogo mas roooodaaaaa!!!
GDDR6 64BIT
Rodando numa placa-mãe PCEX 2.0 x16 cujo a placa de vídeo é PCIEX4.0 x4
Não, você não tinha explicado. Você falou apenas em Idle, que pode significar inclusive “deixei o PC parado por um tempo”, pois literalmente significa “parado” ou “ocioso”. Me indica aí onde que Idle significa “pós boot real”.
Novamente, quando se fala em consumo, até no “pós boot”, as condições importam. Pois os programas que você tem instalado podem colocar serviços no sistema que consomem RAM ou podem inicializar junto com o sistema.
Não tem programa não Microsoft, nem mesmo utilitário de driver é o windows puro, os únicos softwares são office, libre e vscode nenhum impacta no boot
Apesar de eu ser hoje um usuário somente do Linux no meu Notebook pessoal, já passei um tempo no Windows 10 e como tenho conhecimento em informática sei de fato o que é “otimizar de verdade” e “tutorial do youtube”. Enfim, o que vou falar aqui chega a ser engraçado porque também acontece com bastante frequência no Android que são as tais “otimização que o meu tutube favorito me ensinou” que são aqueles onde chaves do registro são mexidos, serviços desinstalados, arquivos de sistema deletados e drivers instalados através de programas suspeitos prometendo “altos fps”. Apesar de o baboo ser bastante fanboy de Windows ele tem bastante embasamento técnico nas críticas que já fe sobre isso. E eu concordo plenamente. Pegue um Windows 10 instale, aplique todas as atualizações e instale os drivers por meio de canais oficiais. Após va nas configurações do Windows e desative todas as telemetria e serviços lá que vc n considera importante. Veja a mágica acontecer! Um Windows rodando leve sem problema de disco ou cpu em 100%. Aí perguntam: “Nossa, mas o q vc fez de tao magico que deixou rodando liso assim?” Respondo: Simplesmente usei as configurações disponíveis para o usuário a fim de otimizar o Windows para o meu fluxo de trabalho. Agr quando um usuário mexe onde não deve é obvio que vai esculhambar toda a estabilidade do sistema. Do lado do Android canso de ver em grupos do telegram pessoal esculhamabdo sistema x ou y e ai eu falo q no meu o android roda normal e liso, quando pergunto o q a pessoa fez de fato diz q segui uma dica do tutube do android dela q mandou desativar serviços, mexer no modo dev, instalar apk x ou y e ai é a mesma novela do Windows.
Aqui rapaz, entrei no win11 agora pouco para tirar as fotos e voltar para o PeppermintOS e publicar.
isso foi depois iniciar para o win11
E essa é minha GPU, repare a memória da GPU compartilhada.
E esse é do PeppermintOS
Se não tem nada, mostra aí que o seu Windows está limpo. O meu consome 3,4 GB após p Boot
E com esses programas inicializando junto ao computador (sendo que alguns estão desabilitados):
E com esses serviços “não-microsoft” ativos:
Até mesmo o quanto de RAM o seu PC tem influencia no consumo inicial do Windows.
Ele é bem fanboy, mas é aquele fanboy que sabe muito bem do que fala. Afinal, ele trabalha com o Windows desde que o Windows surgiu.
Nem sequer eu faço isso. Pois os serviços param de rodar quando não são mais necessários, e nunca tive problemas com os serviços do Windows. E isso às vezes traz uma diferença irrisória em troco de perder alguma funcionalidade.
E mesmo quando eu usava o Windows 10 em um HD de 5400 RPM, o sistema ainda era rápido e responsivo. Eu não tinha grandes problemas com o HD100.
Para mim, tanto o Linux, como o Android e o Windows já funcionam muito bem em suas configurações padrões e cada um a sua maneira. Usei um Motorola One Zoom por mais de 4 anos, nunca otimizei o celular e mesmo assim ele rodava relativamente bem nas tarefas básicas.
O problema do Android não é a ROM X Y, ou Z, mas sim os aplicativos que estão cada vez mais pesados.
Parece ser um uso de RAM bem normal para um Windows, depois de iniciar. Principalmente se considerar que se você tem mais RAM, o Windows consome mais.
Mas essa memória compartilhada não atrapalha em nada o uso do sistema em si.
Correto, vamos ser francos, 32GB de ram é realmente muita memória.
E o que o senhor acha do consumo de memória do meu PeppermintOS ?