Linux Mint 21.2 "Victoria" Sem Áudio

Como removo o pacote firmware-sof-signed?

sudo apt remove firmware-sof-signed

Reinicie seu computador.

Pronto, removi o pacote e reiniciei o PC. Infelizmente o som ainda não retornou.

:sob::sob::sob:.

Pode reinstalar o pacote firmware-sof-signed.

Você tem apenas uma placa de som?

Quando eu voltar do trabalho eu reinstalo. Não sei dizer quantas placas de som eu tenho, mas esse é o link de onde comprei meu PC, talvez cê descubra, eu olhei e não achei informando quantas tem: Amazon.com.br

Você pode apertar F6 no alsamixer para selecionar outra placa de som.

Assim que eu voltar do trabalho aperto o F6 para trocar a placa de áudio. Quantas você encontrou?

Só estou sugerindo uma forma para você ver se o seu computador tem outras placas de som.

Ata, então vou descobrir assim que eu chegar em casa. Caso eu não tenha outra placa de som, qual seria a solução?

Realmente há duas placas, uma chamada “padrão” e outra chamada “HDA Intel PCH”, estava na padrão e eu troquei para a segunda opção. Infelizmente o som permanece inativo após a troca.

Quando eu tentei reinstalar o firmware-sof-signed apareceu isso:

Na verdade só há uma placa (o HDA Intel PCH é o padrão). Lembrei que você mandou a saída do inxi, e lá dá para ver que só há uma placa mesmo.

Aperte F5 e veja se a opção auto-mute está desabilitada.

Queria te ajudar a ver um aspecto do sistema de forma mais clara. Talvez você esteja confundindo uma coisa.

Senha root e “senha de sudo” são coisas diferentes.

Eu sei que você estava testando o Debian antes, e no Debian, geralmente você pode configurar uma senha para o usuário root, o root é um usuário diferente do seu usuário normal.

A “senha de sudo” não é uma senha para o sudo exatamente.

“sudo” quer dizer algo como “Super User Do”, como se fosse, “faça como super usuário”. O “super usuário” também é chamado de Root num ambiente Linux.

O sudo é um grupo no sistema operacional, na verdade, qualquer usuário que fizer parte do grupo pode, pode escalar privilégio como se fosse o Root temporariamente usando a própria senha do usuário regular.

No caso do Linux (do Ubuntu e várias outras), ao criar o seu usuário durante a instalação e colocar uma senha para ele (essa que você usa para logar no sistema), você automaticamente está definindo a “senha do sudo” também.

Caso você queira trocar a senha a ser digitada na “hora do sudo”, é só trocar a senha do usuário.

O usuário Root provavelmente nem tem senha numa instalação assim, e está meio que “desativado” por padrão, apesar de poder se utilizar um “sudo su”, como entrar num terminal como root sem digitar a senha nesses casos.

Vai com calma que as coisas vão fazer sentido. Percebo que você ainda se atrapalha em algumas coisas avançadas, como mexer nas configurações do servidor de som, sem ainda ter entendido essas mais básicas.

Vai dar tudo certo, estamos aqui para ajudar. :slight_smile:

Após eu apertar F5 o som continuou inativo, já o visual do alsamixer ficou assim:

Pode parecer boba a minha sugestão, mas como ninguém fez ainda, vamos registrar isso também para ajudar na solução.

Placas de som Intel assim tem suporte pleno no Linux, não funcionar é bizarro. Por isso pergunto, você já foi até as configurações do sistema e tentou trocar a saída de áudio?

Como aparece a sessão de som para você?

Eu não tenho o Linux Mint instalado aqui para tirar um screenshot dele, mas é parecido com isso aqui. Se o dispositivo de saída errado estiver selecionado, não vai sair som mesmo.

Pergunto isso porque pelos screenshots a placa de som claramente está sendo reconhecida, se não o ícone de alto-falante não apareceria (o ícone de música no caso do cinnamon também)

Pode até ser uma questão de volume.

Sim, o Melk me avisou que diferente do Debian, no Mint a senha sudo é a mesma senha que a do usuário.

Imagino que o seu “Dispositivo de Saída” seja o equivalente ao “Perfil de Saída” do Mint, como o senhor pode ver na foto, só há uma opção. Dessa vez tive que bater a foto pelo celular porquê do nada o Mint não tá mais batendo print, simplesmente nada acontece após eu pressionar o botão. Edit: Tem também essa outra foto mais distante, mas por ser pelo celular, ela tá mais borrada, ao ponto de não ser perceptível que o botão está sendo clicado em cima.

O print não parou de funcionar, ele só não bate a print quando o botão da “Saída Estéreo Analógico” tá pressionado, mas com a foto tirada pelo celular, da pra ver que só a uma opção mesmo. Qual seria uma outra possível solução?

No caso, o dispositivo de saída seria ali os “fones” ou o “line out”

Se você não está tentando ouvir por fones de ouvido, selecione o “line out”, que deve ser os alto-falantes do computador.

Ao clicar em “Teste de som” você deve ser capaz de perceber se o som está saindo.

Trocar os perfis pode ser válido também, caso queira verificar se alguma configuração diferente te traz um resultado melhor.

O fato desses elementos estarem presentes na interface, significa que o driver de som foi reconhecido e deve estar funcionando.

Essa é a solução, parece que o Mint tá reconhecendo os fones de ouvido como caixas de som, aí eu tenho que escolher o Line Out para que o som funcione. Muito obrigado.