Boa tarde a todos, estou tendo esse problema com(muito provavelmente) todos os Linux que instalo no meu PC, antes desse Linux Mint eu estava com a última versão do Debian e essa é a página em que eu tentei concertar ele: Debian 12 Sem Áudio . Infelizmente ainda não possuo informações sobre o defeito aqui no Mint, a menos que as soluções do Debian sejam as mesmas para ele, nesse caso as informações do link acima são até onde eu cheguei.
Você usa Intel?
Sim, Intel Celeron J1800 2,41 GHz.
Dê o comando apt list firmware-sof-signed e me diga se o pacote está instalado ou não.
Parece que sim, essas foram as respostas do terminal:
yllasjofn@Codee:~$ apt list firmware-sof-signed
Listing... Pronto
firmware-sof-signed/jammy-updates,jammy-updates,now 2.0-1ubuntu4.2 all [instalado]
N: There is 1 additional version. Please use the '-a' switch to see it
yllasjofn@Codee:~$ -a
-a: comando não encontrado
yllasjofn@Codee:~$
Mande o resultado do comando
inxi -SMA
Instale o inxi se ele não estiver instalado.
Esse é o resultado:
yllasjofn@Codee:~$ inxi -SMA
System:
Host: Codee Kernel: 5.15.0-88-generic x86_64 bits: 64
Desktop: Cinnamon 5.8.4 Distro: Linux Mint 21.2 Victoria
Machine:
Type: Desktop Mobo: PCWARE model: IPX1800E2 v: 1.2
serial: <superuser required> UEFI: American Megatrends v: 5.6.5
date: 11/14/2018
Audio:
Device-1: Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series High Definition Audio
driver: snd_hda_intel
Sound Server-1: ALSA v: k5.15.0-88-generic running: yes
Sound Server-2: PulseAudio v: 15.99.1 running: yes
Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.48 running: yes
Dê o comando
sudo xed /etc/modprobe.d/alsa-base.conf
No final do arquivo adicione a linha
options snd-hda-intel dmic_detect=0
Salve o arquivo e reinicie o computador.
Infelizmente não estou conseguindo rodar o primeiro comando, durante a instalação do Linux Mint, ele não pediu para eu colocar uma senha sudo, aí quando eu tento rodar o primeiro comando, ele pede uma senha sudo, mas ela sequer existe. Tentei também na primeira tentativa colocar a senha do usuário normal pra ver se funcionava e acabou abrindo uma página com a mensagem: Privilégios Elevados. Resposta do terminal a segunda tentativa:
yllasjofn@Codee:~$ sudo xed /etc/modprobe.d/alsa-base.conf
[sudo] senha para yllasjofn:
Sinto muito, tente novamente.
[sudo] senha para yllasjofn:
** (xed:7534): WARNING **: 13:06:47.737: Set document metadata failed: Não há suporte à definição do atributo metadata::xed-position
Pode adicionar a linha lá, salvar o arquivo e reiniciar o computador.
O problema aí será que não é na sua placa de áudio, não?
Se o problema fosse a placa, o som não funcionava no Windows 10(Meu PC é Dual Boot)
Em canto nenhum. Você forneceu a senha no momento em que abriu o arquivo.
Ué, senha que usei foi minha senha de usuário normal, a criação da senha sudo não foi pedida durante a instalação. Mas acho que entendi, essa é a página que deve aparecer após eu executar o primeiro comando, então agora é só adicionar a linha no final do arquivo(O arquivo sendo a própria página).
O Linux Mint configura seu usuário normal para ter privilégios de root quando você usa o sudo.
Pronto, adicionei a linha no final do arquivo, salvei e reiniciei o PC. Infelizmente o som ainda não está funcionando.
Pode retirar aquela linha do arquivo lá.
Dê o comando alsamixer e mande print do terminal para nós.
Estou começando a desconfiar que trata-se de um bug no driver de áudio. Por que eu estou desconfiando disso? Bem, a Canonical tem algo chamado atualizações em fases, nas quais alguns pacotes, dependendo de sua importância e/ou do nível de alteração que sofreram, têm suas atualizações entregues aos usuários aos poucos. Dessa forma a Canonical consegue rastrear bugs antes que os pacotes sejam entregues a todos os usuários. Acabei de perceber que o pacote firmware-sof-signed está passando pelo processo de atualização em fases.
Um teste que você pode fazer é remover o pacote firmware-sof-signed para ver se com outro driver seu áudio funciona