Linux Pop Os com problemas de conexão wifi, oscilando e desconectando

Recentemente instalei o Linux Pop Os 20.04 LTS, estava usando o sistema normalmente por umas 3 semanas e gostando bastante, mas a dois dias venho enfrentando problemas de conexão, onde o wifi fica oscilando e desconectando, e quando abro uma nova página no navegador ele primeiramente não encontra e depois demora uns 4 seg pra recarregar a página normalmente. Antes utilizava o Windows10 nesse equipamento e não tinha problemas com isso. Nos outros equipamentos da minha casa a conexão está funcionando perfeitamente

Algumas informações úteis:
Pop!_OS 20.04 LTS x86_64
Acer Aspire ES1-572 V1.04
Kernel: 5.16.15-76051615-generic
Network controller: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565
Wireless Network Adapter (rev 01)

Desde já agradeço se puderem me ajudar a resolver esse problema.

O Kernel está quebrando o driver de rede. A solução é trocar pra versão anterior do Kernel, a 5.16.11, que vai melhorar.

1 curtida

O Cheiro de update de kernel tá forte rs. Se for isso mesmo (Extremamente provável) o jeito é esperar uma correção ou tentar fazer um downgrade pra uma versão anterior. PoP n tem jeito msm.

1 curtida

O de fanboy tá pior :slight_smile:

Esse mesmo chip já foi falado diversas vezes aqui no fórum, vive dando problema no Linux. Ai é problema com a Qualcomm, não com update de Kernel…

Alguns tópicos:

2 curtidas

Nesse fórum não é permitido ataques pessoais. Próxima vez vou marcar a moderação para que tome as providencias.

1 curtida

Em algumas pesquisas eu realmente vi o problema com esse chip no linux, e pensei no update pois antes de atualizar o sistema funcionava normalmente. Reiniciei dando boot pelo kernel anterior 5.16.11 e a conexão funcionou perfeitamente, vou fazer mais algumas pesquisas e se não consegui resolver farei o downgrade.

Muito obrigado pelas respostas pessoal!

Se quiser, pode tentar usar o Manjaro e deixar ele “travado” no Kernel 5.10 LTS ou quiçá o Gecko Linux static 15.3, pois ele usa o Kernel 5.3 com os devidos backports da SUSE para o SLAV15 SP3. Via cabo está funcionando normalmente?

1 curtida