Linux server 32 bits

Bom Dia !!!
Talvez eu esteja com pensamentos ou procedimentos errados mas o que eu gostaria é dar uma sobrevida para alguns Hardwares aqui em casa…
Gostaria de instalar um print-server em um mini pc , usei uma ISO Ubuntu mini mas depois do GRUB iniciou mas no meio nao identificava mais o display. Tentei colocar em ( nomodeset ) mas mesmo assim nao funcionou .
Por favor alguem poderia me ajudar a resolver o problema do Display ? Ou me indicar outra distro que ainda usa 32 bits.

Grato,
Luis Ferreira

1 curtida

Olá @Luis_Lafer, tudo bem contigo?

O primeiro passo para que a comunidade consiga tentar te ajudar é você fornecer mais informações sobre o seu hardware, as dicas neste artigo podem te ajudar.

:vulcan_salute:

1 curtida

É um mini PC ( acho que nem tem ou teve ai no Brasil ) Intel Atom CPU N270 1.60GHz, Placa Mae QUANMAX Netbook Neo , 2048 de Memoria HD (kkk) 60 Gigas .
Obrigado.

Chegou a testar o Debian (distro-origem do Ubuntu)?

Enfim, uma breve pesquisa no fórum resulta em mais opções.

1 curtida

Acho que talvez dependa do seu conhecimento linux, mas como eu sou usuário de Arch, eu acabei instalando archlinux32 em um antigo Netbook LG x130 que eu tinha aqui que tem esse mesmo processador Intel Atom N270. Eu criei uma VM com QEMU+Virt Manager pra testar tudo antes e fiquei bastante feliz com o resultado.

Na VM:

No Netbook:

Tem video no canal explicando a instalação manual do arch linux, que também serve pra versão 32 bits, não tem segredo, ainda mais se você puder começar do zero quantas vezes for necessário sem medo de perder os dados, mas se você não se sentir seguro talvez um instalador automatizado possa te ajudar.

Vou acompanhar o tópico, se tiver dúvidas ou bloquear em algum problema, eu vou tentar responder.

Um abraço, boa sorte!

Rapaz, eu venho usando o BusenLabs a um ano em um netbook com um atom de primeira geração e 2gb de memória.

O Slackware continua suportando 32bits oficialmente e funciona muito bem em hardware mais antigo.

O suporte a 32bits acaba quando?
Parece que eu tinha lido que o bug dele foi estendido para depois do bug de 2038, alguém sabe se o 32bits do Linux foi estendido para depois de 2038?
Em fim falta somente 16 anos para o bug de 2038.

Boas Pessoal… Aqui na Austria jah eh Boa Noite e hoje eh feriado ( Dia dos Reis Magos ) … Abre o problema, instalei o Debian 11 neste mini pc e consegui instalar tambem o CUPS + avahi para a impresssao remota.
O fato de eu querer instalar neste pc é que estava parado e vou tambem instalar um gerenciador de energia eletrica para poder carregar a bateria de tempos e tempos.

PS: alguem sabe como posso gerenciar a bateria ?

Obrigado a todos pela ajuda e um Feliz Ano Novo parar todos …
Abracos.
Luis Ferreira

A post was split to a new topic: Alguma dica de serviço de impressão via e-mail?