Linux no notebook Positivo Q232a

Saída do list-sinks

list-sinks
1 sink(s) available.

• index: 0
    name: <alsa_output.platform-bytcht_es8316.HiFi__hw_bytchtes8316__sink>
    driver: <module-alsa-card.c>
    flags: HARDWARE DECIBEL_VOLUME LATENCY DYNAMIC_LATENCY
    state: IDLE
    suspend cause: (none)
    priority: 9000
    volume: front-left: 62260 / 95% / -1,34 dB, front-right: 62260 / 95% / -1,34 dB
    balance 0,00
    base volume: 65536 / 100% / 0,00 dB
    volume steps: 65537
    muted: no
    current latency: 67,81 ms
    max request: 7 KiB
    max rewind: 7 KiB
    monitor source: 0
    sample spec: s16le 2ch 48000Hz
    channel map: front-left,front-right
    Estéreo
    used by: 0
    linked by: 1
    configured latency: 40,00 ms; range is 0,50 … 2000,00 ms
    card: 1 <alsa_card.platform-bytcht_es8316>
    module: 8
    properties:
    alsa.resolution_bits = “16”
    device.api = “alsa”
    device.class = “sound”
    alsa.class = “generic”
    alsa.subclass = “generic-mix”
    alsa.name = “”
    alsa.id = “1”
    alsa.subdevice = “0”
    alsa.subdevice_name = “subdevice #0
    alsa.device = “0”
    alsa.card = “1”
    alsa.card_name = “bytcht-es8316”
    alsa.long_card_name = “bytcht-es8316-mono-spk-in1-mic”
    alsa.driver_name = “snd_soc_sst_byt_cht_es8316”
    device.bus_path = “platform-bytcht_es8316”
    sysfs.path = “/devices/pci0000:00/808622A8:00/bytcht_es8316/sound/card1”
    device.form_factor = “internal”
    device.string = “hw:bytchtes8316”
    device.buffering.buffer_size = “384000”
    device.buffering.fragment_size = “192000”
    device.access_mode = “mmap+timer”
    device.profile.name = “HiFi: hw:bytchtes8316: sink”
    device.profile.description = “Mono Speaker + Headphones”
    alsa.mixer_device = “hw:bytchtes8316”
    device.description = “Áudio interno Mono Speaker + Headphones”
    module-udev-detect.discovered = “1”
    device.icon_name = “audio-card”
    ports:
    [Out] Speaker: Mono Speaker (priority 100, latency offset 0 usec, available: unknown)
    properties:

[Out] Headphones: Headphones (priority 200, latency offset 0 usec, available: no)
    	properties:

active port: <[Out] Speaker>

Enfim, a outra opção é, no lugar do zero, usar o name: da saída com ' no lugar dos <>, que no seu caso é 'alsa_output.platform-bytcht_es8316.HiFi__hw_bytchtes8316__sink'

No caso, sua placa tem duas “ports” equivalentes à da minha, só que, novamente, com nomes diferentes: [Out] Headphones e [Out] Speaker

Pra por a saída nos alto-falantes, no caso da sua placa, o comando seria:

pacmd set-sink-port 0 '[Out] Speaker'

ou, com o name: da placa:

pacmd set-sink-port 'alsa_output.platform-bytcht_es8316.HiFi__hw_bytchtes8316__sink' '[Out] Speaker'

Veja a variante que dá melhor aí.

Parabéns por ter dado uma pesquisadinha com o pacmd para facilitar meu trabalho aqui.

Significa que ele não acho nada correspondente ao zero nas saídas (Apesar de ter index: 0 na saída do seu list-sinks, mas talvez ele queira o nome)

Obrigado de novo! Bem, de qualquer forma, recebo a negativa do terminal “No sink found by this name or index”.

Acho melhor deixar como está, rs. Pelo menos funciona.

1 curtida

Meus sinceros agradecimentos :slight_smile: salvou vidas aqui /o/!

1 curtida

Aos que vão tentar o Linux Mint nele (tentei o Manjaro, rodou maravilhosamente bem, mas não veio driver de wi-fi e não consegui solução)…

Como instalei: Baixei a imagem do Mint (Cinnamon) e usei o RUFUS para gravar no pendrive. Desliguei o computador e pressionei DEL até ir a tela de configuração da BIOS etc. Selecionei “Boot Order” e lá estava o “Generic Flash USB”. Selecionei ele e instalei.

Com o Mint instalado, honestamente, só fiz uma coisa. O rolê do script de áudio NÃO precisa mais ser feito. Pelo menos no Mint 20. A única coisa que fiz foi ir no terminal e instalar o Controlador do PulseAudio (sudo apt-get install pavucontrol). Sem ele, só terás som se ligar o fone no conector e, mesmo assim, terás som no alto-falante e nos fones ao mesmo tempo. Com o PulseAudio instalado, você pode selecionar se quer o alto-faltante e o fone de ouvido. PRONTO. Não precisei fazer mais nada. Tô rodando liso. É outra experiência… Abaixo tem uma imagem do consumo de memória com seis guias do Chrome abertas.

Espero que isto ajude aos manos e manas que não tem tanto domínio a se livrarem daquela lentidão e, finalmente, terem um computador que seja funcional e rápido.

Abraços!

2 curtidas

Testei o Lubuntu 20.4 LTS e funciona perfeitamente. O gerencimento de memória fica em torno dos 370 mb, e os videos do youtube rodam em full hd. O funcionamento do driver de rede e som estão 100%.

5 curtidas

Ola,

alguem sabe dizer como faço para utilizar o microSD nele?
Pq eu n consigo instalar os programas no microsd, eles sempre vao para o hd do pc. Existe alguma forma de integrar o espaço do microsd com o do pc?

Estou usando o lubuntu nele, e ta rodando mt bem…

vlw!

Alguém comp que resolve o problema do wifi?
Quando roda via Live CD o wifi funciona normalmente, mas depois que instala o wifi simplesmente para de funcionar, até no LiveCD. Esse problema ocorreu no Ubuntu 20 e derivados.

Esse problema não acontece no Fedora, porém ele é muito pesado.

Tenta outras distros com XFCE, como Manjaro, OpenSUSE

1 curtida

Já tentei todas as spins, sempre dá esse problema.
Vou baixar a agora o Fedora com lxqt pra ver se funciona

1 curtida

Eu testei vários sistemas e a maioria dava esse problema. Eu pesquisando um pouco vi num site falando sobre signed drivers, acho q era assim, e que o Fedora 32 tinha isso.
Aí deu certo, só q ele era muito pesado. Testei aqui agora com Fedora 32 com XFCE e tá funcionando de boa.

1 curtida

Galera ja estou a um mes tentando instalar nesse positivo com wifi. Qual o driver correto? Ou qual OS da certinho? Ja usei mint, debian com xfce, lite, popOS. Agora tentar o fedora.

Pelo péssimo hardware e acabamento nível “porco” de Positivo e Multilaser, seria obrigatório que eles viessem com Linux pra pelo menos não terminar de explodir as peças que vem dentro deles…

Tem umas poucas versões que vem, o mistério é identificar os hardwares genéricos presentes nesses aparelhos, se descobrir tudo ficaria mais fácil.

1 curtida

Pois, mais uma tentaiva frustada. Fedora tb nao detecta wifi. Sacanagem.

1 curtida

Você tentou instalar Puppy Linux, Debian e PCLinuxOS? Se não tente.

Põe na lista também OpenSuse e Knoppix.

Ja testei o Debian, mas alguem sabe dizer qual e o hardware do wifi, é a realtek 8723bs?

1 curtida

Esse modelo tem variantes não? Qual seria a sua versão?
Não encontrei a descrição não:

Vi que um usuário bolou um script (ou indicou de terceiros) um script que talvez encontre o driver de áudio:

Se for usar, como é um script tenha cuidado.

Aqui tem os drivers para Windows:

Uma alternativa seria a partir deles checar qual os drivers de WiFi e áudio e depois buscar seus equivalentes para Linux no pós-instalação. Como não tenho esse “tablet-notebook” não posso testar.

O problema é que só desmontando pra descobrir. Não vem nada nas especificações. Só sabemos que é mais genérico que aspirina paraguaia graças ao péssimo histórico de ambas as instituições.

1 curtida