Enfim, a outra opção é, no lugar do zero, usar o name: da saída com ' no lugar dos <>, que no seu caso é 'alsa_output.platform-bytcht_es8316.HiFi__hw_bytchtes8316__sink'
No caso, sua placa tem duas “ports” equivalentes à da minha, só que, novamente, com nomes diferentes: [Out] Headphones e [Out] Speaker
Pra por a saída nos alto-falantes, no caso da sua placa, o comando seria:
Aos que vão tentar o Linux Mint nele (tentei o Manjaro, rodou maravilhosamente bem, mas não veio driver de wi-fi e não consegui solução)…
Como instalei: Baixei a imagem do Mint (Cinnamon) e usei o RUFUS para gravar no pendrive. Desliguei o computador e pressionei DEL até ir a tela de configuração da BIOS etc. Selecionei “Boot Order” e lá estava o “Generic Flash USB”. Selecionei ele e instalei.
Com o Mint instalado, honestamente, só fiz uma coisa. O rolê do script de áudio NÃO precisa mais ser feito. Pelo menos no Mint 20. A única coisa que fiz foi ir no terminal e instalar o Controlador do PulseAudio (sudo apt-get install pavucontrol). Sem ele, só terás som se ligar o fone no conector e, mesmo assim, terás som no alto-falante e nos fones ao mesmo tempo. Com o PulseAudio instalado, você pode selecionar se quer o alto-faltante e o fone de ouvido. PRONTO. Não precisei fazer mais nada. Tô rodando liso. É outra experiência… Abaixo tem uma imagem do consumo de memória com seis guias do Chrome abertas.
Espero que isto ajude aos manos e manas que não tem tanto domínio a se livrarem daquela lentidão e, finalmente, terem um computador que seja funcional e rápido.
Testei o Lubuntu 20.4 LTS e funciona perfeitamente. O gerencimento de memória fica em torno dos 370 mb, e os videos do youtube rodam em full hd. O funcionamento do driver de rede e som estão 100%.
alguem sabe dizer como faço para utilizar o microSD nele?
Pq eu n consigo instalar os programas no microsd, eles sempre vao para o hd do pc. Existe alguma forma de integrar o espaço do microsd com o do pc?
Alguém comp que resolve o problema do wifi?
Quando roda via Live CD o wifi funciona normalmente, mas depois que instala o wifi simplesmente para de funcionar, até no LiveCD. Esse problema ocorreu no Ubuntu 20 e derivados.
Esse problema não acontece no Fedora, porém ele é muito pesado.
Eu testei vários sistemas e a maioria dava esse problema. Eu pesquisando um pouco vi num site falando sobre signed drivers, acho q era assim, e que o Fedora 32 tinha isso.
Aí deu certo, só q ele era muito pesado. Testei aqui agora com Fedora 32 com XFCE e tá funcionando de boa.
Galera ja estou a um mes tentando instalar nesse positivo com wifi. Qual o driver correto? Ou qual OS da certinho? Ja usei mint, debian com xfce, lite, popOS. Agora tentar o fedora.
Pelo péssimo hardware e acabamento nível “porco” de Positivo e Multilaser, seria obrigatório que eles viessem com Linux pra pelo menos não terminar de explodir as peças que vem dentro deles…
Esse modelo tem variantes não? Qual seria a sua versão?
Não encontrei a descrição não:
Vi que um usuário bolou um script (ou indicou de terceiros) um script que talvez encontre o driver de áudio:
Se for usar, como é um script tenha cuidado.
Aqui tem os drivers para Windows:
Uma alternativa seria a partir deles checar qual os drivers de WiFi e áudio e depois buscar seus equivalentes para Linux no pós-instalação. Como não tenho esse “tablet-notebook” não posso testar.
O problema é que só desmontando pra descobrir. Não vem nada nas especificações. Só sabemos que é mais genérico que aspirina paraguaia graças ao péssimo histórico de ambas as instituições.