Wireles lenta em um note e rápida/normal em outro

Olá!

Obviamente, observados os diferentes componentes de hardware de rede, foi observada uma diferença absurda de velocidade comparando os dois equipamentos.

Bem, os equipamentos são:

• Asus S400CA
    02:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros AR9485 Wireless Network Adapter (rev 01)
    03:00.0 Ethernet controller: Qualcomm Atheros AR8161 Gigabit Ethernet (rev 10)

• Samsung Expert NP350XAA
    02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL810xE PCI Express Fast Ethernet controller (rev 07)
    03:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA9377 802.11ac Wireless Network Adapter (rev 31)

Velocidade do Asus:

Velocidade do Samsung:

Ambos conectados a mesma wireless e sistema operacional Linux Mint 19.2 Cinnamon x64 kernel 4.15.0-65-generic. Recentemente migrado do Windows 7 Pro x64 “tapa-olho”, funcionando 100%.

Para melhorar a performance do Asus, teria algo a ser feito, como, algum ajuste, atualização, firmware, etc ?

Não consegui ver se a placa wireless do Asus é no padrão AC. O Asus está conectado à rede 5 GHz? Se estiver conectado à rede 2.4 GHz está mais ou menos dentro do padrão.

pois… meu equipamento é um TPLink TL-WR841HP, 2.4Ghz (não tem 5Ghz).
Está configurado …
Mode: 11b/g/n mixed
Channel Width: 40MHz
Channel: 11

Olá @elviolmp, tudo beleza?

Me parece que o chipset dessa placa do Asus é meio problemático, não sei se você já testou a dica que está neste texto aqui.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Rede-Wireless/Problema-com-placa-Atheros-AR9485-Wireless

:vulcan_salute:

1 Curtida

Pois… apliquei o comando:

sudo -i

echo “options asus_nb_wmi wapf=1” > /etc/modprobe.d/asus.conf

exit

… e parece ter melhorado. Vou analisar melhor em outros momentos.

Você pode tentar wapf definido para 4 também.

Veja qual é o melhor e salve a configuração como nosso amigo falou de modo permanente em /etc/modprobe.d/asus.conf

options asus_nb_wmi wapf=4